Sem adversário, Nacional-AM é declarado campeão e vai à Copa SP; Iranduba recorrerá

Por decisão do TJD-AM e da Federação Amazonense de Futebol, o Nacional será o representante do estado na Copa SP 2020

por Caio Alves

Manaus, AM, 12 (AFI) - Uma pequena confusão está acontecendo no Campeonato Amazonense Sub-19. Com diversos julgamentos em andamento por escalações irregulares, o Nacional ficou sem adversário na final e, com o risco de ficar sem representante na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) declarou o Nacional como campeão.

O Nacional venceu o Tarumã nas semifinais e foi para a final. O Fast eliminou o Iranduba e também avançou. Entretanto, o Fast foi julgado por escalação irregular e foi excluído da competição - decisão pela qual o clube já recorreu.

Foto: Lissandro Windson/Asscom-FAF
Foto: Lissandro Windson/Asscom-FAF

IRANDUBA IRÁ RECORRER

A decisão da FAF pegou de surpresa a diretoria do Iranduba, que esperava duelar com o Nacional na grande final.

Lauro Tentardini, diretor executivo do clube, afirmou que recorrerá da decisão e pedirá o afastamento do diretor da federação Thiago Durante.

O diretor do Iranduba lembrou o caso da Copa do Braisil Feminina em 2016. Na ocasião, o Caucaia-CE perdeu os dois jogos para o União-RN, mas avançou pois o adversário foi eliminado nos tribunais.

DECISÃO DA FAF (CASO NÃO CONSIGA VER, CLIQUE AQUI):

Espaço incorporado por HTML (embed)

FEDERAÇÃO EXPLICA DECISÃO

O Portal Futebol Interior entrou em contato com a FAF para esclarecer a questão. O diretor executivo de Futebol de Base, Thiago Durante, explicou que não havia tempo hábil para que todos os julgamentos fossem finalizados e, com isso, o estado do Amazonas ficaria sem representante na principal competição de base do país: a Copa SP.

"Quando o Fast foi eliminado, o julgamento dizia que o Iranduba não avançaria no lugar. Além disso, o Iranduba ainda tem processos pendentes a serem julgados e o Fast também recorreu. Pelo Nacional ser o único finalista totalmente apto, sem pendência judicial, a Federação e o Tribunal decidiram indicar o Nacional", explicou.

PARALISAÇÃO DO CAMPEONATO

Thiago ainda lembrou que a competição ficou parada por 37 dias para que esses julgamentos fossem realizados. Depois desse prazo, a federação esperou uma semana para oficializar a decisão.

REGULAMENTO DA COPA SP

O regulamento da Copa SP, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), exige que os jogadores participantes estejam regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até 18 de setembro.