Sérgio Carvalho: Flamengo e Internacional em confronto direto. Quem é o melhor ?

Dois grandes times, uma grande decisão. Que ganhe o melhor, sem erro da arbitragem. Inter pode já ser o campeão

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Neste domingo, a partir das 16 horas, no estádio do Maracanã, Flamengo e Internacional disputam uma final antecipada do Campeonato Brasileiro de Futebol, versão 2020. Digo antecipada porque se houver empate neste jogo, o título só será decidido na próxima quinta-feira, quando será disputada a última rodada da competição.

Lógico que o empate pode sim acontecer, mas o ideal é que no jogo deste domingo haja um vencedor. Assim o título será decidido entre os dois melhores times do campeonato até agora e não ficará sujeito aos jogos que Flamengo e Inter disputarão no dia 25 de fevereiro.

Como o jogo será no Maracanã, Rio de Janeiro, o Flamengo deveria entrar em campo como favorito. Mas não é bem assim. O Inter tem time e está preparado para jogar de igual para igual e até de ser campeão brasileiro da temporada dentro do campo do adversário.

Inter vem de vitória em cima do Vasco
Inter vem de vitória em cima do Vasco

LEVE VANTAGEM
Numa comparação entre as campanhas dos dois times, o Internacional leva a vantagem de um ponto (tem 69 contra 68 do adversário). Em 36 jogos disputados o Inter venceu 20, empatou 9 e perdeu 7. O Flamengo também venceu 20 partidas, empatou 8 e perdeu 8 (uma derrota a mais que o Colorado gaúcho).

O ataque do Flamengo é superior. Marcou 65 gols até agora. O do Inter, 60 (cinco a menos que seu adversário). O saldo de gols do Inter é superior: 27 gols. O Mengão tem 20.

Rogério Ceni: ainda aprendiz
Rogério Ceni: ainda aprendiz

DUELO DE TÉCNICOS

O técnico do Flamengo é o ainda iniciante Rogério Ceni. Um técnico de postura arrogante, que ainda comete erros crassos, que volta e meia briga com seus jogadores, mas que, por mérito, conseguiu chegar a essa final de campeonato com muitas possibilidades de ser campeão.

O técnico do Inter é o conhecido Abel Braga, o Abelão. Um treinador de enorme experiência, que já ganhou vários títulos importantes e, por ser carioca, conhece bem o Maracanã e seu adversário da tarde deste domingo.

CLÁSSICO É CLÁSSICO
No futebol, desde que me conheço, sempre disseram que "clássico é clássico" e não tem favorito. Neste jogo em particular não há mesmo um grande favorito ou um clube no qual você possa apostar todas as suas fichas.

Abel Braga dirigiu Inter 6 vezes
Abel Braga dirigiu Inter 6 vezes

Acho mesmo que há equilíbrio quase total entre os dois protagonistas. Se fosse dar um palpite, diria que o Inter está um pouquinho mais perto do título. Mas isso não quer dizer, que o Flamengo não possa superar diferenças, se impor e até ganhar bem desse perigoso adversário.

TUDO PRA AGRADAR
Uma coisa é certa. Esse grande clássico do futebol brasileiro tem tudo para agradar e se transformar num dos grandes jogos da história de nosso futebol. Ceni gosta de ousar, de partir prá cima.

Como consequência, deve ser surpreendido volta e meia pelos rápidos contra- ataques do adversário. Numa dessas, se sai um gol, muda tudo. Para um lado ou para o outro. Se fosse jogo com presença de torcida, daria ao Flamengo o favoritismo. Mas sem torcida, até nisso esse clássico tem tudo para ser equilibrado.

Gabigol marcou pelo Flamengo em cima do Corinthians
Gabigol marcou pelo Flamengo em cima do Corinthians

MENGO NO ATAQUE
Como vimos nos números, o Flamengo tem melhor ataque. A dupla Bruno Henrique e Gabigol, apoiados por Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gerson. O esquema rubro negro é bem ofensivo. O time sempre que domina a bola consegue contra- atacar com rapidez.

O problema flamenguista é a defesa. Arão se machucou e não deve jogar. Vai fazer falta. Rodrigo Caio não é confiável e Gustavo Henrique, que entra no lugar de Arão, é bem limitado. Pode estar aí o espaço para o Inter agredir e tentar fazer gols no Flamengo.

Enquanto isso, Abel Braga já escalou o que tem de melhor. Patrick e o jovem Yuri Alberto, que destruiu a defesa do São Paulo, são armas perigosas com que o Inter conta para fazer gols no Flamengo.

DIEGO REVELA RESPEITO POR ABEL BRAGA

OS TIMES
Mas já que falamos em escalações, vamos dar aqui os times prováveis para o jogo deste domingo. Flamengo: Hugo; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luis; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Inter - Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson, Praxedes, Caio Vidal e Patrick; Yuri Alberto.

Dois grandes times, uma grande decisão. Que ganhe o melhor, sem erro da arbitragem.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos