Belo Jardim Afogados-PE
PERNAMBUCANO: Última rodada promete agitações em todos os jogos

Duas equipes brigam por vaga direta na semifinal, enquanto outras tentam se classificar ao mata-mata e impedir rebaixamento no Estadual

Pernambucano chega à rodada final com todas as disputas em aberto, seja por vaga direta na semifinal, mata-mata ou contra a degola

Retrô Íbis Pernambucano
Pernambucano tem confronto de opostos entre Fênix e Pássaro Preto (Foto: Abne Quintino - Retrô FC)

Recife, PE, 31 (AFI) – A 13ª e última rodada do Campeonato Pernambucano 2023 será de muita agitação em todos os seis jogos. Seja na briga direta por vaga na semifinal, pelo G-6 para ir ao mata-mata ou contra o descenso, as partidas serão realizadas todas simultaneamente na tarde deste sábado (1º), às 16h30.

LUTA POR G-2

Dependendo apenas de si para ficar no G-2, ao lado do Sport, o Retrô vai a campo em duelo de opostos contra o Íbis no Estadual. A Fênix entra em campo precisando de uma vitória simples no Arthurzão, em Bonito, enquanto o Pássaro Preto tenta evitar o descenso no Pernambucano necessitando do mesmo resultado; azulinos somam 24 pontos e estão na vice-liderança, já os rubro-negros ocupam a 9ª posição, totalizando 12 pontos ganhos.

Com a necessidade de vencer e torcendo por um tropeço do time de Camaragibe, o Náutico recebe o Petrolina nos Aflitos sonhando em terminar junto ao rival da Praça da Bandeira. Para isso, tem que sair vitorioso e manter a invencibilidade no Pernambucano como mandante, pois possui 22 pontos ganhos e está na 3ª colocação, enquanto a Fera Sertaneja chega embalada depois de se garantir na Série D de 2024, somando 19 pontos no 4º lugar.

DISPUTA POR G-6

Já dentro da zona de classificação ao mata-mata do Pernambucano, o Santa Cruz depende apenas de si para salvar o início ruim de temporada e ainda sonhar com o título, que não conquista desde 2016. O Mais Querido enfrenta o rebaixado Belo Jardim na Arena de Pernambuco, como visitante, para se consolidar na 5ª colocação e chegar aos 18 pontos; Calango, por outro lado, é o 12º colocado e independente do resultado não mudará o posicionamento.

Salgueiro Afogados Pernambucano
Pernambucano tem sertanejos na disputa contra a queda (Foto: Bruno Pereira – SAC)

Quem também briga para seguir no G-6 do Pernambucano é o Central. Vindo de derrota justamente frente à Cobra Coral, a Patativa mede forças com o líder Sport precisando de uma simples vitória, pois totaliza 14 pontos ganhos e está na 6ª posição, já os rubro-negros somam 27 pontos e jogam por um empate para terminarem isolados no topo da tabela; duelo será realizado no Lacerdão, em Caruaru.

BRIGA CONTRA DEGOLA

Um dos confrontos diretos contra a degola do Pernambucano ocorrerá no Sertão. Os tricolores Salgueiro e Afogados entram em campo no Cornélio de Barros, com o Carcará tendo vantagem de apenas empatar por ter 13 pontos e ocupar a 7ª posição, enquanto a Coruja precisa vencer e torcer por tropeços de Maguary e Íbis, já que está na 11ª colocação e soma 11 pontos ganhos, vindo embalada por bater o Pássaro Preto.

O outro envolve duas equipes do Agreste. De volta à elite do Pernambucano após sete anos, o Porto busca a manutenção e precisa sair com três pontos para evitar o descenso, pois possui 13 pontos ganhos e joga por empate em caso de tropeço dos afogadenses, já a Maguary faz sua estreia na primeira divisão e tenta impedir a queda em partida que será disputada no Arruda, em Recife.

PRÉ-JOGO
unnamed file 171
Belo Jardim
1 3
unnamed file 566
Santa Cruz-PE
PRÉ-JOGO
828d381649fa42a90579a85dee546af5
Íbis-PE
1 4
unnamed file 1533
Retrô-PE
PRÉ-JOGO
unnamed file 483
Salgueiro
3 2
unnamed file 1298
Afogados-PE
PRÉ-JOGO
unnamed file 110
Náutico-PE
1 0
unnamed file 481
Petrolina-PE

Confira também: