Copa Paulista: Pela liderança, Portuguesa desafia tabu contra Briosa em Santos

A última vitória da Lusa contra o rival homônimo fora de casa foi há 20 anos

por Luiz Carlos Éden - Sorocaba

Sorocaba, SP, 12 (AFI) - A Portuguesa encara a Portuguesa Santista neste domingo, às 10 horas, no Estádio Ulrico Mursa, na Avenida Pinheiro Machado, em Santos, pela oitava rodada da Copa Paulista.

As duas equipes atuaram em seus domínios na rodada anterior, mas acabaram sendo derrotadas por seus adversários. O time do Canindé perdeu para o Água Santa, por 1 a 0, enquanto que a Briosa caiu ante o Santos, por 2 a 0.

A Lusa aparece na quarta posição do Grupo 3, com 13 pontos, a dois do líder São Caetano. Já a equipe praiana, que corre atrás da primeira vitória na competição, segura a lanterna da chave, com apenas dois pontos ganhos.

Para recuperar a liderança da chave, a Portuguesa tenta por fim em tabu de 20 anos sem vencer a Briosa como visitante. A ultima vitória da Lusa, fora de casa, sobre o rival homônimo foi por 2 a 1, pelo Paulistão de 1997, gols de Rodrigo Fabri e Leandro Amaral. De lá pra cá, aconteceram mais cinco duelos entre eles na Baixada Santista, com três vitórias da Briosa e dois empates.

No primeiro turno da competição atual, com gol de Bruno Duarte, no primeiro tempo, a Lusa venceu a Portuguesa Santista por 1 a 0, no Canindé, em São Paulo, partida valida pela primeira rodada.