Sindicato paulista oferece atendimento social para atletas durante a quarentena

Atendimento é feito pela assistente social da entidade, Silvana Trevisan

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 08 (AFI) - O Sindicato de Atletas de São Paulo irá oferecer atendimento social para atletas durante a quarentena. O objetivo é identificar possíveis problemas sociais e comportamentais dos jogadores. O serviço social do Sindicato paulista quer saber como a categoria está nesse período de isolamento social. O atendimento é feito pela assistente social da entidade, Silvana Trevisan.

Na primeira parte da ação, o sindicato elaborou um questionário (link abaixo) para ter contato direto com a realidade dos atletas durante este período de quarentena, e assim, mapear as demandas.
https://sindicatodeatletas.com.br/projetos/social....

De acordo com a necessidade de cada atleta, um tipo de atendimento será realizado. O questionário aborda desde convivência familiar, social e comunitária e quais os fatores de riscos e proteção que o atleta enfrenta neste período.

Como estão os atletas e ex-atletas na quarentena?
Como estão os atletas e ex-atletas na quarentena?
IMPORTÂNCIA!

“É muito rápido e ajudará a mapear a situação dessa enorme camada de trabalhadores que vive do esporte”, afirma a assistente social Silvana Trevisan.

“Diante deste contexto de pandemia queremos identificar os problemas sociais e comportamentais que podem apresentar durante este período tão crucial que atinge todas as classes trabalhadoras”, completa.

A entidade quer saber, por exemplo, quais são os recursos sociais de saúde que atendem os casos de COVID -19 próximo da residência do atleta. Quantas refeições fazem durante o dia e se têm kit de prevenção (álcool gel, sabão, máscara e luva) recomendado pela OMS e Ministério da Saúde para ajudar a combater a COVID -19.

BOAS PERGUNTAS!
O questionário também aborda o nível de resistência comportamental neste período: como estão as relações sociais familiares e se sentem angústia e tristeza por estarem longe das atividades rotineiras. Os casos apresentados serão encaminhados pelo psicólogo do Sindicato de Atletas SP para ajudá-los a enfrentar essa situação sem causar tantos prejuízos à saúde mental.

Para mais informações: https://sindicatodeatletas.com.br/noticias/expres...

O Sindicato de Atletas intervirá de acordo com as necessidades apresentadas, mas o foco é orientá-los para que saibam seus direitos e busquem os recursos com autonomia e segurança.
Sobre: Silvana Trevisan

PIONEIRA!
Graduada em Serviço Social Pela FAPSS (Faculdade Paulista de Serviço) e Pós-graduada em Saúde do Trabalhador pela FUABC (Faculdade de Medicina do ABC);
Assistente Social do Sindicato de Atletas SP;
Implantou Serviço Social: Juventus, Corinthians e São Paulo SFC;
Assessoria e consultoria social para os clubes do Futebol.