CARIOCA B1: America e Americano garantem vaga na decisão e estarão na Seletiva

Equipe americana eliminou Sampaio Corrêa, enquanto representante de Campos dos Goytacazes passou pelo Audax Rio

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 23 (AFI) - Estão definidos os dois últimos times que disputarão a Seletiva para a Elite. Na tarde deste sábado, o America, que eliminou o Sampaio Corrêa, e o Americano, que passou pelo Audax Rio, avançaram à final do Campeonato Carioca da Série B1 e ficaram com as duas últimas vagas.

As duas equipes farão a decisão no próximo sábado, 29 de setembro, em jogo único a ser disputado às 15h, em estádio a ser confirmado pela FERJ. Os dois finalistas tiveram campanhas irretocáveis nas semifinais, já que ganharam as duas partidas - a primeira, como visitante; a segunda, como mandante. A equipe americana venceu por 5 a 1 no placar agregado, enquanto o representante de Campos dos Goytacazes fez 3 a 0.

Foto: Agência Ferj
Foto: Agência Ferj
MOMENTO!
O America terá a chance de retornar à Elite logo na temporada em que foi rebaixado. Além disso, o acesso vem um dia após a diretoria tomar conhecimento de que a sede do clube será colocada em leilão para pagamento de dívidas trabalhistas, avaliadas em cerca de R$ 20 milhões.

Foto: Agência Ferj
Foto: Agência Ferj
O Americano, por outro lado, afastado da divisão principal desde 2012, conquista a vaga após bater na trave por três anos consecutivos. Consequentemente, vai encarar o rival, Goytacaz, na Seletiva, adversário que impediu o acesso em 2017.

COMO SERÁ?
O Hexagonal terá, além de America e Americano, Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende. Esta etapa acontecerá nos primeiros dias de janeiro, em turno único. Na Seletiva, os seis integrantes buscarão dois lugares na etapa principal do Estadual, aquela em que há disputa pelo título. Os quatro restantes vão para o Grupo X, que rebaixará duas equipes. Esses times poderão participar do Carioca B1 ainda em 2019.