SÉRIE C: Quatro jogos abrem a competição neste sábado; Confira resumo

Com times conhecidos e apenas dois paulistas (São Bernardo e Ferroviária), a atual edição da terceira divisão nacional promete ser disputada

A Série C do Campeonato Brasileiro, enfim, terá seu pontapé inicial neste sábado (20), com quatro jogos, sem a presença de paulistas

Serie C comeca neste sabado com quatro jogos
Foto: Leo Piva / CBF

Campinas, SP, 19 (AFI) – A Série C do Campeonato Brasileiro, enfim, terá seu pontapé inicial. Neste sábado (20), quatro jogos abrem a primeira rodada da competição nacional, composta por 20 clubes, que brigam por apenas quatro vagas na Série B de 2025. A rodada de abertura se encerrará apenas na quarta-feira (24).

Com times conhecidos e apenas dois paulistas (São Bernardo e Ferroviária), a atual edição da terceira divisão nacional promete ser disputada. Entre os participantes, apenas o Confiança-SE se sagrou campeão estadual em 2024.

Athletic-MG, Caxias-RS, Ferroviária e Ferroviário-CE chegam depois de conquistarem o acesso. ABC-RN, Londrina-PR, Sampaio Corrêa-MA e Tombense-MG chegam após rebaixamento, enquanto seguem na divisão Aparecidense-GO, Botafogo-PB, Confiança-SE, CSA-AL, Figueirense-SC, Floresta-CE, Náutico-PE, Remo-PA, São Bernardo-SP, São José-RS, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

ABERTURA

A Série C 2024 terá suas primeiras emoções a partir das 17h deste sábado (20), com dois jogos. No Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos (MG), o Tombense estreia na competição nacional após ser rebaixada na Série B de 2023, diante do São José-RS. A equipe gaúcha chegou à segunda fase na temporada passada, mas ficou a um ponto do Operário-PR, que conquistou o acesso.

No mesmo horário, no Baenão, em Belém (PA), o Remo, eliminado na primeira fase na Série C 2023, busca iniciar a briga pelo acesso com o pé direito diante do Volta Redonda, que ficou apenas a um ponto de conquistar o acesso à Série B no ano passado.

Pouco mais tarde, às 19h30, mais dois jogos fecham os jogos do dia. No Centenário, o Caxias também estreia após o acesso na última temporada, diante de mais um clube que subiu da Série D, quando encara o Athletic-MG. Na competição, ambos os times caíram na semifinal.

Já no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS), o Ypiranga estreia em casa diante do CSA, em um duelo de duas equipes que permaneceram na Série C na última temporada. Ambos foram eliminados na primeira fase, quando o time alagoano terminou em 12º lugar, com 24 pontos, contra 23 dos gaúchos, que ficaram logo atrás, na 13ª colocação.

REGULAMENTO

Na Série C, a primeira fase é disputada no sistema de pontos corridos, com turno único, onde todos os participantes se enfrentam. Nesta fase, os oito primeiros colocados avançam à segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados à Série D.

Já na segunda fase, as equipes são divididas em dois grupos de quatro participantes, onde os jogos são disputados dentro de cada chave, em dois turnos. Ao final da segunda fase, os dois primeiros colocados de cada grupo conquistam o acesso à Série B, enquanto os primeiros colocados fazem a final, disputada em sistema de ida e volta, onde um empate no placar agregado após o segundo jogo resulta em pênaltis.

PÓS-JOGO
unnamed file 1091
Tombense-MG
1 0
unnamed file 98
São José-RS
PÓS-JOGO
unnamed file 128
Caxias-RS
0 4
unnamed file 28
Athletic-MG
PÓS-JOGO
ypiranga
Ypiranga-RS
3 1
CSA removebg preview
CSA-AL
PÓS-JOGO
unnamed file 71
Figueirense-SC
2 1
FAC1
Ferroviário-CE
PÓS-JOGO
unnamed file 110
Náutico-PE
1 1
unnamed file 50
São Bernardo
PÓS-JOGO
unnamed file 1359
Floresta-CE
1 2
unnamed file 301
Botafogo-PB
PÓS-JOGO
unnamed file 45
Ferroviária
1 1
unnamed file 453
ABC-RN
PÓS-JOGO
unnamed file 212
Confiança-SE
1 1
unnamed file 409
Londrina-PR
PÓS-JOGO
unnamed file 596
Aparecidense-GO
2 0
unnamed file 115
Sampaio Corrêa
PÓS-JOGO
unnamed file 567
Remo-PA
1 2
unnamed file 179
Volta Redonda-RJ

Confira também: