ESPECIAL: Avaí é líder do segundo turno e Ceará o lanterna da Série B

O Vasco, atual primeiro colocado, aparece apenas na 12ª posição, enquanto o Ceará aparece na lanterna

por Lucas Moron - Campinas

São Paulo, SP, 20 (AFI) – O segundo turno na Série B do Campeonato Brasileiro mal começou e a reação do Avaí em oito jogos já é evidente. Isso porque o clube catarinense aparece na liderança, empatado com o Atlético-GO, ambos com 16 pontos – Bahia e Vila Nova ainda completam o hipotético G4. O Vasco, atual primeiro colocado, aparece apenas na 12ª posição, enquanto o Ceará aparece na lanterna, amargando uma crise sem fim com Sérgio Soares.

O Avaí terminou as 18 primeiras rodadas com apenas 23 pontos, na 12ª posição, ainda com o técnico Silas. O comandante caiu apenas na 20ª rodada, quando o elenco somou duas goleadas por 3 a 0, para Brasil de Pelotas e Bahia. Aí chegou Claudinei Oliveira. Com ele a partir da 22ª rodada, o clube ainda está invicto, com quatro vitórias e um empate sem gols com o Ceará.

Enquanto o Leão da Ressacada disparou e agora briga pelo G4, o Ceará despencou na tabela. O Vovozão fechou o primeiro turno na vice-liderança, brigando de perto pela ponta com o Vasco, mas, em oito jogos, perdeu o fôlego. Sem vencer, com cinco empates e três derrotas, o elenco de Sérgio Soares aparece na lanterna da ‘classificação FI’, com apenas cinco pontos.

Completando a zona de rebaixamento, CRB, Joinville e Oeste aparecem todos igualados, mas separados pelo saldo de gols. Logo acima, Paraná e Bragantino também têm sete pontos, mas uma vitória a mais que os rivais. O curioso são as campanhas de Sampaio Corrêa e Tupi. Os maranhenses somaram nove pontos, mas ainda seguem na lanterna da Série B, enquanto os mineiros fizeram 10 pontos em 24 possíveis e permanecem em crise.

NA BRIGA PELO ACESSO

Quem pode respirar mais tranqüilo é o Bahia. Se o clube fechou o primeiro turno em crise, Guto Ferreira conseguiu reverter o quadro, já que aparece na terceira posição do segundo turno, com 15 pontos – empatado com o Vila Nova. Londrina a Brasil de Pelotas aparecem logo atrás, com 14 e 13 pontos cada, respectivamente, seguidos pelo Luverdense, que tem 12.