Palmeiras vence com ajuda do arbitragem e abre vantagem sobre o Flamengo

Esse foi o resultado do jogo marcado por arbitragem confusa e cheia de erros, em especial a favor do Verdão

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Palmeiras 2 x Figueirense 1, em Florianópolis. Esse o resultado do jogo de domingo à tarde que foi marcado por arbitragem confusa e cheia de erros, em especial a favor do Verdão. O primeiro gol verde, por exemplo, foi marcado por Jean em cobrança de pênalti inexistente. Depois disso, houve pênalti claro a favor do time da casa que o árbitro não deu.

Fica evidente, portanto, que houve uma ajuda considerável do árbitro para que o Palmeiras vencesse. O Figueirense, que está seriamente ameaçado pelo rebaixamento, perdeu por sua vez três pontos em casa que podem significar sua queda para a série B em 2017.

Palmeiras contou com ajuda do
Palmeiras contou com ajuda do "Apito Amigo" e abriu vantagem na liderança
Independente disso no entanto, como o Palmeiras não tem nada com isso (ou tem????), ele somou mais três pontos ao seu ativo e, como o Flamengo perdeu para o Inter, em Porto Alegre, por 2 a 1, sua distância para o vice-líder passou a ser de quatro pontos.

O jogo de Florianópolis foi bem interessante. Bem disputado, corrido, brigado. O Palmeiras teve bons e maus momentos assim como o Figueirense. No final, a vitória acabou sendo do Palmeiras, que aproveitou bem a rodada para ficar mais tranquilo na liderança do campeonato e para definir-se como o grande favorito ao título da temporada.

Alias, li durante a semana que passou, muitos textos que previam a queda técnica do Verdão e a ascensão de Flamengo e Atlético Mineiro. Não foi o que aconteceu. O Palmeiras venceu e seus adversários perderam.

Prova de que no futebol não há lugar para adivinhos. É preciso fazer análises sérias, equilibradas e sem partidarismo.

E, ainda assim, a possibilidade de erro sempre vai existir.

C * U * R * T * A * S

* MELHOR jogador do Palmeiras foi Jean. Além de bom marcador ele também é artilheiro. Foi autor dos dois gols da partida (um de pênalti e outro com bola correndo). Egídio foi outro destaque. Apoiou muito pela lateral esquerda. Bom o trabalho de Moisés e de Gabriel Jesus. Este, por sinal, foi quem sofreu o "pênalti" inventado pelo juiz.

* E AGORA, como é que ficam Cuca, Paulo Nobre e toda a curriola que dirige o futebol do Palmeiras? No meio de semana reclamaram muito do juiz que anulou um gol do Fluminense diante do Flamengo e que, se confirmado, levaria o Mengão a perder dois pontos naquele clássico. Neste domingo o juiz ajudou o Verdão. Como é que fica?

* ISSO vem de encontro ao que eu disse sobre o lance. O juiz errou em voltar atrás, mas fez justiça ao Flamengo já que houve mesmo impedimento de Cícero. No jogo de Florianópolis o pênalti que deu o primeiro gol ao Palmeiras não existiu. E houve um pênalti claro a favor do Figueirense não marcado. Será que a CBF compensou???

Corinthians venceu o lanterna América Mineiro
Corinthians venceu o lanterna América Mineiro
* O CORINTHIANS venceu o América MG por 2 a 0 no Itaquerão. Uma vitória muito fácil já que o adversário do Timão é muito fraco tecnicamente. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo através Romero, aos 17, minutos e Rodriguinho aos 39 do primeiro tempo. Foi a estreia de Oswaldo de Oliveira na direção do time da fiel.

* O JOGO não foi brilhante. Mas não faltou muita aplicação aos jogadores. Como o Corinthians era muito superior tecnicamente, foi dele a maior parte do domínio de bola nos dois tempos da partida. O América provou que é fraco na defesa, no meio de campo e no ataque. Vai cair para a segundona por falta total de competência.

