Fortaleza tem votação recorde no Conselho para criação da SAF

Foram 1.195 votos a favor, o que corresponde a 95,14% do total, contra 57 votos para “não” e um para “branco”

Votantes foram sócios-proprietários e sócios-torcedores regulares e adimplentes até a mensalidade referente ao mês de agosto de 2023

Conselho Deliberativo Fortaleza
Conselho do Fortaleza aprova criação da SAF (Foto: Reprodução)

Fortaleza, CE, 28 – Em meio às atividades apresentadas pelo Fortaleza, a criação da SAF é a que mais ganhou destaque nos últimos dias. Isso porque, após Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Conselho Deliberativo do clube para discutir sobre o assunto, o novo modelo de gestão recebeu recorde no que diz respeito à votação na história do grupo. 

Foram 1.195 votos a favor da criação da SAF, o que corresponde a 95,14% da votação total, contra 57 votos para “não” e um para “branco”, todos por sócios-proprietários e sócios-torcedores regulares e adimplentes até a mensalidade referente ao mês de agosto de 2023. Antes, o maior número foi para eleger Jorge Mota, em 2015, onde 920 sócios votaram. 

MARCELO PAZ

De acordo com Marcelo Paz, presidente do Tricolor, o modelo de SAF adotado pelo clube será diferente dos que já existem no setor: “A nossa maior diferença é a aprovação de um processo que não teve venda de ações, já que a criação não é para pagar dívidas, mas sim ter um modelo de gestão mais moderno, com acesso à crédito no mercado, melhores práticas de governança e aberto para que possa receber algum tipo de investimento minoritário”.

Marcelo Paz Presidente Fortaleza
Presidente Marcelo Paz promete SAF ‘diferente’ no Fortaleza (Foto: Igor Mendes)

Ainda segundo o dirigente, existe uma possibilidade do grupo abrir um IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial, em portugês) que refere-se a um processo no mercado financeiro em que uma empresa passa a ser de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores. 

“Temos conversado com pessoas de alto nível na Bolsa de Valores, que olham primeiro o futebol como um mercado para se abrir capital, e veem o Fortaleza como time que tem esse potencial. Outro ponto é que também imaginamos que começar a venda de algum percentual, sempre minoritário, para o sócio-torcedor é um ótimo caminho”, complementa Paz. 

FORTALEZA

Dentro de campo, o Leão do Pici caminha para atingir ainda mais resultados únicos em sua história. No Campeonato Brasileiro, segue rumo à sexta Série A seguida, e está em oitava posição com 38 pontos. O time recebe o Grêmio no próximo sábado (30), pela 25ª rodada. 

Já na Copa Sul-Americana, em campanha inédita nas semifinais, o Tricolor se prepara para o jogo de volta contra o Corinthians, na Arena Castelão, na terça-feira (03). No primeiro jogo, realizado nesta semana, o clube conseguiu garantir o empate em 1 a 1 com o Timão e tem a chance de decidir a primeira ida à final do torneio em casa.

Confira também: