Luto! Torcedora-símbolo do Sport, Dona Maria José falece aos 98 anos

Dona Maria era conhecida por utilizar uma sombrinha de frevo rubro-negra nas arquibancadas da Ilha do Retiro e deixa a torcida de luto

Sport se despede de sua maior torcedora-símbolo, que fazia festa na arquibancada, valorizando todo o legado e sinônimo deixados

Dona Maria José Sport
Torcedora falece aos 98 anos vítima de falências múltiplas dos órgãos (Foto: Divulgação - SCR)

Recife, PE, 10 (AFI) – O Sport está de luto. Neste domingo, a torcedora-símbolo Maria José faleceu aos 98 anos, sendo vítima de múltiplas falências dos órgãos em decorrência de um câncer. O clube decretou três dias de luto oficial, com o velório sendo realizado na sede social; enterro ocorrerá nesta segunda-feira (11), às 11h, no cemitério de Santo Amaro.

LEGADO

Figura constante na arquibancada da Ilha do Retiro, sempre com uma sombrinha de frevo rubro-negra nas mãos, Dona Maria é conhecida também como símbolo de resistência. Órfã e pobre, viveu ainda maus tratos, além de diversos tipos de preconceito, mas superou as adversidades tendo o futebol como seu maior aliado.

Sua imagem foi, é e sempre será inspiração a outras torcedoras. A ala feminina da Brava Ilha – barra-brava do Sport – produziu um bandeirão durante o período dos jogos da punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para homenagear Maria José, que em 2019, inclusive, tornou-se sócia benemérita, principal condecoração do clube.

Dona Maria Brava Ilha Sport
Torcedoras a homenagearam com um bandeirão (Foto: Aerson Zamboni – Brava Ilha)

NOTA OFICIAL

Por meio de uma publicação no site, os leoninos se despediram de sua ilustre torcedora. Reconhecendo a importância de Dona Maria, os pernambucanos também a homenagearam, citando como as histórias entre as partes se entrelaçam e bravura que a inspiraram durante a vida.

“Dona Maria foi um sinônimo de garra, luta e representatividade durante a sua trajetória de vida – adjetivos, por sua vez, que aplicam-se ao que é e o que caracteriza o Sport. E o entrelaço das histórias da torcedora e do Clube não é mera coincidência. O Leão, inclusive, serviu de inspiração para Dona Maria, que o via com ótica diferente à que disseram-lhe ao tentar dissuadi-la de torcer pelo Sport: era sinônimo de garra e bravura – assim como ela. Características que a torcedora absorveu e utilizou como estímulo para sempre seguir. E conseguiu”, afirma trecho da nota.

Confira também: