Espanhol: Há sete anos, Neymar chegava ao Barcelona para fazer história

Em quatro temporadas pelo clube catalão, Neymar fez 186 jogos oficiais e vários títulos

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 04 - Neste mesmo dia, em 2013, Neymar foi oficialmente apresentado como novo jogador do Barcelona. Após realizar exames médicos e assinar contrato, o jogador entrou no gramado do Camp Nou - diante de um público de mais de 56 mil pessoas - às 13h35m (de Brasília), 20 minutos depois do horário esperado.

Falando em catalão, Neymar disse estar muito feliz em vestir a camisa do clube. Em quatro temporadas pelo clube catalão, Neymar fez 186 jogos oficiais, foi campeão e artilheiro da Liga dos Campeões, bicampeão da LaLiga e ainda contribuiu com 59 assistências.

Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também comemoraram "aniversário" - como os quatro gols de Álvaro Negredo em seu futuro clube, o Valencia; a primeira vez que Fernando Torres balançou as redes como jogador profissional; as históricas promoções de Leganés e Girona à elite espanhola; além da conquista da tríplice coroa do Barcelona em 2015. Relembre:

01/06/2013 - Álvaro Negredo marca quatro gols em seu futuro clube

O último dia da temporada 2012/2013 viu um jogo de sete gols no Ramon Sanchez-Pizjuan, com o atacante do Sevilla Alvaro Negredo marcando nada menos que os quatro gols de sua equipe. Esse "pôquer" levou Negredo a 25 gols em apenas 36 jogos da LaLiga naquela temporada, confirmando o status do atacante - formado nas bases do Rayo Vallecano, com passagens por Almería e Real Madrid - como um dos mais mortais da Europa.

A derrota do Valencia naquele dia ainda fez o clube perder a vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte, com a Real Sociedad terminando em quarto lugar na classificação. Sem ressentimentos, os "Che" esperaram pouco mais de 12 meses para contratarem justamente o antigo carrasco - quando ele voltou para a LaLiga após um período na Inglaterra com o Manchester City. No Valencia, Negredo passou duas temporadas, marcando 10 gols.

03/06/2001 - Fernando Torres marca seu primeiro gol como profissional

Os torcedores do Atlético de Madrid já estavam muito empolgados com o surgimento do jovem atacante Fernando 'El Niño' Torres, na parte final da temporada 2000/2001. E isso aumentou ainda mais quando, com apenas 17 anos, ele marcou seu primeiro gol, no dia 03 de junho, em Albacete, apenas sete minutos depois de sair do banco para substituir o veterano companheiro de equipe Kiko, em confronto válido pela LaLiga SmartBank (segunda divisão).

Na ocasião, os Colchoneros acabaram perdendo a promoção ao final da temporada, mas dentro de alguns anos Torres estava capitaneando a equipe de volta à elite nacional. No total, ele marcou 103 gols em 281 jogos da LaLiga, somando-se as duas passagens que teve pelo clube. O espanhol poderá voltar em breve ao Wanda Metropolitano, pois atualmente está completando suas qualificações de técnico, antes de dar os próximos passos em uma brilhante carreira.

04/06/2016 e 2017 - Leganés e Girona finalmente chegam ao topo

Clubes de menor expressão, mas bem administrados, que deram grandes saltos e alcançaram o nível da LaLiga Santander (primeira divisão) pela primeira vez, estão entre os desenvolvimentos mais positivos do futebol espanhol nos últimos anos. E o dia 4 de junho marcou duas comemorações que talvez melhor representem essa tendência.

O ano de 2016 foi marcado por grandes comemorações na equipe suburbana de Madri, o Leganés, quando o gol de Pablo Insua deu a vitória por 1-0 em Mirandés, e garantiu sua chegada ao mais alto nível depois de 88 anos trabalhando nas divisões inferiores da Espanha.

Exatamente 12 meses depois, em 2017, o clube catalão Girona igualou essa conquista após um empate sem gols, em casa, com o Real Zaragoza - encerrando uma espera de 87 anos. Desde então, os dois lados acrescentaram muita cor e entretenimento à LaLiga Santander, mesmo que o Girona esteja atualmente na LaLiga SmartBank (segunda divisão) e esperando ganhar a promoção nas próximas semanas.

06/06/2015 - Barcelona conquista a tríplice coroa... mais uma vez

A vitória do Barcelona por 3-1 na final da Liga dos Campeões, sobre a Juventus em junho de 2015, garantiu mais uma tríplice coroa para a história do clube do Camp Nou. Com gols de Ivan Rakitic, Luis Suarez e do próprio Neymar - com o atual atacante do Atlético de Madrid, Álvaro Morata, descontando para os italianos -, o Barça conquistou seu quarto título de Champions, sendo que os comandados de Luis Enrique já haviam levantado as taças da LaLiga e da Copa do Rei semanas antes.

Por falar no técnico espanhol, ele igualou o feito de seu ex-companheiro de equipe Pep Guardiola - seis anos antes -, ao vencer um triplete muito cobiçado em sua primeira temporada como treinador do time principal do Barcelona.