CBF aciona Conmebol e quer campeões de Copa Verde e Copa do Nordeste na 'Sula'

Se o pedido foi acatado, o Brasileirão dará apenas quatro vagas na Sul-Americana 2017

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 18 (AFI) - A Conmebol surpreendeu todo mundo ao mudar o formato da Copa Libertadores da América. Com isso, o Brasileirão se transformou em G6 e ganhou ainda mais forças com a reestruturação da Sul-Americana. A entidade queria que as vagas da 'Sula' saíssem apenas do torneio nacional, decisão que jogou um balde de água fria em Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, da Copa Verde, que teriam suas respectivas vagas garantidas em 2017.

Com a mudança, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi pressionada pelos clubes campeões dos torneios paralelos aos estaduais e acionou a Conmebol pedindo que duas vagas brasileiras na Sul-Americana fossem atribuídas para Santa Cruz e Paysandu, pois conquistaram esse direito no campo.

Santa Cruz é o atual campeão da Copa do Nordeste
Santa Cruz é o atual campeão da Copa do Nordeste
Até o momento, a entidade máxima do futebol brasileira não recebeu o aval da Conmebol e, consequentemente, ainda não deu seu parecer para os clubes envolvidos. A decisão deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro.

Se o pedido da CBF foi acatado, o Brasileirão terá apenas quatro vagas para a Sul-Americana. Ou seja, do sétimo colocado até o décimo. Hoje, terça-feira, estariam dentro da competição, com esse formato: Corinthians, Grêmio, Fluminense e Ponte Preta. Se negado, Chapecoense e São Paulo entrariam na brincadeira.