Copa SP: Palco do Pan-1963, Nicolau Alayon é confirmado como sede

Localizado na Barra Funda, o estádio é a casa do centenário Nacional Atlético Clube

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 04 (AFI) - O Nicolau Alayon é mais uma sede confirmada da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Localizado na Barra Funda, o estádio é a casa do centenário Nacional Atlético Clube, cuja raízes são de trabalhadores ferroviários da companhia inglesa São Paulo Railway.

Foi, inclusive, com o nome de São Paulo Railway Atlético Clube que o ele foi fundado em 16 de fevereiro de 1919. Disputando as divisões inferiores do campeonato municial, o clube passa a integrar a elite paulista em 1936, sendo um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol em 1942.

INAUGURAÇÃO

Em 1938, o clube inaugura o Nicolau Alayon, para muitos também conhecido como Comendador Souza - uma das ruas que dão acesso ao estádio. A casa nacionalina foi um dos palcos dos Jogos Pan-Americanos de 1963, disputados em São Paulo.

Antes disso, porém, a equipe participa de um jogo histórico contra o Flamengo-RJ em 1947. Isso porque, no primeiro tempo, joga como São Paulo Railway. No intervalo, o time troca o uniforme e volta a campo como Nacional Atlético Clube.

REBAIXAMENTO E VOLTA POR CIMA

A Lei do Acesso e a força das equipes do interior, no entanto, fazem com que a equipe seja rebaixada em 1959. Desde então, o Nacional busca voltar a figurar entre os principais clubes do estado. Na caminhada, o time teve títulos da Série A3 em 1994, 2000 e 2017, além da Segunda Divisão de 2014.

Embora distante da principal divisão estadual, o Nacional faz excelente trabalho de base e já conquistou o título da Copa São Paulo em 1972 e 1998. A final mais recente do clube foi em 2005, quando acabou derrotado pelo Corinthians na decisão.

FÁBRICA DE TALENTOS

A fábrica de talentos do Nacional conta com nomes importantes da história. Capitão do pentacampeonato, o lateral Cafu foi um dos que passaram pela base do time ferroviário. Participante da geração de ouro do Barcelona, o meia Deco, que jogou Copa do Mundo por Portugal, também é um dos orgulhos da base do Nacional.

Quem também fez história no clube foi o atacante Dodô. Cria do clube, ele ajudou na conquista da Série A3 de 1994 em seu início de carreira, que teve passagens marcantes por São Paulo, Santos e Botafogo e convocações para a Seleção Brasileira.

DATAS

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.