EC São Bernardo Noroeste
EC São Bernardo x Noroeste - Duelo sem favorito na luta pelo acesso!

O Norusca joga por dois resultados iguais por ter melhor campanha

O zagueiro Alexandre e o meia Christopher, que cumpriram suspensão, reforçam o Cachorrão

ec sao bernardo desportivo brasil serie a3 01
EC São Bernardo está classificado (Foto: João Romoli/EC São Bernardo)

São Bernardo do Campo SP, 29 (AFI) – Vai começar a decisão por uma vaga para a Série A2 do ano que vem! Neste sábado, às 15h, no Estádio Primeiro de Maio, São Bernardo e Noroeste fazem a primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista da Série A3 de 2022.


Com sólidas campanhas durante toda a competição, e trabalhos muito bem realizados na temporada, Cachorrão do ABC e Locomotiva de Bauru chegam fortes e muito credenciadas nesta briga pelo acesso. Por ter a melhor campanha, o Noroeste joga por dois resultados iguais. Espera-se um grande público nesta primeira partida em São Bernardo do Campo. O segundo duelo entre alvinegros do ABC e alvirubros de Bauru será sábado que vem, no Estádio Alfredo de Castilho. Na outra semifinal se enfrentam Votuporanguense e Comercial neste domingo em Votuporanga.

SAO BERNARDO

Jogando em casa, a meta do time comandado pelo técnico Renato Peixe, que faz ótimo trabalho no time da ABC, é fazer valer o “fator casa” e sair com uma vitória, levando em conta que o segundo jogo será no campo adversário. Por isso, assim como fez no campeonato inteiro, o treinador pediu muita concentração do primeiro ao último minuto.

Com dois acessos pelo Cachorrão, em 2017 e 2010, o zagueiro Raphael falou da semifinal. “Estou em mais uma fase decisiva com o clube, já que busco meu terceiro acesso aqui. Como nas outras vezes, precisamos ter muita concentração e procurarmos fazer o que nos foi orientado. Ter paciência e pensamentos positivos também são importantes, além de continuar desempenhando nosso futebol porque a equipe tem muita qualidade”, disse o zagueiro. Com 85 partidas pelo Cachorrão, Raphael falou ainda do adversário: “Vão ser dois grandes jogos. Sabemos que o Noroeste é forte, mas temos consciência das nossas qualidades e acreditamos ter totais condições de alcançar resultados positivos e o acesso”, finalizou.

Em relação ao time, o treinador Renato Peixe poderá contar com o zagueiro Alexandre e o meia Christopher, que cumpriram suspensão no jogo passado. Fora isso, possivelmente, embora o treinador faça mistério, o Cachorrão deve vir com o que tem de melhor para essa primeira partida decisiva no ABC.

APOIO DO TORCEDOR

A diretoria do São Bernardo vem intensificando uma campanha para chamar seu torcedor para essa “decisão” em casa. Segundo a direção, a entrada no jogo será gratuita: “Todos têm novamente a oportunidade de adquirir as camisas do clube, que estarão à venda no local”, informou o clube na sua rede social.

NOROESTE

Como não poderia deixar de ser, o clima no Norusca é de muita atenção e foco nestas duas partidas decisivas. Durante a semana o treinador Luiz Carlos Martins trabalhou forte o time e comentou a atual fase da equipe:   “Tudo o que o Noroeste tinha que fazer, durante a competição, tanto nós da comissão, jogadores e diretoria, nós fizemos. Graças a Deus a pontuação foi boa, de modo geral. Tivemos a defesa menos vazada. Agora é a reta final, dois jogos para decidir. Ambas as equipes já se conhecem e a decisão será nos detalhes. Nosso pensamento é de passar para a final. Precisamos jogar o jogo com tranquilidade, inteligência e muito equilíbrio”, disse Luiz Carlos Martins.

O treinador está na sua terceira temporada consecutiva, e somou 57 jogos no Norusca na A3,com 30 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Foram 75 gols marcados e 41 sofridos aproveitamento de 60,82%. Dos 171 pontos possíveis em 57 partidas, sob comando de Martins na A3 de 2020, 2021 e 2022, foram somados 104 pontos. Um dos destaques do time, o goleiro Pablo falou das decisões: “Foi uma classificação muito difícil, pois ao longo dos jogos sofremos muito com problemas de lesões, mas dentro de campo mostramos a força do nosso grupo, fator determinante para estarmos entre os quatro melhores da competição assim como a união de todos. A expectativa agora (para as semifinais) e das melhores possíveis. Tenho certeza que nosso torcedor irá nos apoiar, disse o goleiro. Durante a semana o clube homenageou o zagueiro e capitão Guilherme Teixeira, que completou recentemente 50 jogos pelo Noroeste, ganhou presente um da fornecedora de material esportivo. Em relação ao jogo, o volante Rogerio Maranhão, que cumpriu suspensao devido a uma expulsão em jogo anterior da primeira fase, já tem condições de voltar ao time. O meia Jeferson, recuperado de contusão, também está apto a voltar.

NUMEROS E NORUSCA E CACHORRÃO

Em todo o certame, Noroeste somou 39 pontos em 21 jogos, com 1 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, 23 23 gols pro e 12 gols contra. Na primeira fase o Noruca fez a segunda melhor campanha da temporada com 30 pontos em 15 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, 18 gols pró e 8 contra. Na segunda fase, curiosamente, ficou no mesmo grupo do rival desta semifinal, o São Bernardo, e fez a melhor campanha do grupo com 9 pontos em 6 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota,  5 gols marcados e 4 sofridos.

O São Bernardo fez em todo o campeonato, 35 pontos em 21 jogos, com 9 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, marcou 28 gols e sofreu 19. O time do ABC terminou a primeira fase, com a quinta melhor campanha do certame, com 27 pontos em 15 partidas, 7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, 22 gols marcados e 14 sofridos. Na segunda fase o Cachorrão foi o segundo do seu grupo, com 8 pontos em 6 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 6 gols pró e 5 contra.

BRIGA DE ARTILHEIROS

Neste duelo entre Cachorrão do ABC e Norusca, outra disputa boa envolve a artilharia. Bosco, do São Bernardo, é o artilheiro do time com 9 gols. Depois vêm, Chuck e Raphael Cavalcante com 3; Iago e Jhonny Neto com 2, e ainda, Alê, Douglas, Erick, Gabriel, Jackson, Vinicius e Juninho com 1 gol. Na “cola” de Bosco, vem o artilheiro do Noroeste: Luiz Thiago com 7 gols; ainda no Norusca, Leleco fez 4, John Egito marcou 3; e ainda, Caio Barbosa, Denilson, Edson Pereira, Felipe, Guilherme Teixeira, Jeferson, Vinicius Bala e Matheus Conceição fizeram um gol, cada. Lembrando que Yuri, com 10 gols, pelo já eliminado Capivariano, também está na briga pela artilharia; Wendel, 9 gols pelo Comercial também estão na disputa.

TRÊS JOGOS

Neste certame da Série A3, São Bernardo e Noroeste fizeram três partidas. Na primeira fase, dia 5 de março, pela na decima rodada, deu Cachorrão   1 a 0 em Bauru. Pela segunda fase foram dois jogos. Dia 6 de abril, em Bauru, 0 a 0, e 20 de abril no ABC, novo empate, 2 a 2.  Em jogos anteriores desde quando voltaram a jogar na Série A3, a partir de 2018, foram seis jogos (somando os três de 2022): Em 2018 o Norusca venceu por 2 a 0 (ABC), em 2019, 1 a 1 (Bauru), 2020, 2 a 0 Noroeste (ABC).

FICHA TÉCNICA

EC São Bernardo
EC São Bernardo
Noroeste
Noroeste
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
30/04/2022
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Thiago Luís Scarascati
Fase Assistentes:
Anderson Jose de Moraes Coelho e Rafael Tadeu Alves de Souza
Fase Estádio:
1º de Maio
Fase Local:
São Bernardo do Campo (SP)

Confira também: