Argentina x França, final digna da Copa do Mundo no Catar

Nada mais justo, porque ambas foram as seleções que melhor souberam se impor aos seus adversários e que jogaram o melhor futebol no Catar

Curiosamente são as seleções que já ganharam esse título no passado. Por isso, devemos considerar esta uma final grandiosa

França fará a final contra a Argentina
França fará a final contra a Argentina (Foto: Divulgação - FIFA)

São Paulo, SP, 14 (AFI) – A seleção da Argentina ganhou da Croácia na terça, e a da França venceu Marrocos nesta quarta-feira. Com esses resultados, Argentina e França garantiram o direito de disputar o título máximo da Copa do Mundo do Catar.

Nada mais justo, porque ambas foram mesmo as seleções que melhor souberam se impor aos seus adversários e que jogaram o melhor futebol nos jogos que disputaram. Curiosamente são as seleções que já ganharam esse título no passado. Por isso, devemos considerar esta uma final grandiosa para a Copa que vem sendo disputada em território árabe.

DOIS GIGANTES
Nos dois times classificados, dois gigantes da bola. A Argentina tem Leonel Messi, um verdadeiro deus da bola. Na França, o jovem, atrevido e competente Mbappé. Ao lado deles, outros jogadores de excelente nível técnico, que vão super valorizar esta disputa final.

Como  Croácia e Marrocos também o fizeram nas semifinais. Surpresas muito agradáveis deste mundial, que vão disputar neste sábado, o terceiro lugar da competição. 

Mbappé marcou os dois gols da França
Mbappé é grande craque da França (Foto: Divulgação – Seleção Francesa)

ATUAÇÃO CONVINCENTE
A exibição francesa nesta quarta foi muito convincente. Do goleiro ao ponta esquerda todos deram sua contribuição para a vitória da França por 2 a 0 sobre o surpreendente conjunto marroquino. Maiores destaques deste jogo.

O goleiro Lloris esteve perfeito durante toda a partida. Na zaga, Konate comandou a linha de zaga. No meio campo, Tchonabeni e Fofona, marcaram e ajudaram a criar as jogadas de ataque. Mas o destaque mesmo deste setor foi Grezmann, melhor jogador do time neste jogo.

Na frente, Mbappé desequilibrou. Pode até ser indicado como craque da Copa sem nenhuma injustiça. É excepcional jogador do meio campo para frente.


BATUTA DE MESTRE

Destaque ainda para o técnico Didier Deschampos, que ganhou a última e esta muito perto de ganhar a segunda Copa do Mundo seguida. Um técnico nota dez. Muito calmo no banco, parece ter o grupo nas mãos.

Nos momentos mais difíceis, sabe como mudar o time e melhora a produção com apenas algumas trocas de jogadores. O esquema que utiliza também é muito eficiente porque aproveita o melhor das características de cada jogador.

Com tudo isso fica mais do que evidente que a França não chegou nesta final por acaso. É um grande time orientado por um grande técnico.


RECITAL DE MESSI
Na terça-feira assistimos um verdadeiro recital de bola comandado por Leonel Messi, capitão e líder da Seleção argentina. Apesar dos 35 anos, está fazendo a melhor Copa do Mundo de sua carreira. Já quebrou inúmeros recordes e tem tudo para fechar a temporada com a conquista deste título inédito em sua carreira.

Argentina de Messi
Messi celebra marca de mil jogos na carreira: ‘Sempre com o mesmo entusiasmo’


Aliás, acho que, mais do que qualquer outro jogador, Messi merece levantar a Taça. Mesmo que do outro lado estejam outras feras do futebol mundial. Mas acho que chegou a hora de Messi ser campeão do mundo pela seleção de seu País. Até vou torcer por ele, sem menosprezo a excelente equipe francesa.

LÍDER NA DEFESA
Sobre o atual time argentino posso dizer que na defesa, a Argentina tem também um líder. Otamendi. Ele quase não perde jogadas por baixo ou por cima. Apesar de não ter boa estatura, raramente perde bolas aéreas. E tem mesmo o espírito do líder. Comanda ali atrás todos os seus companheiros de defesa. No meio campo, além do talento de Messi, a Argentina tem Acuña e Mac Allister.

E na frente, o grande companheiro de Messi é Alvarez. Um jogador que corre o campo todo e além de saber marcar, é perigoso nos contragolpes e tem excelente passe. Esse é o perfil da atual Seleção argentina que pega a França no próximo domingo.

Pode ser o jogo do ano em termos mundiais. Só espero que a escalação de um juiz sem personalidade venha a prejudicar esse espetáculo. Quero ver um campeão que não tenha a ajuda do apito ou do VAR. Acho que vocês também, não é mesmo?

Confira também: