Há 26 anos, Marília amargou primeiro rebaixamento ao Paulista A3

Em 2001, subiu para à Série A2 e em 2002 conquistou o título da competição e seu retorno à elite do futebol paulista

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 15 (AFI) - Há exatos 26 anos, domingo do dia 15 de maio de 1994, aconteceu a 30ª e ultima rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual e naquela oportunidade, o glorioso Marília entraria em campo ainda com esperança de evitar sua queda à Terceirona.

Para conquistar seu objetivo, o time maqueano teria que vencer o São José no estádio Abreuzão, em Marilia, alem de torcer por tropeços do Olímpia, Catanduva e do Paraguaçuense, concorrentes direto na luta contra degola.

O MAC fez sua parte vencendo o time joseense por 2 a 1, em casa, porem outros resultados não o ajudaram. O Olímpia arrancou um suado empate, fora de casa, sem gols diante do Comercial, no Palma Travassos, em Ribeirão Preto e o Catanduva empatou, fora de casa, com o Juventus por 1 a 1, na Rua Javari, em São Paulo. Já o Paraguaçuense, que só a vitória o interessava, recebeu e venceu o Botafogo por 1 a 0, no estádio Carlos Affini, na cidade de Paraguaçu Paulista, resultado muito comemorado por sua torcida ao final da partida.

Há 26 anos atrás, Marília amargou seu primeiro rebaixamento à Paulista A3
Há 26 anos atrás, Marília amargou seu primeiro rebaixamento à Paulista A3

Assim, com os resultados da rodada, o Marília, Olímpia, Catanduva e o Paraguaçuense terminaram a competição com os mesmos 27 pontos conquistados ao longo de 30 rodadas, mas devidos os critérios de desempate, o MAC ficou com a 14ª e antepenúltima posição e foi rebaixado à Série A3, junto com o São Caetano (24 pontos) e o lanterna Noroeste (23 pontos).

Com a queda a terceira divisão, o MAC que em 1993 havia disputado o Paulistão, mergulharia numa crise profunda, sendo novamente rebaixado em 1995, desta vez para a Série B1-A do estadual, a quarta divisão. O Tigre conseguiu se reerguer em 2000, quando conquistou acesso à Série A3, com vice-campeão da B1. Em 2001, subiu para à Série A2 e em 2002 conquistou o título da competição e seu retorno à elite do futebol paulista.

CENÁRIO 2020
Atualmente, a equipe de Marília disputa o Campeonato Paulista da Série A3, que assim, como as demais competições de futebol profissional do país, se encontra paralisada devido à pandemia da Covid-19.

O MAC é o penúltimo colocado, com 11 pontos ganhos em 11 rodadas, um atrás do Primavera, primeiro fora da zona de rebaixamento. O Tigre maqueano tem três pontos a mais que o lanterna Paulista de Jundiaí, que soma apenas sete pontos.