Por atleta irregular, Inter pode denunciar Vitória e levar Brasileiro para o tapetão

Departamento Jurídico do Colorado analisa transferência de empréstimo de Victor Ramos, clube baiano pode perder até 72 pontos

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 23 (AFI) – Desesperado na luta contra o rebaixamento, o Internacional encontrou o que entende ser um irregularidade na transação de empréstimo de Victor Ramos ao Vitória, concorrente direto na briga contra o descenso. Segundo o clube gaúcho apurou, a transferência do jogador não seguiu as regras do Sistema de Mercado de Transferências, uma vez que o atleta foi direto do Palmeiras – equipe que defendeu em 2015 – para o time baiano. O correto seria o zagueiro ter ido do Monterrey, do México, clube com o qual tem vínculo.

O contrato do jogador com o clube paulista se encerrou em dezembro do ano passado. A estratégia de não realizar a transferência via México seria, meramente, para reduzir custos operacionais. Procurado sobre o assunto, o Internacional não se pronunciou oficialmente, porém, Giovani Gazen, vice-presidente jurídico do Colorado diz que o departamento costuma agir e não falar.

Internacional estuda levar o Campeonato Brasileiro para o 'tapetão'
Internacional estuda levar o Campeonato Brasileiro para o 'tapetão'

A situação envolve, inclusive, outros clubes que podem tomar ações em breve. O Sport aparece apenas um ponto a frente do Vitória na tabela de classificação e, ainda não confirmou matematicamente sua permanência na elite nacional. Na Série B, o Bahia havia denunciado o caso em abril passado, após perder o estadual para o arquirrival.

Se houver uma denuncia formal e a mesma for acatada, o Vitória pode sofrer uma punição de perda de três pontos por partida em que o jogador esteve em campo, entendendo que o clube violou o artigo 214 do CBJD. Assim sendo, o clube baiano perderia um total de 72 pontos, tendo em vista que Victor Ramos atuou em 24 partidas.

CLASSIFICAÇÃO
No momento, o Internacional ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos. O Vitória aparece logo à frente, com 42 pontos. Caso o Leão vença na próxima rodada e o Colorado não, o clube gaúcho estará matematicamente rebaixado. O Internacional recebe o Cruzeiro no Beira-Rio, enquanto o Vitória visita o Coritiba no Couto Pereira.