Madrid, a capital do futebol mundial

Cidade receberá um dos maiores clássicos do futebol espanhol: o embate entre Atlético e Real, no Wanda Metropolitano

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 05 (AFI) - Justamente chamada de ‘capital do futebol mundial’ nos últimos anos, Madrid ama o esporte como nenhuma outra cidade no mundo, com lembretes da LaLiga sempre presente enquanto você se move pelas ruas.

Santiago Bernabéu, doReal Madrid, e Wanda Metropolitano, doAtlético de Madrid, recebem jogos em fins de semana alternados durante toda a temporada da LaLiga Santander.

Se você gosta de algo diferente do ‘big 2’ na capital, o Getafe CF também está na elite nacional este ano, enquanto CD Leganés,Alcorcón,Rayo VallecanoeCF Fuenlabrada estão atuando no segundo nível do futebol espanhol, a LaLiga SmartBank, nesta temporada.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Isso é apenas o começo, no entanto. Por toda a cidade há lembretes de que o futebol se confunde com a história de Madrid há mais de um século, esperando que torcedores de todos os times os procurem.

MUSEUS DE SANTIAGO BERNABÉU E WANDA METROPOLITANO

Assistir a um jogo da LaLiga no Bernabéu ou no moderno Wanda Metropolitano será uma prioridade no itinerário de qualquer torcedor de futebol que venha a Madrid. Mas os visitantes também podem estar ansiosos para saber que ambos os estádios estão abertos durante a semana para permitir a visita dos torcedores quando os jogos não estão sendo disputados.

O tour pelo estádio Santiago Bernabéu é o terceiro destino turístico mais visitado em Madrid, o que não é fácil, considerando os outros pontos turísticos de classe mundial que a cidade tem a oferecer.

O museu do clube exibe desde as chuteiras usadas pelo próprio Santiago Bernabéu, ídolo do Real, até instalações multimídia que colocam você em campo ao lado de estrelas como Eden Hazard e Karim Benzema.

O tour do estádio Wanda Metropolitano oferece acesso semelhante à nova casa supermoderna do Atlético, com os fãs sendo bem-vindos ao vestiário e outras áreas de bastidores, onde jogadores como Luis Suárez e João Félix se preparam para cada jogo.

Você também pode se sentar no banco do técnico Diego Simeone e posar paraselfiescom o próprio mascote do clube dorojiblanco, Indi.

CILEBES E NEPTUNO

A quatro quilômetros do Bernabéu, descendo o frondoso Paseo de la Castellana, fica a Fuente de Cibeles. Os fãs Blancos saberão que esta fonte neoclássica do século 18, apresentando a deusa grega Mãe Terra em uma carruagem sendo puxada por dois leões rugindo, desempenha um papel fundamental em cada celebração de troféu conquistado.

PUERTA DEL SOL E PALÁCIO REAL

Tanto Real quanto Atlético têm lojas oficiais nas proximidades - úteis para ingressos de jogos, lembranças, enquanto os visitantes com olhos de águia também verão a estátua de granito 'Oso y Madroño' [Urso e Morango] do emblema do clube do Atlético no canto nordeste da Praça.

Do outro lado, fica aReal Casa de Correos, que já foi o correio real, mas agora é a sede do governo regional, de cuja varanda os jogadores do Real Madrid e do Atlético se dirigem aos fãs no dia seguinte à conquista de cada troféu.

RASTRO DE MADRID E O PARQUE 'MADRID RÍO'

Os caçadores de recordações do futebol não vão querer perder o mercado de pulgasRastro de Madrid. ‘Mercado de Pulgas’ nada mais é que um local onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal. No Nordeste brasileiro é conhecido como "feira do rolo".

Em Madrid, ele se estende da Plaza de Cascorro pela La Ribera de Curtidores e pelas ruas ao redor. Todos os domingos de manhã, barracas ao ar livre vendem tudo o que se possa imaginar, incluindo todos os tipos de memorabilia do futebol, desde programas de jogos autênticos a figuras comemorativas e camisas de réplicas vintage.

RIBEYES E SIRLOINS: RESTAURANTES DAS ESTRELAS

Os torcedores que visitam Madri também têm a chance de comer em restaurantes frequentados por estrelas da LaLiga e, se tiverem muita sorte, talvez até avistem um jogador do Real ou do Atlético comendo um bife após a partida.

Meson Txistu na Plaza Angel Carbajo é onde os jogadores do Real tradicionalmente comiam juntos para comemorar as vitórias na LaLiga, conforme confirmado por paredes com fotos de jogadores, treinadores e presidentes dos Blancosantigos e atuais.

Já o vizinho Asador Donostiarra na Calle de la Infanta Mercedes oferece um cardápio similar com muita carne, e as fotos internas confirmam que sediou a festa quando o Atlético ganhou o título em maio de 2014. O atual técnico doColchonero, Diego Simeone, também é conhecido por visitar a churrascaria Di Maria em Calle Felix Boix.