* ENTRE os jogadores que participaram do jogo pelo Corinthians, destaque para Fagner, lateral direito que marcou e apoiou com desenvoltura. Rodriguinho e Romero também se destacaram. Não só pelos gols que fizeram, mas por participarem das melhores jogadas do Corinthians. Guilherme foi outro grande destaque desse jogo.

* QUANTO ao técnico Oswaldo de Oliveira que fez sua estreia, nada a comentar. O time jogou como vinha fazendo. Não houve alterações radicais do treinador. Além disso a vitória foi construida muito mais pela falta de qualidade do América do que pelo esquema tático imposto pelo técnico. Ele praticamente não estreou ainda no Timão.

Santos e Grêmio fizeram um jogo trucando
Santos e Grêmio fizeram um jogo trucando
* O SANTOS não foi capaz de superar o Grêmio mesmo na Vila Belmiro. Fez um gol através Noguera aos vinte e um minutos, mas não soube se impor como costuma fazer. A verdade é que o Grêmio fez por merecer o empate porque jogou tanto quanto o Santos. Um resultado mais do que justo que deu um ponto a cada um dos clubes.

* NA EQUIPE da casa destaque para o goleiro Vanderlei, uma das grandes figuras do time nessa temporada. Renato também jogou demais. Outro que brilhou foi Thiago Maia, em grande fase. Em compensação Ricardo Oliveira lutou muito mais fez pouco. Faltou inspiração. Copete lutou, mas não foi feliz nos arremates ao gol do Grêmio.

* RESULTADOS do final de semana pelo Brasileirão 2016, série A. Botafogo 3 x Atlético MG 2. Cruzeiro 0 x Chapecoense 0. Inter 2 x Flamengo 1. Atlético PR 2 x Coritiba 0. Ponte Preta 3 x Santa Cruz 0 (ótimo resultado para a Macaca que jogou em casa). Sport 1x Vitória 0. O grande líder do campeonato é o Palmeiras com 64 pontos.

* O FLAMENGO está com 60. O Atlético-MG com 56. O Santos com 54. O Botafogo com 50 e o Atlético PR com 48. O Corinthians também chegou aos 48 pontos. Na zona de rebaixamento estão Sport com 34 pontos, Figueirense com 32, Santa Cruz com 23 e América MG com 21. Esses dois últimos estão praticamente rebaixados.

Fred marcou seu 12.º gol, mas não evitou derrota do Galo
Fred marcou seu 12.º gol, mas não evitou derrota do Galo
* A RODADA vai ser encerrada hoje a noite. O Fluminense recebe o São Paulo. Tricolor carioca está em boa situação e entra em campo como favorito. Tricolor paulistano está seriamente ameaçado e precisa ganhar o jogo de qualquer forma. O Flu tem 13 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. Marcou 37 gols e sofreu 32 até esse momento.

* O SÃO PAULO tem apenas nove vitórias. Empatou nove vezes e perdeu doze, em trinta jogos disputados. O ataque tricolor é um dos mais fracos do campeonato. Só marcou 28 gols. sofreu 30. Tem portanto um saldo negativo de 2 gols, o que demonstra toda a fragilidade de seu time nesta competição. Se bobear, será rebaixado.

* FIZEMOS um levantamento dos jogos finais do São Paulo nesse campeonato. Serão sete jogos. Três fora e dois dentro de casa. Serão vinte e um pontos em disputa. Jogos fora - América MG, Chapecoense e Atlético MG. Jogos dentro de casa - Ponte Preta, Corinthians, Grêmio e Santa Cruz. Fácil só contra o Tricolor pernambucano.

* A SÉRIE A do Campeonato Brasileiro tem sequência a partir da próxima quarta-feira quando no Recife jogam Santa Cruz e Botafogo. Depois a competição segue com São Paulo e Ponte Preta, no Morumbi, no sábado. E, finalmente, no domingo, mais sete jogos. A rodada que é a de número 33, termina na segunda feira à noite em BH.

