BRASILEIRÃO: Santos e Fla vacilam e Palmeiras fica a um passo de ser campeão

Assim como o Verdão, Ponte Preta, Grêmio, Atlético-PR e Vitória fizeram a lição de casa e também venceram

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 20 (AFI) – O nono título brasileiro parece ser apenas questão de tempo para o Palmeiras. O time de Cuca sofreu, mas superou o Botafogo, por 1 a 0, neste domingo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. De quebra, contou com os tropeços dos principais concorrentes. O Santos cedeu o empate para o Cruzeiro e precisa de um milagre para ser campeão. O Flamengo esbarrou no Coritiba e está fora da briga. Assim como o Verdão, Ponte Preta, Grêmio, Atlético-PR, Vitória e Chapecoense fizeram a lição de casa e também venceram.

O Campeonato Brasileiro - BRASILEIRÃO - é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO, como também pelo aplicativo - App Placar FI - tanto no Google Play como App Store.

CONFIRA COMENTÁRIOS, FICHAS E DETALHES DE TODOS OS JOGOS !

O Palmeiras colocou uma mão no título do Campeonato Brasileiro. O time paulista ficou a um passo de ser campeão depois de derrotar o Botafogo pelo placar de 1 a 0, na Arena Palestra, O único gol do duelo foi marcado pelo atacante Dudu, de cabeça, aos 17 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Verdão abre seis pontos para o Santos e segue na liderança isolada, com 74. O Botafogo, por sua vez, que não vence há quatro rodadas, fica na sexta posição, com 55, sendo ultrapassado pelo Atlético-PR, que passou pelo Sport por 2 a 0.

Gabriel Jesus comemora gol do Palmeiras com Roger Guedes - Foto: César Grecco/ Ag. Palmeiras
Gabriel Jesus comemora gol do Palmeiras com Roger Guedes

APITO AMIGO?
Um gol irregular nos últimos minutos pode ter custado o título brasileiro ao Santos. Mesmo com um a mais no final - o meia Arracaeta foi expulso aos 35 minutos -, o Peixe cedeu o empate para o Cruzeiro, por 2 a 2, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro. No gol de empate anotado pela Raposa, o zagueiro Manoel estava impedido. O meia Arrascaeta abriu o placar para os mineiros, enquanto Ricardo Oliveira empatou e virou para os visitantes.

Agora, o time santista precisará de um milagre para ser campeão. Terá de vencer nas últimas rodadas o Flamengo, fora, e o América-MG, em casa. Além disso, precisaria torcer por derrotas dos palmeirenses para a Chapecoense, em São Paulo, e Vitória, em Salvador. Em compensação, o Cruzeiro fica mais distante da briga por Libertadores. Afinal, possui apenas 48 pontos em posição intermediária. Tem sete pontos a menos que o Botafogo, hoje o sexto colocado.

FEDEU DE VEZ!
Sabe aquele 'cheirinho' de título que a torcida do Flamengo tanto sonhava? Chegou ao fim neste domingo no empate diante do Coritiba pelo placar de 2 a 2, em pleno Maracanã. Curiosamente, o gol que definiu o resultado foi marcado por Kléber Gladiador, que já teve status de ídolo dentro do Palestra Itália. Gabriel e Diego marcaram os gols rubro-negros, enquanto Amaral anotou o outro tento alviverde.

Com o resultado, o Flamengo foca nas rodadas finais apenas em se garantir nas três primeiras posições, que lhe garante uma vaga na Fase de Grupos da Libertadores. O Mengão é o terceiro, com 67 pontos, cinco na frente do Atlético-MG. O Coritiba, por sua vez, praticamente dá adeus para as chances de rebaixamento. O Coxa se garante na 14ª colocação, com 46 pontos, sete do Internacional, que ainda entrará em campo na rodada, diante do Corinthians.

DÁ PARA SONHAR!
A Ponte Preta encerrou a sequência de quatro jogos sem vitórias ao bater o Fluminense, por 1 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O gol marcado por Wendel no fim do primeiro tempo mantém o time campineiro com chances de classificação para a Copa Libertadores de 2017.

Livre de qualquer risco de rebaixamento, a Macaca chega aos 49 pontos e está na zona intermediária, ainda sonhando com uma vaga no G6. A diferença para o Botafogo, sexto colocado, é de seis pontos. Com a mesma pontuação, o Fluminense vê o jejum de vitórias aumentar para oito partidas.

SÓ DECEPÇÃO
Com uma campanha decepcionante, o São Paulo perdeu mais uma partida, desta vez para a Chapecoense, fora de casa, por 2 a 0, na Arena Condá, em Chapecó, justamente em um momento que a diretoria avalia o grupo para a próxima temporada. E os dirigentes terão trabalho para mudar a imagem de alguns atletas para a torcida.

Com o resultado, o São Paulo estacionou nos 46 pontos e ocupa a 13ª posição, ainda com chances remotas de rebaixamento. Enquanto isso, a Chapecoense foi aos 52 pontos, assumiu a oitava colocação e ficou a três do G6 (a zona de classificação para a Libertadores), hoje fechado pelo Botafogo.

FICA LEÃO, NA 1ª DIVISÃO!
Com uma grande festa de sua torcida, antes, durante e depois do jogo, o Vitória não deu chances para o azar. Com muita disposição e garra, ao estilo guerreiro do técnico Argel Fucks, goleou o Figueirense, por 4 a 0, no Barradão, em Salvador (BA). Willian Farias, Zé Love, Kieza e Marinho anotaram os gols rubro-negros.

Com 42 pontos, o time baiano continua fora da zona do rebaixamento, no 16.º lugar, três na frente do Internacional, que na segunda-feira à noite pega o Corinthians, no Itaquerão. Mas não há remédio mais para o time catarinense, que fica com 34 pontos e está rebaixado para a Série B em 2017. Ocupa a 18.ª posição e mesmo se vencer nas últimas duas rodadas só pode chegar aos 40 pontos.

Vitória mandou Figueirense para a Série B de 2017 e deu passo importante para escapar
Vitória mandou Figueirense para a Série B de 2017 e deu passo importante para escapar

RESERVAS DE LUXO!
Focado em encerrar a temporada 2017 com um título, o Grêmio optou por poupar seus titulares para a primeira partida da final da Copa do Brasil que, acontece na próxima quarta-feira. A escolha de Renato Gaúcho foi respaldada, após uma vitória expressiva, por 3 a 0, sobre o já rebaixado América-MG, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Além da boa vitória em casa, o Grêmio ocupa a sétima colocação, com 53 pontos, dois a menos apenas que o sexto colocado Botafogo. O máximo que pode acontecer, é o Imortal voltar para a oitava colocação, caso o Corinthians vença o Internacional nesta segunda. Contudo, o Grêmio segue firme na briga pelo G6, já o América-MG permanece na última posição, com irrisórios 27 pontos.

CAIU NA BAIXADA…
O Atlético-PR, mais uma vez, mostrou sua força na Arena da Baixada. O Furacão chegou à 15ª vitória em 18 jogos em casa – ainda empatou duas vezes e perdeu em apenas uma oportunidade -, após bater o Sport, por 2 a 0, em Curitiba. André Lima e Thiago Heleno, de pênalti, anotaram os gols paranaenses.

Com esta importante vitória, o Rubro-negro da Baixada dá mais um importante passo na briga por vaga à Libertadores. Agora, o time soma 55 pontos e assume a quinta posição. Deixa o sexto colocado Botafogo para trás no número de vitórias: 17 a 16. O Leão da Ilha, por sua vez, estaciona nos 43 pontos, na 15ª posição, e pode ver o Inter, primeiro na degola, diminuir a distância para apenas um ponto.

André Lima e Thiago Heleno marcaram os dois gols do Atlético-PR - Foto: Marco Oliveira/Site Oficial
André Lima e Thiago Heleno marcaram os dois gols do Atlético-PR

DEU JOGO!
De um lado, um Santa Cruz já rebaixado. Do outro, um Atlético-MG cheio de reservas e focado na decisão da Copa do Brasil. Apesar de tudo jogar contra, os dois times fizeram uma partida empolgante e empataram, por 3 a 3, em um estádio do Arruda vazio, com pouco mais de 3 mil torcedores.

O empate muda pouca coisa na situação do Tricolor, que está rebaixado e apenas cumpre tabela. O time pernambucano é o penúltimo colocado, com 28 pontos. Depois de sair da briga pelo título, o Galo praticamente abandonou o Brasileiro. O problema é que se não levar a Copa do Brasil, tem grandes chances de ser obrigado a jogar as fases preliminares da Libertadores. Afinal, tem 62 pontos, no quarto lugar, contra 67 do terceiro Flamengo.

Confira os resultados da 36ª rodada
Vitória-BA
4
x
0
Figueirense-SC
Palmeiras
1
x
0
Botafogo-RJ
Cruzeiro-MG
2
x
2
Santos
Grêmio-RS
3
x
0
América-MG
Atlético-PR
2
x
0
Sport-PE
Ponte Preta
1
x
0
Fluminense-RJ
Flamengo-RJ
2
x
2
Coritiba-PR
Chapecoense-SC
2
x
0
São Paulo
Santa Cruz-PE
3
x
3
Atlético-MG
Próximos Jogos
Corinthians x Internacional-RS
21/11/2016 20:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!