Série B: São Bento na reta final da preparação para pegar o Brasil-RS

Vários jogadores seguem no Departamento Médico do São Bento, em recuperação, e desfalcam o time

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 08 (AFI) - O São Bento segue sua preparação para a estreia no returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Sábado em Sorocaba, o Bentão recebe o Brasil de Pelotas-RS, às 16h30, no Estádio Jornalista Walter Ribeiro, pela 20ª rodada do certame nacional.
O Azulão treinou nesta quarta feira no CT Fazenda Ipê, do Atlético Sorocaba, faz nesta quinta um trabalho técnico no CIC pela manhã, repete a dose na sexta-feira, antes de se concentrar para a partida deste sábado.

CAMPANHAS
O time de Sorocaba ocupa a 12ª colocação com 24 pontos em 19 jogos - cinco vitórias, nove empates e cinco derrotas, 20 gols marcados e 21 sofridos. Está a três pontos do Londrina (21 pontos), que abre o Z4, e a seis do Atlético-GO (30), que abre o G4. O Azulão vem de derrota na 19ª rodada, 1 a 0, para o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia.

O Brasil de Pelotas ocupa a 15ª posição na tábua de classificação, com 21 pontos em 19 jogos, três a menos que o Bentão – por isso deve ser um “jogo de seis pontos” em Sorocaba; o time gaúcho somou até o momento, cinco vitórias, seis empates e oito derrotas, marcou 17 e sofreu 20 gols. Na 19ª rodada os gaúchos venceram o Goiás, por 1 a 0, em Pelotas.

DÚVIDAS AZUIS
Vários jogadores seguem no Departamento Médico azul em recuperação: o zagueiro Ewerton Páscoa, o volante Doriva, lateral direito Everton Silva, o Douglas Assis e o lateral direito Lucas Farias. A tendência é que Luizão siga na zaga; e o mesmo pode ocorrer com Diogo Oliveira no meio, com a possibilidade de Abuda entrar.

Na lateral esquerda, Marcelo Cordeiro jogou a última partida, mas se estiver regularizado, o recém contratado Pedro Botelho pode ocupar a posição. Outra aquisição azul, o lateral direito e polivalente Samuel Santos é opção; o atacante Francis, de 28 anos, que veio por empréstimo do Vitória de Guimarães, de Portugal é uma alternativa no ataque.

O time ainda fará mais dois treinos, mas um provável São Bento para encarar o Brasil-RS pode ser esse: Rodrigo Viana; Tony, Luizão, Anderson Salles e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Dudu Vieira e Diogo Oliveira; Cléo Silva, Ricardo Bueno e Branquinho.

XAVANTE
O treinador Gilmar Dal Pozzo encerra os treinos do Brasil-RS nesta quinta-feira antes de viajar para Sorocaba. A base que venceu o Goiás deve ser mantida. Apenas Bruno Collaço volta de suspensão e disputa vaga com Cametá na lateral esquerda.

Provável: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas e Tiago Cametá (Bruno Colaço); Leando Leite, Itaqui, Valdemir (Maicon Assis) e Pereira (Gilson); Lourency (Kaio) e Luiz Eduardo.

EMPATARAM
No encontro do primeiro turno, no Estádio Bento Mendes Freitas, dia 14 de abril, houve empate por 1 a 1, gols de Eder Sciola aos 10 para o Brasil e Marcelo Cordeiro, de penal aos 26 minutos. Os times daquele jogo foram muito diferentes dos atuais. O São Bento com Rodrigo Viana; Everton Silva, João Paulo, Luizão e Marcelo Cordeiro (Moraes); Fábio Bahia, Dudu Vieira, Doriva (Maicon Souza) e Lucas Crispim (Walterson); Everaldo e Zé Roberto. Técnico: Paulo Roberto Santos. O Brasil: Marcelo Pitol; Valdemir (Sousa), Rafael Vitor, Heverton e Artur; Leandro Leite (Deyvid Sacconi), Éder Sciola, Lourency, Alisson Farias e Michel; Welinton Júnior (Mossoró). Técnico: Clemer.

MUDADOS
Em relação ao primeiro jogo entre ambos, em abril pelo primeiro turno, o São Bento mudou o treinador, saiu Paulo Roberto, que foi para o Sampaio Corrêa, e entrou Marquinhos Santos (ex-Londrina), e perdeu vários jogadores: Everton Silva (lesão), Moraes (voltou ao Flamengo), Doriva (teve uma grave lesão), Lucas Crispim (suspenso pelo STJD), Walterson (negociado com o exterior), Everaldo (negociado com o exterior) e Zé Roberto (negociado com o Fluminense).

O Xavante também alterou bastante. Em junho saiu Clemer para a entrada do treinador Gilmar Dal Pozzo, entre vários jogadores. Tomando como base o último jogo do Xavante, contra o Goiás no Brasileiro, do time titular da estreia, em abril contra o São Bento, não estão o lateral Valdemir, Souzsa, os zagueirs Rafael Vitor e Heverton, o lateral esquerdo Artur, o meiocampista Alisson Farias e os atacantes Welinton Junior e Mossoró.

 
 
" />