Grandes nomes do esporte se reúnem no 1º Encontro Nacional do Futebol

Evento tem como objetivo promover o debate científico sobre o futebol entre profissionais de diversas áreas de atuação

por Agência Futebol Interior

Curitiba, PR, 06 (AFI) - Com a participação de Jair Ventura, Adílson Batista, Carlinhos Neves, Willian Machado e Juliane Fechio, Curitiba irá sediar, em setembro, o Enafut.

Com o tema "Da ciência à prática", o evento acontece no próximo dia 14, no Grand Hotel Rayon, e tem como objetivo promover o debate científico sobre o futebol entre profissionais de diversas áreas de atuação, além de atualizá-los em relação aos conteúdos teóricos-práticos.

"Nós pretendemos gerar debates e reflexões importantes sobre os principais temas do futebol e contribuir para o desenvolvimento do futebol com olhar da ciência e também o aperfeiçoamento de sua compreensão", afirma Juliane Fechio, uma das organizadoras.

A programação conta com 14 palestras com profissionais de referência em suas áreas de atuação na modalidade. As inscrições são limitadas, com o valor de R$ 199,00 (3º lote) e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/enafut

CONFIRMADOS

Nomes de peso no meio do futebol estão confirmados para participar do evento, levando aos participantes toda a experiência vivida no ramo.

O técnico Jair Ventura vai dividir toda a vivência como comandante de grandes equipe, no 1º Encontro Nacional do Futebol. Jair vai explicar como funciona e a importância de todas as fases do jogo.

Adílson Batista, ex-jogador e técnico vai trazer para o público o que é um treino de futebol e sua importância.

Com grandes palestrantes, Enafut acontece na próxima semana em Curitiba
Com grandes palestrantes, Enafut acontece na próxima semana em Curitiba

A psicóloga Juliane Fechio, que trabalhou no Santos FC de 2011 a 2018, e atualmente atua com jogadores de futebol, vai falar sobre a psicologia do esporte aplicada ao futebol, mostrando onde estamos e aonde queremos chegar.

Outro palestrante confirmado é Willian Machado, ex-jogador do Corinthians, Grêmio, além de trabalho como dirigente esportivo no Corinthians, Bahia e Santos e assessor financeiro na Massem Investimentos. O "capitão", como é conhecido, vai conversar com o público sobre a importância do planejamento financeiro do jogador.

Fábio Cappellini, diretor da WF2 – Comunicação e Imagem, ex-diretor da Santos TV, antigo responsável por produções de conteúdos esportivos para clubes como Flamengo e Corinthians, é mais um grande profissional a participar do evento. Com o tema “As TVs dos clubes de futebol”, Cappellini vai abordar a importância e o crescimento de canal de comunicação entre o clube e sua torcida.

O futebol de base também será pauta no evento. Augusto Oliveira vai falar sobre os desafios na gestão do departamento de futebol. Ele é pós-graduado em futebol (Universidade Federal de Viçosa), tem experiência de nove anos em rotinas de gestão técnica e administrativa em clubes de futebol e atuou como diretor de futebol e coordenador das categorias de base no Coritiba Football Club.

A Análise de Rendimento é um departamento que vem crescendo e tendo uma importância bastante significativa no futebol. Por isso, o analista de desempenho do Athletico Paranaense, Pedro Sotero, vai falar sobre o processo semanal de análise.

André Fornaziero, mestre em fisiologia da performance (UFPR), ex-fisiologista do Paraná Clube e atualmente na equipe profissional do Athlético Paranaense, vai abordar a Fisiologia Aplicada ao Futebol Profissional.

"Integração ciência e prática: o caminho para excelência na formação de atletas". Esse é tema a ser abordado pelo Professor Mestre Fábio Bandeira, especialista em fisiologia do exercício, docente na cadeira de Futebol (UP), coordenador da pós-graduação em futebol (UP) e ex-preparador físico do Paraná Clube.

O Coaching Esportivo no futebol é outro tema a ser debatido no encontro. O Professor Doutor Varley Teoldo da Costa, Doutor em Ciências do Esporte, pela UFMG, e consultor na área de Coaching Esportivo da equipe profissional do Cruzeiro Esporte Clube, será o palestrante.

O Professor Doutor Israel Teoldo é mais um nome confirmado no evento. Israel, é Pós-Doutor em ciências do esporte pela Brunel University London (Inglaterra), Instrutor do Workshop de especialistas da Conmebol e Professor do curso de formação de Treinadores da CBF, vai palestrar sobre a importância da avaliação da tomada de decisão no futebol.

PROGRAMAÇÃO:

08h: Início do Credenciamento

09h – 09h15: ABERTURA DO EVENTO: Profª Drª Juliane Fechio

09h15 – 10h10: PALESTRA DE ABERTURA: Avaliação da tomada de decisão no futebol

Palestrante: Prof. Doutor Israel Teoldo

10h15 – 11h15: MESA TEMÁTICA: Análise de Desempenho e Preparação Física

1 – Processo semanal de análise

Palestrante: Pedro Sotero

2 – Uma visão qualitativa sobre os treinos física e a integração com áreas afins no futebol

Palestrante: Marcio Henriques

11h20 – 12h50: MESA TEMÁTICA: O departamento de saúde: a atuação multiprofissional no futebol

1 - Psicologia do Esporte Aplicada ao Futebol: onde estamos e aonde queremos chegar.

Palestrante: Profª. Dra. Juliane Fechio

2 - Fisiologia aplicada ao futebol profissional.

Palestrante: Prof. Ms. André Fornaziero

3 - Fisioterapia e a prevenção de lesões no futebol.

Palestrante: Prof. Ms. Gustavo Rezende

12h50 – 14h30: Almoço

14h30 – 16h: MESA TEMÁTICA: Novas tendências do mercado de trabalho no futebol

1 - Planejamento Financeiro do jogador de futebol

Palestrante: Willian Machado

2 - Coaching Esportivo no Futebol

Palestrante: Profº. Dr. Varley Teoldo da Costa

3 - As TVs dos Clubes de Futebol

Palestrante: Fábio Cappellini

16h – 17h: MESA TEMÁTICA: Desafios no futebol

1 - Desafios na gestão do departamento de futebol:

Palestrante: Augusto Oliveira

2 - Integração ciência e prática: o caminho para excelência na formação de atletas

Palestrante: Profº. Ms. Fábio Bandeira

17h – 17h30: Coffee Break

17h30 – 19h30: MESA TEMÁTICA: Treinamento técnico/tático e físico no futebol

1 - Fases do jogo

Palestrante: Jair Ventura

2 - O que é o jogo?

Palestrante: Adílson Batista

3 - Treino de capacidades físicas em futebolistas

Palestrante: Carlinhos Neves

19h30: Foto oficial do evento e encerramento