Revelações da base do Palmeiras acertam com times da Europa

O zagueiro Vitão e o atacante Fernando fizeram parte de uma geração vitoriosa na base, mas atuaram só uma vez pela equipe principal

por Agência Estado

São Paulo, SP, 04 - Dois jogadores das categorias de base do Palmeiras se tornaram contratações de peso de clubes europeus nesta janela de transferências.

CRIAS DA BASE

O zagueiro Vitão e o atacante Fernando fizeram parte de uma geração vitoriosa nas divisões inferiores, mas atuaram somente uma vez pela equipe principal.

Nos últimos dias, os chegaram como novidades de destaque para reforçar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Sporting Lisboa, de Portugal, respectivamente.

RUMO A UCRÂNIA

Aos 19 anos, Vitão deixou o Palmeiras por uma transferência de R$ 18 milhões rumo ao futebol ucraniano. O Shakhtar Donetsk comprou 60% dos direitos econômicos dele.

O jogador estava no time alviverde desde o sub-15 e teve a oportunidade de estrear pela equipe durante o Campeonato Paulista deste ano, na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no estádio Allianz Parque, em São Paulo.

O Shakhtar Donetsk deu destaque no site oficial ao anúncio da chegada do jogador. O clube ucraniano apresentou Vitão como uma revelação das seleções de base.

Vitão na sua nova casa. (Foto: Shakhtar Donetsk)
Vitão na sua nova casa. (Foto: Shakhtar Donetsk)

TRADICIONAL DESTINO

"Eu acho que todos os jogadores sonham em jogar em um grande clube europeu. Eu estou muito feliz pela oportunidade.

Eu sempre acompanhei o Shakhtar de perto e estar aqui jogando pelo time é algo incrível", afirmou ao site do clube.

O clube ucraniano é um tradicional destinos de brasileiro no futebol europeu. Só no elenco atual Vitão encontrará outros 10 compatriotas, incluindo o meia Marlos, ex-Coritiba e São Paulo, que se naturalizou ucraniano.

POUCA OPORTUNIDADE

Um dos jogadores anteriores do time era justamente o atacante Fernando, de 20 anos. O ex-palmeirense foi emprestado por uma temporada para o Sporting Lisboa, onde chegou nesta semana.

Fernando só atuou uma vez pelo Palmeiras, em março do ano passado. O atacante entrou aos 32 minutos do segundo tempo e logo depois marcou um dos gols da vitória da equipe sobre o Ituano por 3 a 0, pelo Paulistão.

O clube negociou o jogador em junho do ano passado para o mesmo Shakhtar Donetsk. Na primeira temporada na Ucrânia, ele atuou em 22 jogos e fez dois gols.

NOVA CHANCE

Nesta janela de transferências, o clube ucraniano fechou o empréstimo de uma temporada de Fernando com o Sporting Lisboa.

"Vou tentar fazer muitos gols e ajudar a equipe a ganhar títulos. Prometo garra, tanto minha como de toda a equipe, e gols", afirmou ao site oficial do time português. "Tinha o sonho de jogar aqui em Portugal", completou.