Deputada estadual apresenta projeto que cria o Prêmio Roberto Avallone

O PR 17/2019 foi publicado no Diário Oficial e agora segue para a CCJ da Assembleia Legislativa

Publicado em .

O PR 17/2019 foi publicado no Diário Oficial e agora segue para a CCJ da Assembleia Legislativa

São Paulo, SP, 19 (AFI) - A deputada estadual Leticia Aguiar apresenta projeto de resolução que cria prêmio para equipes de futebol paulistas, em homenagem ao jornalista esportivo Roberto Avallone. O PR 17/2019 foi publicado no Diário Oficial e agora segue para a CCJ da Assembleia Legislativa.

Não há dúvida de que o futebol é o esporte do brasileiro. Todas as semanas, milhões de torcedores acompanham os jogos – alegria para os que vencem e tristeza para os que perdem. Um misto de emoções que atinge todos sem qualquer discriminação de idade, sexo, cor, religião ou ideologia. No final, todos são torcedores!

A paixão pelo futebol criou uma legião de pessoas aficionadas por saber as opiniões de comentaristas e especialistas nos jogos. Só a transmissão não bastava, assim foram surgindo os programas esportivos, as “mesas redondas”.

GRANDE FIGURA
Um jornalista polêmico ganhou destaque nesse meio. Roberto Avallone surgia irreverente, autêntico e pregando o “jornalismo futebol clube”, utilizando jargões que ficaram na boca de muitos fãs, como “no pique”, “exclamação”, “interrogação”, entre outros. Humoristas como Alexandre Porpetone fizeram sucesso imitando os trejeitos e os bordões do apresentador.

PASSAGEM POR VEÍCULOS IMPORTANTES
Na TV, Avallone teve passagens importantes pela Bandeirantes, Rede TV e Gazeta, na qual por mais de 20 anos, comandou o “Mesa Redonda – Futebol debate”, além de fazer parte do programa diário “Gazeta Esportiva”.

Leticia Aguiar
Leticia Aguiar
A sua última participação em televisão foi no programa Redação, do Sport TV. Ele também passou por outros importantes veículos de comunicação, como: Última Hora, Jornal da Tarde, Rádio Globo e Jovem Pan. Nos últimos anos, ele mantinha um blog no UOL.

BELA CARREIRA
O jornalista foi vencedor de dois Prêmios Esso de Informação Esportiva (78 e 86), Prêmio Itaú de Jornalismo (82), tricampeão do Troféu Ford Aceesp e Troféu Bola de Ouro.

No dia 25 de fevereiro deste ano, aos 74 anos de idade, Avallone nos deixou, vítima de uma parada cardiorrespiratória. A notícia foi destaque em todos os veículos de comunicação e redes sociais. O mundo esportivo, naquele dia, chorou!

JUSTIFICATIVA
“Uma história que não pode ser esquecida. O legado de Roberto Avallone tem que ser mantido”, disse a deputada estadual Leticia Aguiar (PSL/SP), que propôs para a Assembleia Legislativa de São Paulo a criação do “Prêmio Roberto Avallone de Valorização do Futebol Paulista”, a ser concedido, todos os anos, em fevereiro, mês de aniversário do apresentador.

IDEIA
Segundo a parlamentar, o prêmio, simbolizado por um troféu e um diploma, serão entregues aos 11 melhores jogadores paulistas de futebol do ano anterior, além do jogador revelação, melhor técnico e o time de maior destaque, ambos escolhidos por uma comissão formada por dez Jornalistas esportivos convidados, de veículos diferentes.

HOMENAGEM
Segundo Leticia Aguiar, a iniciativa de que a Assembleia Legislativa conceda o prêmio é uma forma de permitir que a memória do jornalista seja perpetuada.

“Isso vai garantir que o prêmio continue existindo, mesmo após o meu mandato. Roberto Avallone merece exclamação”, finaliza.