Trabalho do português Abel Ferreira ainda é incomparável

O trabalho do treinador português Abel Ferreira, no Palmeiras, é o ensinamento à 'treinadorzada' brasileira

Screenshot 125

BLOG DO ARI

O trabalho do treinador português Abel Ferreira, no Palmeiras, é o ensinamento à ‘treinadorzada’ brasileira de uma liderança em todas frentes de comando: técnica, tática e absoluta ascendência sobre o elenco.

A capacidade para melhorar a qualidade do atleta, através de postura tática, provoca convencimento no comandado, que aceita com naturalidade as decisões, mesmo com espera de retorno entre os titulares.

BOLA QUEBRADA

Não é preciso acompanhar o dia a dia dos treinos do Palmeiras para diagnosticar que Abel não admite que seus atletas façam aquilo que não sabem com a bola.

Zagueiro driblar nas imediações de sua área, diante de marcação alta, nem pensar.

Parece que estou ouvindo o meu então treinador Baé, do juvenil do Independente do Bosque, gritar pra ‘bacaiada quebrar a bola’, que na linguagem correta é se desfazer dela ou dar chutão.

DESMARCAR

Palmeiras é um time que de forma contínua sempre algum de seus jogadores aparece desmarcado para receber a bola, devido à constante movimentação.

Claro que isso é treinado, de forma que o atleta se livre de marcadores, para receber o passe certeiro e rapidamente.

E assim o giro continua no campo do adversário, na tentativa de aproximação da área.

Nas jogadas de beiradas de campo, as triangulações são envolventes e geralmente completadas com cruzamentos rasteiros ou no alto, geralmente com chegada de três jogadores para o arremate.

No alto, Abel criou função para o centroavante Flaco Lopez, na impossibilidade do cabeceio direto, optar por ajeitar a bola visando o arremate de companheiros.

Assim, seu parceiro de ataque Endrick tem sido abastecido e convertido chances em gols.

ZAGUEIROS NO ATAQUE

O repertório de gols de zagueiros, principalmente em jogadas de bola parada, se dá porque são orientados a participação neste quesito.

O Palmeiras também é uma das equipes que mais arremata ao gol adversário de fora da área, principalmente quando fica clara a dificuldade de penetração.

GOLEIRO WEVERTON

O goleiro Weverton teve papel preponderante na vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 0.

Como tem colocado em prática rápida reposição de bola, o lance surtiu efeito positivo, pois no desdobramento da jogada foi marcado pênalti do goleiro santista João Paulo sobre Endrick.

Essa reposição tem sido vista nas últimas partidas do Palmeiras, com finalidade de pegar a defesa adversária desprotegida, e assim explorar a velocidade principalmente de Endrick.

Logo, se o Flamengo dispõe de jogadores tecnicamente até mais qualificados que o Palmeiras, está claro que ajustes táticos fazem a equipe comandada por Abel crescer e se tornar presença obrigatória na busca por títulos.