TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - Corinthians foi medíocre no lá no Uruguai

E do jeito que está não abre perspectiva de melhora. Faltam peças e estrutura de trabalho para o técnico e para os jogadores. Uma situação triste.

O grupo político de Andrés Sanchez, que mandou no clube durante mais de quinze anos, pouco ou nada fez para melhorar as suas finanças.

Corinthians - Sul-Americana
Yuri Alberto fez o gol do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca - Agência Corinthians

Campinas, SP, 3 (AFI) – A produção do time do Corinthians diante do frágil Racing, do Uruguai, na noite da última terça-feira, foi medíocre no emapte por 1 a 1. Isso depois de mais de duas semanas de treinamentos intensivos e de muito empenho do técnico António Oliveira em melhorar a qualidade do futebol exibido pelo seu time neste início de ano.

No jogo de terça, por exemplo, nenhum dos setores funcionou. Não fosse Cássio que, como sempre, apareceu para salvar o time com defesas milagrosas, o time da fiel até poderia ter sido derrotado logo na sua estreia na Copa Sul-Americana de 2024. Na verdade, entre todos os jogadores que estiveram em ação diante do Racing, só Cássio,Fagner e Ranielle se salvaram.

O resto do time, foi decepcionante. O pior disso tudo é que não existe nenhuma perspectiva de melhora. O elenco é muito ruim, as opções são limitadas e o técnico português não tem como melhorar a produção de sua equipe nos próximos meses. Isso quer dizer que a fiel vai ter um ano de muito sofrimento pela frente, porque, a chance do Corinthians reagir e jogar um futebol ao menos mediano, é algo muito difícil de acontecer.

CORINTHIANS EM ITAQUERA

O próximo jogo está programado para daqui sete dias, contra Nacional, do Paraguai, na Arena de Itaquera, dia 9 de abril. Seria um espaço de tempo ideal para o clube melhorar seus setores. Se tivesse algumas peças de bom nível para escalar, o técnico talvez pudesse melhorar a qualidade da equipe e, por consequência, ter chance de vencer seus próximos jogos.

Mas não há ninguém disponível para ser escalado. E o que é pior. Como o clube está enterrado em dívidas, muitas das quais para serem pagas a curto prazo, não há como investir na contratação de reforços nos próximos meses. Isso quer dizer que, nos compromissos que tiver pela frente neste ano, a produção do time será sempre abaixo do esperado, o que, por consequência, deixa o clube sem nenhuma esperança de fazer boas campanhas nos torneios que disputar.

Ao contrário. Há até ameaça do time perder tanto, que poderá ficar seriamente ameaçado pelo descenso em campeonatos importantes como é o Brasileirão 2024. E lembro ainda que, por falta de opções, o técnico Antonio Oliveira pode queimar boa parte das pseudos revelações que o clube tem em mãos. Os garotos até tem entrado com vontade, mas como o time só empata ou perde, eles estão se queimando aos poucos, e, logo deixarão de ter o apoio incondicional da fiel para crescer.

PÉSSIMAS ADMINISTRAÇÕES

Tudo isso é o resultado das péssimas administrações que antecederam a atual. O grupo Andrés Sanchez, que mandou no clube durante mais de quinze anos, pouco ou nada fez para melhorar as suas finanças. Não conseguiu grandes patrocinadores, não pagou as dívidas que foram feitas, atrasou salários e não cumpriu praticamente nenhum compromisso assumido com atletas, comissão técnica e jogadores.

Hoje o atraso dos salários de todos os titulares é uma triste realidade. Cássio, por exemplo, tem seis meses de atraso em seus salários. Como ele, todos os outros atletas utilizados pelo técnico Antonio Oliveira nos jogos disputados pelo Corinthians também jogam sem receber. Os jogadores até são leais ao clube, pois não reclamam publicamente e nem encostam o corpo durante treinos ou jogos do clube.

Mas o ambiente é de decepção, de preocupação, e, no Corinthians de hoje, o jogador além de jogar, tem que se preocupar em arrumar dinheiro extra para pagar suas dívidas, pois o clube não tem depositado seus salários em suas contas no final de cada mês. Numa dessas, é o caso de se perguntar: por que não arrumam logo uma SAF para salvar o clube a curto prazo como outros clubes já fizeram?

Seria a grande solução, não acham? Ou será que os atuais dirigentes não têm coragem de fazer isso, porque seria a maior prova de sua total incompetência administrativa??