Paulistão: Palmeiras é favorito, mas Água Santa está vivo

O Palmeiras não é só o melhor time do Paulistão. Na verdade ele é neste momento, o melhor time do Brasil e um dos melhores das Américas.

Já o Água Santa, de Diadema, corre por fora e tenta, à sua maneira, surpreender esse adversário que lhe é bastante superior tecnicamente

Paulistão - Final
Água Santa quer surpreender. Foto: Rodrigo Corsi - FPF

Campinas, SP, 1 (AFI) – A decisão do Campeonato Paulista, versão 2023, será em dois jogos segundo manda o seu regulamento. O primeiro jogo será neste domingo, às 16 horas, em Barueri, na grande São Paulo. O Palmeiras, único invicto da fase de grupos desta competição, entra em campo como franco favorito. Já o Água Santa, de Diadema, corre por fora e tenta, à sua maneira, surpreender esse adversário que lhe é bastante superior.

Basta lembrar que, enquanto o Verdão disputou 12 jogos na fase de grupos e não perdeu nenhum, o Água Santa perdeu 3. Nas quartas de final,  o Palmeiras venceu o São Bernardo (1 x 0), enquanto o Santa empatou em zero a zero com o São Paulo e só ganhou a vaga nos pênaltis (6 x 5). O time de Diadema também empatou nas semifinais com o Red Bull Bragantino e precisou decidir a vaga nos pênaltis. Já o Verdão, venceu o Ituano por 1 a 0 sem deixar margem à dúvida.

Fica evidente, portanto, que o Palmeiras é mesmo superior ao Água Santa em todos os sentidos, mas como no futebol não dá para antecipar resultados, acho que devemos respeitar o time de Diadema que, de repente, pode até surpreender o Palmeiras num dos jogos destas finais.  Ainda assim, insisto em afirmar que o Verdão é franco favorito ao título paulista desta temporada.

O MELHOR DO BRASIL

O Palmeiras não é só o melhor time do Campeonato Paulista. Na verdade ele é neste momento, o melhor time do Brasil e um dos melhores das Américas. Seu elenco tem bons jogadores, está muito bem entrosado e tem um equilíbrio emocional que surpreende nos jogos mais difíceis. Não é um time de dar show de bola, mas é uma equipe que sabe o que quer, que têm uma auto-estima muito grande e que consegue mudar seu esquema tático dentro de um mesmo jogo, o que a maioria dos clubes brasileiros não consegue.

A qualidade do elenco verde começa pelo goleiro Weverton, o melhor do Brasil, neste momento.  Ele é uma segurança debaixo dos três paus. Na linha de zaga Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez, formam um quarteto defensivo de excelente nível. Tanto que a defesa do Palmeiras é a menos vazada do campeonato (sofreu apenas 5 gols até agora).

No meio campo Zé Rafael transformou-se num excelente volante, que não só marca como cria jogadas com facilidade. Na sua ajuda, Gabriel Menino e Raphael Veiga colaboram com qualidade técnica aprimorada. Na frente, Dudu e Rony abrem espaço nas defesas adversárias e colaboram em todas as jogadas ofensivas do time de Abel Ferreira. O técnico português, por sinal, também é destaque. No momento é o melhor treinador do futebol brasileiro. É um super campeão.

ÁGUA SANTA BEM ARMADO

O Água Santa tem pouco anos de existência como time de futebol profissional. Fez um ótimo campeonato até aqui. Seus números, como um clube mediano, são excelentes. Na fase de grupos disputou doze jogos, venceu 7, empatou 2 e perdeu 3. Marcou 13 gols e sofreu 9. Tem um saldo positivo de 4 gols. Seu técnico é ainda muito jovem, mas um grande estudioso de futebol. É Thiago Carpini, de apenas 38 anos.

Ele já passou por vários clubes como XV de Piracicaba , Guarani, Botafogo, Oeste, Ferroviária, Santo André e Internacional, de Limeira. Todo ano ele é convocado pela diretoria do Água, faz um giro pelo interior paulista, escolhe jogadores e o clube contrata. Depois faz treinamentos seguidos e prepara o time para a disputa do Paulistão. Assim que o campeonato termina, os jogadores são liberados e Thiago trabalha por outro clube.

Veja o time base do Água Santa: Ygor Vinhas. Reginaldo Lopes, Didi, Marcondes e Kady. Bruno Xavier, Thiaguinho e Bruno Mezenga. Lucas Dias e Igor Henrique. Nestes jogos mais difíceis, o Água joga todo fechado (privilegia a defesa) e usa os contra-ataques em velocidade para tentar fazer seus gols. 

ARBITRAGEM INÉDITA

A Federação Paulista de futebol escalou Edina Alves Batista para apitar esta partida. Há muita gente que não aprovou a escala, mas Edina mereceu ser indicada porque fez excelente trabalho durante todo o campeonato. Ela tem bom diálogo com os jogadores, mas é decidida na tomada de posição quando a partida esquenta e costuma ser muito  respeitada pelos atletas que estão em campo.

Edina será a primeira mulher a apitar uma final de campeonato no País. Seus auxiliares serão Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro (ambos estão acostumados a trabalhar nos jogos que a Edina apita). É um trio competente e que só mereceu elogios nos jogos em que trabalharam até agora.

A segunda partida das finais do Paulista será disputada no próximo domingo, às 16 horas, na Allianz Arena, que pertence ao Palmeiras (por ter a melhor campanha o Verdão ganhou esse direito). Para esta partida o árbitro escalado foi Raphael Claus, outro destaque da arbitragem paulista e brasileira de alguns anos para cá.

O jogo deste domingo em Barueri será transmitido pela TV Record. A TNT também comprou os direitos e vai transmitir essa partida. A Record no canal aberto e terá como narrador Cleber Machado, que era da TV Globo. Vale à pena conferir.

Confira também: