Paraibano: Segundona tem clubes e regulamento definidos

Divisão de acesso será composta por 10 times, com nomes já tradicionais, e dando vaga aos finalistas na elite, bem como os dois piores caem à Terceirona

Paraibano terá divisão de acesso disputada entre 10 clubes, com os dois melhores tendo vaga na elite e dois piores rebaixados

Segundona Paraibano
Conselho técnico da Segundona do Paraibano ocorreu na sede da FPF-PB (Foto: Wellington Faustino - FPF-PB)

João Pessoa, PB, 14 (AFI) – A 2ª Divisão do Campeonato Paraibano está definida. Ainda sem data confirmada para iniciar, o Estadual teve reunião nesta terça-feira (13) e firmou, além dos 10 participantes, o regulamento; expectativa é que comece no dia 2 de setembro.

FÓRMULA DEFINIDA

Por decisão unânime, os clubes aceitaram a primeira fase do certame com todos se enfrentando em turno único. Dessa maneira, os dois melhores colocados avançam direto à semifinal, enquanto do 3º ao 6º há cruzamento olímpico como equivalente a quartas de final; do 7º ao 10º, todos ficam como eliminados e os dois piores serão rebaixados a 3ª divisão em 2024.

Os confrontos anteriores à final serão em ida e volta, já a decisão da divisão de acesso do Paraibano será realizada numa única partida; os finalistas conquistam acesso à elite. Assim como em 2022, o certame será Sub-23 e dando direito aos clubes de colocarem até cinco jogadores acima da faixa etária por jogo.

Serra Branca é o atual campeão da Segundona do Paraibano
Serra Branca é o atual campeão da Segundona do Paraibano (Foto: Cassiano Cavalcanti – Serra Branca)

PARTICIPANTES

A Segundona do Paraibano terá nomes tradicionais e que, recentemente, passaram pela elite, como o Atlético Cajazeirense e a Perilima. A dupla se junta a Confiança, Desportiva Guarabira, Esporte de Patos, Picuiense, Pombal, Sabugy, Spartax e Sport Lagoa Seca.

Disputada desde 1991, a competição não teve disputa em apenas quatro anos (1997, 1999, 2002 e 2003) por falta de interessados, já em 2020 devido à pandemia de covid-19. Primeiro ganhador foi o Sousa, que teve o Atlético como vice; maior campeão é o Esporte, que saiu vitorioso em quatro ocasiões e busca o pentacampeonato.

Confira também: