EC São Bernardo x Velo Clube - Velão vai segurar vantagem para ficar com título inédito?

O jogo de volta da grande final do Paulista A3 está marcado para essa segunda-feira (16), às 15h, no Estádio Primeiro de Maio

por Agência Futebol Interior

São Bernardo do Campo, SP, 15 (AFI) - É decisão, vale o título. EC São Bernardo e Velo Clube voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (16) pelo jogo de volta a grande final do Campeonato Paulista da Série A3. Depois de fazer jus ao fator casa e vencer na ida por 2 a 1 em Rio Claro, o Rubro Verde visita o time do ABC Paulista no Estádio Primeiro de Maio, às 15h, em São Bernardo do Campo.

Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO e também pelo aplicativo. Baixe também o Aplicativo - App Placar FI - tanto pelo Google Play como APP Store.

CONFIRA TODOS OS DETALHES DAS QUARTAS DO PAULISTA A3 !

EM VANTAGEM
Como venceu o jogo de ida, o Velo Clube terá a vantagem de jogar pelo empate para ficar com o título. Já para o EC São Bernardo resta apenas uma vitória por dois ou mais gols no tempo regulamentar para ser campeão.

Em caso de vitória por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. Além do troféu, o campeão recebe R$ 100 mil como prêmio e o vice fica com uma quantia de R$ 77 mil.

TÍTULO INÉDITO
Aliado a isso, qualquer uma das duas equipes que ficar com o título, entrarÁ para a história de seus clubes. Afinal, EC São Bernardo e Velo Clube buscam o primeiro título profissional de suas trajetórias.

Já sobre o acesso, a última vez que o time do ABC disputou Paulista A2 foi em 1989, enquanto a equipe rio-clarense volta após três temporadas no terceiro escalão estadual.

Sob forte chuva, o Velo Clube venceu o EC São Bernardo no jogo de ida por 2 a 1 (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)
Sob forte chuva, o Velo Clube venceu o EC São Bernardo no jogo de ida por 2 a 1 (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)
Sob forte chuva, o Velo Clube venceu o EC São Bernardo no jogo de ida por 2 a 1 (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)

CAMPANHAS
Para chegarem até essa grande final, Velo Clube e EC São Bernardo, dos técnicos Cléber Gaúcho e Renato Peixe, fizeram campanhas distintas. O time alvinegro vinha de uma série invicta que durava 12 jogos sem derrota, sendo dez vitórias e dois empates neste meio tempo, até o resultado negativo no jogo de ida da final.

A última derrota tinha acontecido na sétima rodada da primeira fase, quando acabou superado pelo Primavera, em Indaiatuba, por 2 a 0, no distante dia 22 de fevereiro. Além disso, a equipe tem o melhor ataque, com 35 gols.

Na primeira fase, o EC São Bernardo ficou na segunda colocação geral com 30 pontos, com nove vitórias, três empates e três derrotas. Já nas quartas de final passou pelo Batatais ao vencer duas vezes. Fora de casa fez 3 a 0 e depois venceu por 3 a 2 no Primeiro de Maio. Na semi, desbancou o Comercial com duas vitórias pelo placar de 3 a 1.

ALTOS E BAIXOS
Do outro lado, o Velo Clube fez uma campanha de altos e baixos na primeira fase. Tanto que terminou na quinta colocação com 25 pontos, ou seja, cinco a menos do que seu adversário nesta grande final. Em quinze jogos foram: sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas. 18 gols marcados e 12 sofridos.

Mesmo assim, o time da cidade de Rio Claro foi o único time que não se classificou entre os quatro primeiros colocados na primeira fase e avançou para às semifinais, desbancando o Capivariano, nas quartas de final, ao vencer por 2 a 0 no jogo de ida e empatar sem gols na volta.

Na semifinal, passou pelo 'poderoso' Noroeste, que vinha sendo a equipe de melhor campanha, ao empatar por 0 a 0 o primeiro jogo e depois vencer por 2 a 1, em pleno Estádio Alfredo de Castilho.

