São Paulo passou por cima do Furacão e encosta nos líderes do Brasileirão

Alguns times se preocupam ainda com a disputa da Libertadores, Sul-Americana e Copa Sul-Americana

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Time de Cuca está mesmo impossível. Em jogo disputado na quarta-feira à noite, em Curitiba, o São Paulo venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0. Uma vitória que prova que a fase ascencional que o Tricolor começou a encarar logo depois da Copa América de Seleções, não é passageira.

Ao contrário. Parece que os reforços contratados e o tempo que o técnico Cuca teve para montar o novo Tricolor já deram resultado. O time do Morumbi tem passado por cima de seus adversários, dentro ou fora de casa, com muita competência.

DEFESA FORTE
Essa fase começa pela montagem de uma defesa quase intransponível, um meio campo veloz e criativo e um ataque que, mesmo não conseguindo fazer muitos gols, sempre faz o necessário para ganhar os três pontos.

Com a vitória, o São Paulo é agora um dos três vice líderes do campeonato (Flamengo e Palmeiras lhe fazem companhia), soma 30 pontos no seu ativo e está apenas dois atrás do atual líder isolado, o Santos do argentino Sampaoli.

São Paulo embalou sua quinta vitória seguida
São Paulo embalou sua quinta vitória seguida

VITÓRIA DIFÍCIL
A vitória sobre o Athletico não foi nada fácil. Foi preciso muita luta, muita aplicação, muita atenção. O Furacão é um time bem dirigido, que dificilmente perde em casa e que faz boa campanha nesse campeonato. Enfrentá-lo dentro de seu estádio, com o fanático apoio de sua torcida, é missão muito difícil para qualquer time do País.

Pois o São Paulo de Cuca, dentro de um esquema tático pré traçado pelo seu treinador, conseguiu não só anular os principais pontos positivos de seu adversário,como explorar os negativos. Nesta vitória alguns jogadores se destacaram.

OS DESTAQUES
Volpi, mais uma vez com excelentes defesas, Arboleda muito bem no miolo de zaga (não perde nenhuma jogada aérea e é muito firme nas rasteiras), Reinaldo, de quem a torcida tricolor não gosta muito mas que sabe se impor no seu setor tanto na marcação como no apoio, Daniel Alves que dá qualidade técnica ao meio campo e Antony, atacante mais talentoso do time.

Os outros também participaram com qualidade e aplicação, o que fez do São Paulo um time difícil de ser batido. O gol saiu de uma rápida jogada que veio da direita criada por Igor Vinicius. No cruzamento, a bola sobrou para Liziero que deu passe medido para Vitor Bueno (que entrou quase que como um centro avante). Vitor tocou na bola de pé esquerdo e não dando chance de defesa ao bom goleiro athleticano.

Thiago Volpi mantém boa fase no Tricolor
Thiago Volpi mantém boa fase no Tricolor

GOL SONHADO
Esse gol que foi marcado aos 39 minutos do primeiro tempo, era tudo que o São Paulo queria para tentar vencer a partida. A partir dai e durante todo o segundo tempo, time de Cuca fechou-se na defesa e explorou com inteligência os contra ataques.

O Athletico, por sua vez, foi aos poucos se desgastando, perdendo seu ritmo e até sua concentração. Com isso, nas poucas oportunidades de gol que conseguiu, errou nos arremates ou permitiu que o goleiro Volpi defendesse.

VENCEU E CONVENCEU
No final, o árbitro ainda acrescentou quase dez minutos de jogo, mas não adiantou. O São Paulo venceu e convenceu. Com isso, chegou a 9 jogos seguidos de invencibilidade e 5 vitórias em sequências. Nenhum adversário conseguiu tudo isso em seus últimos jogos.

Domingo o Tricolor vai jogar fora de novo. Pega o Vasco, de Vanderlei Luxemburgo, lá no Rio. Outra pedreira. Mesmo assim, tem time para ganhar mais uma..

C * U * R * T * A * S

* COM O jogo entre Athletico Paranaense e São Paulo, disputado nesta quarta feira à noite, em Curitiba, todos os clubes da série A passaram a ter o mesmo número de jogos (15) no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Furacão e Tricolor estavam atrasados mas agora passaram a estar no mesmo patamar de seus adversários. Próxima rodada da competição será disputada em quatro dias à partir de sábado. Jogam nesse dia, às 11 horas da manhã, Atlético Mineiro x Bahia, em BH. As 17 horas, o Grêmio recebe o Athletico Paranaense.

GALO É FAVORITO
* O GALO Mineiro é favorito diante da equipe baiana, enquanto há equilíbrio entre o Tricolor gaúcho e Furacão. Mas podem haver surpresas. No domingo, a partir das 16 horas, o Santos recebe o Fortaleza, na Vila Belmiro. Peixão vem de duas derrotas seguidas e precisa se reabilitar.

O Fortaleza perdeu seu último jogo e não me parece em condições de surpreender o Peixe. No Rio de Janeiro, o Vasco da Gama de Vanderlei Luxemburgo encara o São Paulo, de Cuca. Ótimo jogo. Os dois times precisam vencer. Preparem-se para muita emoção.

POR VITÓRIAS

* EM GOIÂNIA, às 17 horas, o Goiás enfrenta o Internacional, de Porto Alegre. Favoritismo é do Colorado gaúcho que atravessa um momento bem superior ao da equipe goiana. No domingo, as 16 horas, na Vila Belmiro, o Santos encara o Fortaleza. Time de Sampaoli já perdeu duas seguidas. Precisa reagir.

Por isso, acredito que ele vença esse jogo com apoio de sua torcida. No Rio, como disse acima, Vasco e São Paulo. Time de Luxemburgo precisa vencer para fugir da zona de rebaixamento. São Paulo, para chegar mais perto do Santos.

CEARÁ PEGA O MENGÃO
* AS 19 HORAS, em Fortaleza, o Ceará enfrenta o excelente Flamengo, melhor ataque do campeonato. Não será um jogo fácil, mas no final acho que o rubro negro carioca ficará com os três pontos.
Bruno Henrique tem marcado gols
Bruno Henrique tem marcado gols

Em Maceió, CSA e Cruzeiro. Time da casa precisa vencer para fugir do Z4. Mas o Cruzeiro, agora dirigido por Rogério Ceni está animado e parece ter saído da crise.

Por isso, aposto no time mineiro. Na segunda feira, as 20 horas, Botafogo x Chapecoense. Em casa o alvinegro carioca costuma se impor. A Chape vai dificultar, mas tudo indica, vai perder.

DUELO DA LIBERTADORES
* NA TERÇA feira o Palmeiras, de Felipão, joga contra o Flamengo, do Rio de Janeiro. Um jogaço. Talvez os dois clubes com melhor elenco do futebol brasileiro. Problema deles é que por causa das competições internacionais, seus treinadores tem utilizado seus times mistos, o que diminui seu potencial técnico.

Se jogarem completos, será, sem dúvida, um dos melhores jogos deste primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Esta será a décima quinta rodada da competição. Ou seja: estamos a quatro rodadas do final do primeiro turno do Brasileirão.

Cruzeiro vence Santos na estreia de Rogério Ceni
Cruzeiro vence Santos na estreia de Rogério Ceni

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
* ANTES desses jogos a classificação do Campeonato Brasileiro é a seguinte. Santos continua líder com 32 pontos ganhos. Flamengo, Palmeiras e São Paulo tem 30. Atlético MG e Corinthians, 27. Internacional, 24. Athletico PR e Botafogo, 22. Bahia, 21.

Ceará, 20. Goiás e Grêmio, 18. Fortaleza e Vasco da Gama, 17. Cruzeiro, 14. Chapecoense, 13. Fluminense, 12. CSA, 11. Avaí 6.

Os quatro últimos colocados estão na Z4 e são os mais ameaçados pelo rebaixamento. Os sete primeiros, são sérios candidatos a disputar a Libertadores 2020.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos