Brasileiro da Série C vai ter turno único e motiva os 20 times participantes. Cinco jogos abrem a competição neste sábado. Confira tudo aqui !

Ao contrário da divisão por dois grupos regionais, os 20 participantes vão se enfrentar em turno único. Os oito primeiros vão à segunda fase,

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 08/04/2022

erik ypiranga e1649464682282
Ypiranga foi vice-campeão gaúcho

Campinas, SP, 8 (AFI) – Com um formato diferente em relação aos últimos anos, começa neste sábado o Campeonato Brasileiro da Série C, que vai ter 216 jogos e vai terminar em outubro. A primeira rodada vai ter cinco jogos no sábado, três domingo e outro na segunda-feira.

Ao contrário da divisão por dois grupos regionais, os 20 participantes vão se enfrentar em turno único. Os oito primeiros colocados vão chegar à segunda fase, quando serão divididos em dois grupos de quatro. Serão mais seis jogos – turno e returno – e os dois melhores de cada grupo vão garantir o acesso para a Série B em 2023. Os líderes, depois, decidem o título.


DEMOCRÁTICA E COM ASTROS
Apesar da mudança, a competição continua bem democrática com nove clubes do Nordeste, quatro do Sul e mais três de Norte e Sudeste, com apenas um representante da região Centro-Oeste. Destaque também para alguns ex-craques já em fim de carreira e que viraram atrações na Série C.

O Figueirense, por exemplo, conta com o goleiro Wilson, de 38 anos, campeão da Série B ano passado com o Coritiba. A atração no Vitória é o meia Jadson, ex-Corinthians, também com 38 anos e que ano passado esteve no Coritiba.


BOM CONFRONTO
A competição começa sábado cedo, às 11h, com o Ypiranga, vice-campeão gaúcho, recebendo em Erechim (RS) o Aparecidense-GO, destaque do interior goiano e vindo da Série D como campeão. Tem no elenco jogadores experientes como o meia Felipe Menezes e o zagueiro Wesley Matos.

Às 15 horas, em Horizonte (CE), o Atlético-CE recebe o Campinense. O time cearense está em crise após a saída de Ari, jogador que atuava na Rússia e bancava o futebol. Sem recursos, foi rebaixado à segunda divisão cearense e entra na disputa para sobreviver. O Campinense é vice-campeão da Série D e volta à Série C depois de 11 anos. No momento está classificado para as semifinais do Campeonato Paraibano.

jadson 1 e1649465055486
Jadson é do Leão. (Foto: Reprodução)

DUELO NO BAENÃO
O duelo mais esperado acontecerá a partir das 17h  em Belém (BA), no estádio Baenão. É o duelo entre dois times rebaixados da Série B: Remo e Vitória. O time paraense acaba de ser campeão paraense em cima do rival Paysandu, enquanto o time baiano tenta se reorganizar após nem chegar às semifinais do Campeonato Baiano, terminando em quinto lugar. A aposta do Vitória é a experiência do técnico Geninho, de 73 anos.

Às 18 horas, o Botafogo-PB recebe o São José-RS, pelo terceiro ano na Série C, enquanto às 19 horas, o Volta Redonda, único time fluminense, vai enfrentar o Figueirense, rebaixado ano passado da Série B e que passou por ampla reestruturação.

CONFIRA OS JOGOS DA 1.ª RODADA:

Confira também: