Ensaio de bola aérea ofensiva não é a melhor alternativa à Ponte Preta

Time joga em Maceió contra o CSA nesta sexta-feira

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Gilson Kleina, treinador da Ponte Preta, gosta de ‘vender o seu peixinho’, na tentativa de valorização de trabalho.

Após a magricela vitória por 1 a 0 sobre o fraco CRB, sábado passado em Campinas, exaltou jogadas ensaiadas de bola parada, citando que o gol do atacante André Luís foi fruto de trabalho repetitivo.

Oxalá o treinador não se assanhe com esse negócio de bola aérea na área adversária, pois claro está que a Ponte não dispõe de meias e atacantes cabeceadores.

André Luís, 1,79m de altura, raramente aparece na área adversária cabeceando, mesmo com bola cruzada no primeiro pau, como foi o receituário diante do CRB.

BARCELOS

A pretexto de fazer uso da bola parada, Kleina mantém no time o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, incumbido desta atribuição.

Aí acaba se equivocando ao manter no time um jogador vaiado cada vez que pegava na bola durante o primeiro tempo contra o CRB, e assim fugindo da racionalidade.

Contra o CSA na noite desta sexta-feira, em Maceió (AL), o prudente seria mexer nas duas laterais, revigorando a marcação com Ruam na direita e Nicolas na esquerda.

Assim, além de evitar que os lados do campo fiquem vulneráveis na marcação, o time poderia ganhar mais rapidez na transição ao ataque, visto que a proposta da Ponte certamente será primeiro se defender e posteriormente contragolpear.

CSA

O CSA é um time que roda a bola, porém nada acelaradíssimo. Todavia, se tiver brecha para penetração, aproveita. Portanto, a Ponte não pode 'dar mole' na marcação.

Como a Ponte participa de contagem para somatória de pontos que lhe garanta a manutenção no Campeonato Brasileiro da Série B, um empate será bem recebido.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos