América-MG assina contrato e oficializa parceria com Guarani-MG

Coelho vai ceder jovens atletas à tradicional clube do centro-oeste mineiro que irá disputar o Campeonato Mineiro do Módulo II

por Agência Futebol Interior

Belo Horizonte, MG, 23 - O América-MG oficializou na tarde desta terça-feira (22/11), em entrevista coletiva no CT Lanna Drumond, parceria com o Guarani de Divinópolis, tradicional clube do centro-oeste mineiro que irá disputar o Campeonato Mineiro do Módulo II na próxima temporada. No acordo entre o Coelho e o Bugre, a equipe será comandada pelo técnico Flávio Lopes, que vinha exercendo o cargo de coordenador técnico e volta a ser treinar. O time americano irá fornecer vários jogadores, sobretudo aqueles que estejam no período de transição entre a categoria de base e o profissional.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente Anderson Racilan, o Diretor de Futebol Ricardo Drubscky, o Gerente de Futebol Evandro Guimarães e o Diretor de Marketing e Negócios Ronan Soares. Representando o Guarani Esporte Clube estiveram o presidente Vinicius Morais, o Gerente de Futebol Renato Moltak, o Coordenador de Base Marco Túlio Cordeiro, a Gerente de Comunicação Natália Santos e o Assistente de Marketing Wantuir Júnior.

Em nome do Conselho de Administração do América, Anderson Racilan agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na execução do projeto de parceria entre os clubes, destacando especialmente o empenho do Diretor de Futebol Ricardo Drubscky e do Gerente de Futebol Evandro Guimarães na construção do acordo.

Os presidentes Anderson Racilan e Vinícius Morais assinam o contrato de parceria (Foto: Carlos Cruz / América-MG)
Os presidentes Anderson Racilan e Vinícius Morais assinam o contrato de parceria (Foto: Carlos Cruz / América-MG)

“É com muito prazer que a gente anuncia, oficialmente, esta parceria com o Guarani. Queria agradecer a presença do presidente Vinícius Morais, uma pessoa que já vinha conversando conosco sobre essa parceria há alguns dias. Agradecer o trabalho e empenho do nosso Diretor de Futebol Ricardo Drubscky e do Gerente de Futebol Evandro Guimarães, que ajudaram a construir esta parceria. Agradecer também ao Flávio Lopes, nosso grande amigo, que aceitou esta empreitada, este desafio de assumir o comando do Guarani”, saudou o presidente americano.

Na parceria, o América irá ceder jovens atletas para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro pelo Guarani. A ideia é aproveitar a disputa estadual para que esses jogadores ganhem maturidade no time de Divinópolis. O processo servirá como avaliação para que os atletas possam ser aproveitados no futuro pelo Coelho.

“O América irá disponibilizar alguns atletas da nossa categoria de base, meninos que estão se revelando e não serão aproveitados no profissional neste primeiro momento. Para que o Guarani possa fazer um grande time, um grande elenco e possa conquistar seu objetivo maior, que é o acesso, daremos todo o suporte de atletas necessário. Esta parceria não é de hoje, outros atletas já foram cedidos anteriormente. E que a parceria que se renova agora, neste formato, seja duradoura e vitoriosa”, acrescenta Racilan.

TODO MUNDO GANHA
O presidente do Guarani, o Bugre de Divinópolis, também comemora a parceria. Vinícius Morais espera que o acordo seja benéfico tanto ao América, ao criar oportunidade de jogo para seus jovens atletas, quanto para o Guarani, que tem o objetivo de voltar à elite do estadual em 2018.

A gente espera que, no primeiro momento, tenhamos um ganho técnico para o Guarani na busca pela volta ao Módulo I. E também contribuir com essa formação do América. Falamos tanto em transição no futebol brasileiro e o América está tomando essa iniciativa, podendo contar com o Guarani para fazer essa transição de seus atletas de base. Então, esperamos que esta parceria seja um ‘ganha-ganha’: que o Guarani possa conseguir os objetivos dentro de campo e os jogadores do América possam ter a maturação necessária para que eles possam voltar e dar o rendimento esperado ao Clube”, destacou Vinícius.

EMPOLGADO!
Entusiasmado com a parceria, Flávio Lopes garante que assume a função de treinador do Guarani com muita alegria. Experiente no mundo do futebol, nos últimos anos, ele atuou em setores administrativos no clube. Como jogador e treinador, viveu grandes momentos do América. O técnico diz que irá encarar a estadia em Divinópolis como uma grande oportunidade e espera ajudar o Guarani a retornar para a Primeira Divisão do Mineiro.

“Não encaro como desafio, encaro como uma oportunidade, independente do tempo que eu já tenho no futebol, seja como atleta, técnico, coordenador ou gerente. Para mim é uma oportunidade e fico feliz, porque os atletas que terão a possibilidade de defender as cores do Guarani são atletas que eu monitorei e conheço bem. Dificuldade nós vamos ter em todos os sentidos, mas são dois clubes com uma tradição enorme. E, agora, o América tem a oportunidade de colocar atletas em um único clube, ao invés de colocar em oito ou nove equipes diferentes. Estou indo com muito entusiasmo e com a cabeça muito boa. Sabendo que eu posso ajudar a fazer o Guarani retornar à primeira divisão, porque tem condições para isso”, garante.

COMISSÃO TÉCNICA TERÁ VOZ
A escolha dos atletas que irão para o time do interior mineiro será feita em conjunto com a comissão técnica do time profissional do América. Flávio Lopes revela que fará relatórios sobre o desempenho dos jogadores no Guarani para o técnico Enderson Moreira e afirma que o objetivo principal é dar condições para que os atletas amadureçam no time do interior mineiro.

“O Enderson Moreira receberá relatórios meus sobre o que estiver acontecendo no Guarani. Então ele também terá interesse que esses atletas estejam lá, em um clube apenas. Não existe algo mais saudável do que uma parceria como essa, de pegar atletas subindo para o profissional e que poderão jogar juntos. O objetivo é esse também: dar condição para os atletas jogarem e posteriormente retornar ao América. E eu serei o responsável para promover isso”, conclui.