O Velo Clube tem a vantagem de jogar pelo empate (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)
O Velo Clube tem a vantagem de jogar pelo empate (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)

ARBITRAGEM
Para essa partida decisiva que vale o título do Paulista A3, a Federação Paulista de Futebol (FPF) designou em uma audiência pública na manhã deste sábado (14) o trio de arbitragem que será responsável pelo duelo. Thiago Lourenço de Mattos, de 35 anos, será o arbitro.

Ele terá como assistentes: Evandro de Melo Lima e Alex Alexandrino. Jefferson Dutra Giroto será o quarto árbitro e Roberto Perassi é o Avaliador de Campo.

COMO CHEGAM AS EQUIPES PARA O DUELO DE VOLTA?

EC SÃO BERNARDO - UMA BAIXA

Depois de perder uma invencibilidade que durava 12 jogos, o EC São Bernardo tenta levantar a cabeça para buscar o título jogando em casa. Para o duelo, o técnico Renato Peixe não poderá contar com o lateral-direito Raphael, expulso ainda no primeiro tempo, do duelo de ida da grande final.

Renato Peixe: confiança
Renato Peixe: confiança
Alexandre deve ganhar a vaga novamente. Apesar de estar atrás do placar, o técnico do Cachorrão confia na busca pelo título.

"Temos plena consciência do que precisamos fazer. Estamos perto de conquistar o primeiro título profissional de expressão do clube e não podemos deixar passar essa oportunidade.

É a chance de colocar de vez o nome na história. Para isso é necessário estar concentrado e com nível de atenção redobrada. Esse é o diferencial do nosso elenco", disse o comandante.

VELO CLUBE - COMPLETO
Assim como o adversário, o Velo Clube também tem um desfalque para o jogo de volta da grande decisão. Isso porque, o técnico Cléber Gaúcho não poderá contar com o atacante reserva Vitão, que entrou no decorrer do segundo tempo no duelo de ida e após uma falta dura em Christian, já nos acréscimos, foi expulso.

Com isso, cumpre suspensão e está fora. De qualquer forma, a escalação titular deve ser mantida. Apesar da vantagem, o comandante do Rubro-Verde não quer saber de 'jogar com o regulamento embaixo do braço' apesar de jogar pelo empate.

PARA COROAR

Cléber Gaúcho: coroar campanha
Cléber Gaúcho: coroar campanha

Na visão de Cléber Gaúcho mais uma vitória irá coroar essa excelente campanha feita pelo Velo Clube, ainda mais nesta fase de mata-mata.

"É uma vantagem mínima, mas é significativa e pode vir a nos ajudar. Porém, não podemos pensar em sentar nessa vantagem, querendo jogar de uma maneira que a gente se apegue apenas nisso. Então vamos lá fazer o nosso jogo, buscar o resultado positivo".

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
2ª rodada
Data
16/11/2020
Horário
15h00
Local
Primeiro de Maio - São Bernardo do Campo (SP)
Árbitro
Thiago Lourenço de Mattos

Renda
---
Assistentes
Evandro de Melo Lima e Alex Alexandrino

Público
Portões fechados
Cartões Amarelos
EC São Bernardo: Dudu, Willian , Felipe, Victor Sapo, Alexandre
Velo Clube: Christian

Gols
Velo Clube: Lucas Duni 6' 1T, Lucas Duni 9' 1T, Diogo Henrique 21' 1T
EC São Bernardo
Maurício;
Alexandre, Erwin (Francisco Alex), Dante (Luiz Fernando) e Iago (Eliandro);
Dudu (Lucas Gomes), Osvaldir, Willian e Felipe;
Victor Sapo e Raul (Yuri).
Técnico: Renato Peixe
Velo Clube
Felipe Garça;
Everton, Diogo Henrique, Léo 'Turbo' Gobo e Janilson;
Niander, Eurico, Paranhos (Alexandre) e Felipinho;
Lucas Duni (Frank) e Igor Eto'o (Christian depois Kayo).
Técnico: Cléber Gaúcho