Chapecoense amarrou o Cruzeiro e segurou o empate em Minas
Chapecoense amarrou o Cruzeiro e segurou o empate em Minas
* NO DOMINGO jogam Vitória x Cruzeiro, Flamengo x Corinthians, Palmeiras x Sport, Grêmio x Internacional, Coritiba x Fluminense, Atlético MG x Figueirense e Chapecoense x Santos. O jogo de segunda será disputado entre América MG e Atlético PR, com favoritismo para o clube paranaense que ainda sonha com o G6.

* O VASCO perdeu mais uma na Série B. E perdeu em casa. para o CRB que o venceu por 2 a 1. Outros resultados da rodada: Braga 2 x Criciúma 0 , Sampaio Correa 1 x Oeste 1, Atlético GO 2 x Paysandu 1, Bahia 1 x Brasil 0, Goiás 1 x Vila Nova 2, Avaí 1 x Tupi 0, Joinville 1 x Paraná 0, Náutico 1 x Ceará 0 e Londrina 1 x Luverdense 1.

* PRÓXIMOS jogos da Série B do Brasileirão 2016. Nesta terça feira, Vila Nova x Avaí e Brasil x Londrina. Na sexta feira, Luverdense x Náutico e Ceará x Bragantino. E no sábado, Oeste x Bahia, Paraná x Vasco da Gama, Tupi x Sampaio Correa, Paysandu x Goiás, Criciúma x Atlético GO e CRB x Joinville. É a 32ª rodada do campeonato.

Atlético-GO ganhou mais uma vez em Goiânia
Atlético-GO ganhou mais uma vez em Goiânia
* VEJAM como está o G4 da segundona. Em primeiro o Atlético GO que deixou o Vasco para trás. O Vasco ficou com 54. o Náutico e o Avaí estão com 51. Diante disso, o Vasco pode até não subir esse ano se continuar a perder. No Z4 estão Bragantino com 30 pontos ganhos. Joinville com 29. Tupi e Sampaio Correa com 51 pontos cada.

* COM MAIORIA contra, Oswaldo de Oliveira já começou seu trabalho que visa ainda levar o clube a disputa da Copa Libertadores do ano que vem. A contratação foi bancada pelo presidente corintiano Roberto Andrade que contrariou boa parte de sua diretoria e as uniformizadas do clube para concretizar mais essa contratação.

* POR FALAR em técnico, o Antonio Carlos do Juventude, ainda sonha em voltar ao Palmeiras num futuro e dar sequência ao trabalho que começou anos atrás quando dirigiu o futebol do clube em seu inicio da carreira de treinador. Pode até sonhar, Antonio Carlos, mas a chance de você voltar a dirigir o Palmeiras é zero. Pode desistir.

* A FEDERAÇÃO russa de futebol fez uma consulta à CBF. Ela quer que a Seleção Brasileira vá jogar em Moscou ainda neste ano, tendo como palco o estádio da final da Copa de 2018 que já está pronto. Problema são datas. Não existem muitas disponíveis. Ainda assim, a Rússia vai insistir mesmo que o jogo seja no próximo ano.

* PERMITAM-ME falar alguma coisa sobre o gol confirmado e depois anulado no jogo Flamengo e Fluminense. A anulação demorou mas aconteceu. Melhor e emenda do que o soneto. Foi mais justo, em termos de futebol. Não houve "roubo" ou determinação do árbitro em "ajudar o Flamengo". Não concordo que houve maracutaia do juiz.

* ALIAS, acusar é fácil, problema é provar. Dizem que Ricci foi avisado pelo quarto árbitro de que a "tv mostrou que houve irregularidade no lance". Não vão provar essa versão nunca. Assim, foi melhor que o gol fosse anulado (já que o impedimento ocorreu de verdade), do que confirmar o gol e tirar dois pontos do Fla de forma errada.

* COPA do Brasil terá sequência neste meio de semana com quatro jogos. O Juventude recebe o Atlético MG em seu estádio. O Internacional enfrenta o Santos em Porto Alegre. O Palmeiras encara o Grêmio na Allianz Arena e o Cruzeiro pega o Corinthians em BH. Em tese, Atlético MG, Santos, Palmeiras e Cruzeiro devem se classificar.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos