Partida no Canindé neste sábado decide quem vai subir de divisão

Portuguesa só precisa de um empate para ir à final e, consequentemente, confirmar seu retorno à elite estadual em 2023.

Categorias: Futebol Interior

Por: Rivail Oliveira, 08/04/2022

sergio soares 1
Sérgio Soares comanda a Lusa

Com expectativa de um grande público, talvez o maior até agora da temporada do Campeonato Paulista do acesso – Fala-se em 15 mil pessoas -, Portuguesa Desportos e Rio Claro definem nesta tarde de sábado, no Estádio Osvaldo Teixeira Duarte, uma das vagas para a primeira divisão do futebol paulista de 2023, na segunda partida das semifinais da Série A2. Um jogo pra lá de especial.

Neste sábado, a Lusa enfrenta o Rio Claro, a partir das 16 horas no Canindé pelas semifinais doCampeonato Paulista da Série A2. E só precisa de um empate para ir à final e, consequentemente, confirmar seu retorno à elite estadual em 2023.

Fundada em 1920 a tradicional Associação Portuguesa Desportos, com três títulos paulistas da primeira divisão ( 1935,1036 e 1973),  busca voltar á elite do futebol Paulista seis anos depois de ser ter sido rebaixada, no ano de 2015,

Oscilando nos últimos anos, o acesso luso tem batido na “trave”, mas agora, com uma grande campanha – teve o melhor retrospecto na primeira fase, 32 pontos em 15 jogos – depois passou pelo Primavera por um duplo 1 a 0 -, a Portuguesa, do técnico Sérgio Soares, venceu o primeiro jogo contra o Rio Claro no Estádio Shimitão, 1 a 0, gol de Luan, e pode até empatar neste sábado que ainda conseguirá o acesso.

lusa 1
Portuguesa x Rio Claro - Perto do céu 16

RIO CLARO

Enquanto isso, o Rio Claro Futebol Clube, fundado em 1909, ainda acredita no acesso. O Galo Azul, dirigido pelo técnico Alberto Félix, que fez uma boa campanha na Série A2 deste ano, terminando em quarto lugar na primeira fase com 23 pontos em 15 jogos – eliminou o rival Velo Clube, no dérbi rio-clarense, 0 a 0 2 a 2 e ganhando nos penais -, vem o Canindé, determinado a surpreender “estragar” a festa que o torcedor luso está prometendo neste sábado.

O ganhador desta partida encara na final da A2 quem se classificar de Oeste e São Bento, que jogam 19h na Arena Barueri (2 a 2 no primeiro jogo).

Lusa com quase força total

Na Portuguesa, o técnico Sérgio Soares vem com a força praticamente máxima. Não terá apenas Eduardo Diniz expulso no jogo anterior. Para a vaga, as opções são Carlos Henrique, Marco ou Rickson. O DM luso tem o lateral direito Luís Ricardo com desconforto no adutor esquerdo; o zagueiro Luizão Nascimento com dores no joelho; o zagueiro Flávio Boaventura com desconforto no tornozelo esquerdo e Luís Ricardo que trata o adutor direito.

alberto
Alberto elogiou a Portuguesa, mas ainda acredita no Rio Claro na final da Série A2 — Foto: Reprodução

O atacante Luan, autor do gol da vitória em Rio Claro, usou o discurso do “pés no chão”. “Não tem nada ganho. Temos uma boa vantagem, não poderemos esquecer ela, mas em casa temos que procurar tempo todo a vitória. Temos que jogar com os pés no chão. Queremos agradecer ao apoio do torcedor. Foi maravilhoso. E cantou e nos apoiou o tempo inteiro em Rio Claro e contamos com seu apoio em casa”, disse Luan.

Galo Azul

Precisando vencer por um gol para levar aos penais e dois para ficar com a vaga, o Rio Claro teve uma semana inteira de treinos e muita concentração e o treinador quer um time de muita garra e atenção no jog inteiro. Segundo a imprensa de Rio Claro, o treinador Alberto Félix, buscou na reapresentação do time levantar o moral dos atletas e fazê-los acreditar na possibilidade real da classificação. O treinador e todo elenco acreditam que podem surpreender a Lusa no Canindé e sair com o acesso para Rio Claro. Félix deve contar com todo seu elenco para a partida.

O defensor Sosa disse que a vantagem da Lusa é mínima “Eles fizeram um gol (em Rio Claro) mas tivemos chances também. Vamos buscar corrigir os erros. Está tudo aberto e acabou só o primeiro tempo da decisão. Jogar na casa deles é um desafio, mas temos condições de reverter”, afirmou.

Jogo da primeira fase

FICHA TÉCNICA

Portuguesa
Portuguesa
Rio Claro-SP
Rio Claro-SP
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
Semifinais
Fase Data:
09/04/2022
Fase Hora:
4:00 pm
Fase Arbitro:
Douglas Marques das Flores
Fase Assistentes:
Alex Ang Ribeiro , Leonardo Tadeu Pedro
Fase Estádio:
Osvaldo Teixeira Duarte, Canindé-SP
Fase Endereço:
São Paulo

Confira também: