Paixão mundial: Conheça os esportes mais populares do mundo!

Segundo os dados divulgados pelo MEC, o Curso de Educação Física é um dos dez cursos mais procuradas pelos vestibulandos

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 10 (AFI) - Se você é um amante de esportes em geral, estudar educação física pode te ajudar a expandir um universo de carreiras e ramos para se profissionalizar fazendo algo que você ama. O Curso de Educação Física, tanto na modalidade bacharelado quanto licenciatura, se estrutura sobre alguns pilares fundamentais como metodologias educacionais, conhecimentos do corpo humano, nutrição, teorias sociológicas e principalmente práticas esportivas.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso de Educação Física é um dos dez cursos mais procuradas pelos vestibulandos, número que vem aumentando em larga proporção. Se colocando em sétimo lugar dentre as graduações mais buscadas, estima-se que tenham sido realizadas cerca de 50 mil inscrições para o curso em 2018.

É fácil entender porque a graduação em educação física atrai tantos jovens vestibulandos: esse curso costuma ser um dos mais chamativos para estudantes amantes de práticas esportivas em geral, permitindo que estes se dediquem profissionalmente à assuntos como esportes, nutrição, condicionamento físico e saúde. Além disso, o curso de educação física é uma excelente opção para vestibulandos com grande afinidade por matérias como ciências da natureza e ramos da biologia.

Os esportes, mais do que práticas físicas, se tornam um ponto de encontro para todas as culturas, fazendo com que as barreiras se tornem apenas uma divisão imaginária novamente. Em ano de Copa do Mundo, é mais do que possível afirmar que cada seleção carrega consigo as energias de uma torcida fascinada e o orgulho de representar a própria pátria. Não sendo um benefício exclusivo do futebol, os esportes são uma forma de unir pessoas de todas as raças, cores e costumes em um único lugar. Quer saber quais são os esportes que populares do mundo? Continue lendo!

Paixão mundial: Conheça os esportes mais populares do mundo!
Paixão mundial: Conheça os esportes mais populares do mundo!
1. Futebol
Para nós do Brasil, também conhecido como “O país do futebol” parece óbvio que esse esporte lidere o ranking. Sendo uma das paixões mais profundas e naturais dos brasileiros, o futebol ganhou os holofotes de todo o mundo nos últimos 50 anos. Jogar aquela pelada no domingo ou marcar uma partida com os amigos deixou de ser parte da cultura exclusivamente brasileira, difundindo-se pela Europa, Ásia, África, América do Sul e América Central. Estima-se que hoje existam mais de 300 mil clubes de futebol e que haja cerca de 275 milhões de praticantes ao redor do mundo, ou seja, quase 4% da população mundial joga futebol e mais de 40% é fã do esporte.

2. Cricket (Críquete)
Apesar do futebol liderar o ranking de popularidade com grande vantagem, é inegável a influência do críquete ao redor do mundo. Apesar de não ser popular no Brasil, o esporte é um dos mais amados em toda a Ásia, Austrália e Reino Unido. Tendo origem na Inglaterra, a prática foi levada como cultura para todas as colônias inglesas, conquistando cerca de 2.5 bilhões de fãs ao redor do mundo.

3. Hóquei de campo
Se o segundo colocado era desconhecido por boa parte dos brasileiros, o terceiro possui uma fama ainda menor. Mas, embora não seja conhecido em nosso país, o Hóquei de campo possui cerca de 2 bilhões de fãs concentrados principalmente Na Europa, Ásia, África e na Austrália. Esse esporte é extremam

4. Tênis
Voltamos aos esportes populares em solo brasileiro e, no caso de tênis, no mundo inteiro, essa prática reúne cerca de um bilhão de fãs na Europa, Ásia e nas Américas, sendo pouco popular nos demais continentes. Podendo ser jogado sozinho ou em pares, o esporte é ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico, já que uma única partida pode demorar horas.

5. Vôlei
Terminando a lista de esportes bilionariamente conhecidos, o vôlei coleciona mais de 900 milhões de amantes concentrados nas mesmas regiões que o tênis e o futebol, ganhando destaque em países como Cuba e no Brasil, sendo o segundo esporte mais popular no país do futebol. Diferente das demais modalidades, esse esporte ganha ainda mais destaque na liga feminina.

Paixão mundial: Conheça os esportes mais populares do mundo!
Paixão mundial: Conheça os esportes mais populares do mundo!
6. Rugby
Ganhando cada vez mais espaço em solo brasileiro, o rugby é um esporte de alto contato ideal para quem gosta de impacto, estratégia e agilidade. Normalmente o esporte é confundido com futebol americano, mas é ainda mais popular ao redor do mundo. Se o futebol americano coleciona mais de 400 milhões de fãs em todos os continentes, o rugby chega a ter o dobro de amantes.

7. Beisebol
Apesar de ser fortemente consolidado como um esporte americano, o beisebol é praticado em todos os países da américa do norte e em outras localidades como Cuba, Coréia do Sul e Japão. O objetivo principal do esporte é simples: rebater a bola recebida com um bastão e correr pelas 4 bases do campo antes que ela seja recebida pela equipe adversária. Assim como o Rugby, o esporte é recente aqui no país do futebol, mas ganha cada vez mais popularidade nos pequenos clubes. Você curte beisebol? Pois é, então você pertence ao meio milhão de fãs espalhados pelo mundo.

8. Golfe
O golfe é o tipo de esporte que reúne mais fãs do que praticantes. Por quê? Bom, a não ser que você seja filiado a um clube de luxo, é difícil encontrar um lugar para aprendê-lo e praticá-lo, deixando o esporte restrito às classes mais altas. Parece exagero associar o esporte a um universo luxuoso, mas mesmo os equipamentos mais básicos custam no mínimo R$ 5.000. E ai? Está dentro do seu orçamento? Ainda que o público praticante seja mais restrito, há quase 450 milhões de fãs na Europa, Ásia e América do Norte.

9. Basquete
Voltamos aos esportes populares e praticados em solo brasileiro, mas amados em todo o mundo. Seja na NBA ou na NBB, o esporte é acompanhado por milhares de fãs que resultam em mais de 400 milhões de apreciadores. Apesar de possuir o mesmo número de fãs do décimo colocado, usamos como critério de desempate o número de praticantes. Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, o esporte é jogado principalmente por jovens e adultos e exige flexibilidade, rapidez e muita habilidade!

10. Futebol americano
Chegamos ao décimo e último esporte da nossa lista. Apreciado por cerca de 400 milhões de pessoas, o futebol americano vem se tornando cada vez mais popular fora do solo norteamericano. Se tornando um espetáculo mundial, o super bowl, final das ligas americanas, é responsável por fazer com que o esporte ascenda aos poucos no ranking de popularidade. Apesar de estar ganhando os holofotes brasileiro agora, o esporte é muito apreciado na Europa, Ásia, África e América do Norte.