Pernambucano: conheça os participantes da edição 2024

Portal Futebol Interior lista todos os 10 participantes do Estadual, enumerando melhores e última campanhas, títulos e participações

Pernambucano terá sua 110ª edição com a presença de 10 clubes e o Portal Futebol Interior enumerou dados de todos os participantes

Sport Petrolina Pernambucano
Atual campeão, Leão estreia frente à Fera Sertaneja (Foto: Rafael Bandeira - SCR)

Recife, PE, 05 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2024 tem início marcado para a próxima quarta-feira (10), dando pontapé inicial para a 110ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.

Afogados – Campeão da última Série A-2, a Coruja nunca venceu uma Série A-1, mesmo tendo chegado a semifinal. A equipe busca a conquista inédita em sua 7ª participação na competição.

Central – Com permanência garantida na 7ª posição da última edição do Pernambucano, a Patativa foi vice-campeã em 2018, porém busca reverter a situação nesta temporada. Será sua 62ª vez na elite estadual.

Flamengo de Arcoverde – Garantido na elite após o Salgueiro desistir por problemas financeiros, o Tigre foi o 3º colocado na Segunda Divisão, substituindo o também desistente Vitória. Em toda a história, jogará a elite pela 8ª vez com jogadores da base; melhor campanha foi o 7º lugar, conquistado em

Maguary – A equipe bonitense fez a estreia no ano passado, ainda que tenha sido o primeiro ganhador — em 1977 — da Segundona, terminando na 9ª colocação. Dessa maneira, nunca venceu o torneio.

Náutico – O Timbu sucumbiu nas quartas de final em 2023, diante do Salgueiro, mas conquistou o Pernambucano por 24 oportunidades, sendo a última em 2022. Esta será sua 109ª disputa do Estadual.

Petrolina – A Fera Sertaneja fez sua melhor campanha na última edição, ao terminar na 3ª posição, sendo eliminada na semifinal frente ao campeão Sport. Visando continuar em um momento positivo, sonha com o título inédito na 13ª participação.

Porto – Vice-campeão como o rival Central, em 1998, o Gavião do Agreste encerrou 2023 na 8ª colocação. Buscará faturar o certame estadual pela primeira vez na sua 24ª oportunidade a ser disputada.

Retrô – Terminando com o vice-campeonato por duas vezes consecutivas, inclusive na última temporada, a Fênix chega para fazer sua quinta participação. Um fato curioso é que nunca sequer foi rebaixado à A-2 do Pernambucano.

Santa Cruz – O 2023 ruim, que o deixou sem calendário nacional, se deve inicialmente ao 6º lugar, quando caiu nas quartas de final para o Petrolina. Com 110 participações, o maior número — jogou todas as edições — entre os participantes, se sagrou vencedor em 29 destas.

Sport – Atual e maior campeão, somando seu 43º título, busca alcançar o bicampeonato para ampliar ainda mais sua galeria de taças. O ano de 2024 será marcado pela 108ª oportunidade do Leão da Ilha no Pernambucano.

Confira também: