Portuguesa Rio Claro
Portuguesa 1 x 1 Rio Claro - A Lusa está de volta à elite paulista

O time da capital paulista está de volta à elite do Campeonato Paulista após sete anos, com quase 13 mil torcedores no Canindé

Portuguesa empata e garante acesso ao paulistao1
Foto: Dorival Rosa / Portuguesa

São Paulo, SP, 09 (AFI) – Um verdadeiro clima de decisão tomou conta do Canindé na tarde deste sábado (09), quando a Portuguesa recebeu o Rio Claro, na segunda e decisiva partida das semifinais da Série A2 do Campeonato Paulista e marcou mais um lindo episódio de sua história ao empatar com os adversários do interior por 1 a 1 e carimbar seu retorno à elite do estadual após sete anos na segunda divisão.

Um empate garantia o time da capital novamente na elite do Campeonato Paulista devido à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, e os guerreiros lusitanos fizeram a festa dos 12.968 torcedores que compareceram no Canindé ainda mais bonita, garantindo o time na final do Paulista A2. Enquanto isso, o sonho do Rio Claro de retornar à elite foi adiada.

INÍCIO DE UM SONHO

A primeira etapa no Canindé começou muito agitada, digna de uma grande decisão. Precisando vencer para garantir a vaga, o Rio Claro foi quem atacou mais nos minutos iniciais, pressionando a Portuguesa na saída de bola e criando chances, mas sem muito perigo ao gol de Thomazella. Após a ansiedade do início da partida passar, a Portuguesa passou a dominar a posse de bola e as investidas ofensivas do jogo.

Muito bem postadas, as equipes pouco permitiram que os adversários atacassem com perigo. A primeira grande chance do jogo saiu apenas aos 29 minutos, quando após pegar rebote da defesa, Caio Mancha chutou de fora da área e assustou a meta adversária. A pressão do time da casa, no entanto surtiu efeito aos 34 minutos, quando após passe magistral de Daniel Costa, Gustavo França chutou cruzado e abriu o placar para a Portuguesa, fazendo o Canindé ir abaixo.

O Rio Claro ainda teve uma boa chance aos 40, com Felipe Pará e aos 45 com Thiago Ruim, mas Thomazella salvou o time da capital. Assim, a primeira etapa acabou com o placar anotando 1 a 0 para a Portuguesa.

DEU TUDO CERTO!

Na volta para o segundo tempo, a Portuguesa mostrou que buscaria garantir a vitória e passou a pressionar o Rio Claro, subindo as linhas de marcação e criando boas chances. Logo aos três minutos, Marzagão chutou de fora, mas o goleiro Victor salvou os visitantes. Sem objetividade e pressionando à frente, a Portuguesa abriu a marcação e em um contra-ataque, viu o jogo ficar ainda mais quente.

Após receber lançamento, no único ataque do Rio Claro no segundo tempo até então, Bruno Moraes recebeu na esquerda, cortou para o meio e de fora da área colocou a bola no ângulo, sem chances para Thomazella, deixando tudo igual no Canindé.

FESTA DA TORCIDA. VEJA !

Após sofrer o gol, os quase 13 mil torcedores da Portuguesa, que lotaram o Canindé, passaram a empurrar o time ainda mais. O apoio chegou até o gramado e o time da casa seguiu levando perigo e quase ampliou aos 25, com Anderson Ligeiro, mas a defesa cotou quase em cima da linha. O Rio Claro Pouco atacou, mas quando chegou, levou perigo. Após diversas chances da Lusa, aos 33 Felipe Pará aproveitou um bate-rebate na área e chutou no canto, tirando tinta da trave.

O clima no final da partida foi ficando cada vez mais intenso, dentro e fora de campo. Com uma linda festa, a torcida foi um verdadeiro 12º jogador e ajudou seu time a segurar o resultado até o fim, garantindo a Portuguesa na elite do Paulista após sete anos.

PRÓXIMO DESAFIO

Agora garantida na Série A1 do Campeonato Paulista, a Portuguesa terá seu último desafio na A2: brigar pelo título contra São Bento ou Oeste, que se enfrentam pelo jogo de volta às 19h, ainda neste sábado, na Arena Barueri. No jogo de ida, os adversários empataram em 2 a 2. Em contrapartida, o Rio Claro se despede do Paulista A2 e agora se prepara para a disputa da Copa Paulista.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa
Portuguesa
1 1
Rio Claro
Rio Claro
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
2ª Rodada
Fase Data:
09/04/2022
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Douglas Marques das Flores
Fase Assistentes:
Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro
Fase Cartões Amarelos:
Portuguesa: Daniel Costa, Gustavo França, Geovani, Luis Ricardo
Rio Claro: Victor, Raul, Magno
Fase GOLS:
Portuguesa: Gustavo França – 34’1T
Rio Claro: Bruno Moraes – 13’2T
Fase Público:
12.968
Fase Renda:
R$ 204.420,00
Fase Estádio:
Canindé
Fase Local:
São Paulo – SP

Confira também: