Reinaldo Carneiro Bastos e Mauro Silva avisam: 'Será a maior Copa Paulista da história'

O evento da FPF aconteceu no Hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, e contou com a cobertura 'in loco' do Portal Futebol Interior

A Copa Paulista de 2022 está prevista para começar no dia 3 de julho e as finais irão acontecer nos dias 9 e 16 de outubro

Categorias: Futebol Interior

Por: Lucas Badan, 28/04/2022

Reinaldo Mauro FPF
Evento realizado em Campinas foi um sucesso (Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

Campinas, SP, 28 (AFI) – A cidade de Campinas sediou momentos importantes para o futebol paulista nestes dois últimos dias. Em evento realizado no Hotel The Royal Palm Plaza, que contou com a cobertura ‘in loco’ do Portal Futebol Interior, a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o evento lançamento da Copa Paulista de 2022, que terá inicio no dia 3 de julho.

Além do conselho técnico que definiu as diretrizes do torneio que dá vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2023, representantes dos 17 times participantes tiveram dois dias de muito aprendizado, com palestras sobre diversos temas importantes sobre o futuro do futebol paulista e também dos clubes.

“Essa Copa Paulista já começa diferente. Nesse nosso evento de lançamento, temos conversados com todos os clubes, todos os departamentos, recebemos convidados. Foi um encontro saudável, depois de muito tempo por causa da pandemia que nos distanciou fisicamente, então a intenção de fazer bem feito aumento muito, aliás ainda mais”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior durante o evento.

2 1
O evento contou com representantes dos 17 clubes participantes (Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

DETALHES DAS PALESTRAS
A primeira palestra, que marcou a abertura do evento ainda na manhã desta quarta-feira (27), o árbitro Raphael Claus bateu um papo descontraído com o humorista Carioca, sobre as “Histórias da Arbitragem”. Logo em seguida, o assunto foi sobre SAF, conduzido por Cristiano Caús, membro da Comissão de Assuntos Jurídicos da FPF.

À tarde, o técnico Rogério Micale, que foi o responsável por conduzir a Seleção Brasileira no título dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, abordou sobre o desafios de formar um time jovem e vencedor. Ele também fez questão de contar detalhes da caminhada para o primeiro ouro olímpico brasileiro.

Na sequência o tema foi produção e distribuição de conteúdo para diversas plataformas de mídias, que contou com um debate mediado por Bernardo Itri, VP de Comunicação da FPF, e participações de Bernardo Ramalho, Sócio e Diretor da Livemode, Terence Gargantini, diretor geral da Eleven Sports, e Fabio Medeiros, VP de Esportes da Warner.

Já a noite, Mauro Silva e Ricardo Rocha foram os responsáveis por fechar o primeiro dia do evento. Os ex-atletas falaram sobre a profissionalização na gestão dos clubes, além de relembrar histórias da época de boleiros. Eles também falaram da importância em dar continuidade aos técnicos nos cargos.

1 6
Também foi definido o modo de disputa da Copa Paulista 2022 (Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

‘MELHOR DA HISTÓRIA’
Por fim, já na manhã desta quinta-feira (28), foi discutido o modo de disputa da Copa Paulista de 2022. Neste ano, na primeira fase, os 17 times foram divididos em três grupos, onde os dois primeiros de cada chave avançam, além dos dois melhores terceiros, e mata-mata já começa na segunda fase. Dando maior emoção a fase final e a disputa pelo título. As finais da competição estão previstas para os dias 9 e 16 de outubro.

Todos os jogos terão transmissão da Eleven Sports e Paulistão Play. Já na fase final, YouTube e Estádio TNT Sports também transmitem. Muito por conta disso, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Mauro Silva, tetracampeão mundial e vice-presidente da entidade, foram enfáticos afirmando que será a maior Copa Paulista da história.

“Decidimos, sempre pensando nos clubes e em comum acordo com eles, que neste ano aos rodadas serão apenas nos finais de semana. Sem dúvidas, fica mais fácil de conduzir as equipes e treina-las com mais tempo. Além desse ano ter uma visibilidade muito maior, com novos parceiro chegando clubes estão motivados e sem dúvidas será uma grande competição”, disse Reinaldo, em exclusiva ao FI.

“A Copa Paulista é sempre pensada para os times do interior, para que mesmo depois das disputas dos estaduais, os times não precisem se desfazer de suas comissões técnicas e base de jogadores. Além de dar vagas em competições nacionais, na Série D e na Copa do Brasil. Por isso, é uma competição importante que cresce ano após ano. É um orgulho como ela tem se tornado cada vez mais importante”, completou Mauro.

TIMES PARTICIPANTES
Os 17 times participantes são, que foram divididos em grupos regionalizados: Botafogo-SP, Comercial, Marília, Noroeste e Sertãozinho (Grupo 1). Desportivo Brasil, Lemense, Primavera, Rio Claro, São Bento e XV de Piracicaba (Grupo 2). Água Santa, Juventus, Oeste, Portuguesa, EC São Bernardo e São Caetano (Grupo 3).

Confira também: