Liga MX cancela Campeonato Mexicano que não terá campeão nesta temporada

Motivo, como todos devem imaginar, a pandemia do novo coronavírus

Publicado em .

Motivo, como todos devem imaginar, a pandemia do novo coronavírus

Campinas, SP, 22 (AFI) - O Campeonato Mexicano foi encerrado pela Liga MX, equivalente a CBF, sem a definição de um campeão.

O motivo, como todos devem imaginar, a pandemia do novo coronavírus. O México repete o que aconteceu em França, Holanda, Bélgica, Chipre e Escócia que também terminaram de forma antecipada o Nacional.

"Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de trabalho permanentes e conversas com o Setor de Saúde do Governo Federal, que nos permitiria retomar o Torneio Clausura 2020 com total responsabilidade, sem colocar em risco nenhum membro da família de futebol do México", diz parte do comunicado da Liga MX.

Monterrey segue sendo o atual campeão. (Foto: Divulgação)
Monterrey segue sendo o atual campeão. (Foto: Divulgação)

PREOCUPAÇÃO!
"No entanto, o tempo da contingência em que vivemos causou crescentes restrições de programação, o que não nos permite manter a concorrência sem colocar em risco os membros dessa grande família", segue a entidade.

"Portanto, em absoluta unidade, a Assembléia Extraordinária da Liga MX concordou em concluir antecipadamente o Torneio Clausura 2020 da Liga MX em seus ramos masculino e feminino", completa.

DECISÃO!
O Torneio Clausura (equivalente à primeira fase), do Campeonato Mexicano, estava apenas na metade. Cruz Azul e León ocupavam os dois primeiros lugares, respectivamente, com 22 e 21 pontos, após dez rodadas disputadas, de 34 previstas.

A bola não rola por lá desde meados de março. Se não haverá campeão, não haverá rebaixamento. Tal medida já havia sido tomada caso o Campeonato Mexicano retornasse.

A gota d'água para a decisão foi o fato do Santos Laguna ter anunciado o contágio de oito jogadores, entre eles, o zagueiro brasileiro Dória. Assim, o Monterrey segue sendo o atual campeão. Essa foi a primeira vez da era profissional que o Mexicano não terá campeão.