Sérgio Carvalho: Nem Felipão tirou o falido Cruzeiro da Série B

Muito mal administrado nos últimos anos, o clube jogou dinheiro fora, gastou muito mais do que podia e se enterrou nuam cova

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Cruzeiro, de Belo Horizonte,vai ficar mais um ano (pelo menos) na Série B do Campeonato Brasileiro. Nem Luiz Felipe Scolari, o Felipão, conseguiu levá-lo de volta à série A. Foi uma tentativa válida, mas o problema do time estrelado de Minas infelizmente não era só dentro de campo,

Era e, continua a ser, fora de campo. Muito mal administrado nos últimos anos, o clube jogou dinheiro fora, gastou muito mais do que podia, cometeu erros estratégicos na sua caminhada e despencou para a Série B na temporada de 2019.

Os dirigentes corruptos que administravam o clube foram afastados, uma nova diretoria assumiu, mas pouco se conseguiu para recuperar as finanças do clube, montar um time forte para disputar a Série B e iniciar o caminho de volta a série A ainda na temporada 2020.

Felipão cumpriu meta básica: manter Raposa na Série B
Felipão cumpriu meta básica: manter Raposa na Série B

SEM TEMPO
Acontece que o trabalho feito após a queda da última diretoria, não houve tempo suficiente para que os novos dirigentes conseguissem recuperar todo o tempo perdido. Ao contrário.

De repente o time começou a perder pontos na Série B e a ameaça do rebaixamento para a Série C ficou ainda maior. Foi quando num último esforço e ainda sem dinheiro, os atuais dirigentes resolveram contratar o badalado Luiz Felipe Scolari.

MUDOU O ASTRAL
Na chegada dele o astral no clube até mudou. Tanto que em algumas rodadas do campeonato, o Cruzeiro voltou a somar pontos. Mas Felipão, que é um técnico experiente e carismático, não é mágico.

Aos poucos, o Cruzeiro voltou a perder pontos e o sonho de voltar à Série A se perdeu no espaço. Agora, quando só faltam três rodadas para o final do campeonato, o Cruzeiro já sabe que não vai subir. Vai sim continuar na Série B e só na próxima temporada poderá sonhar com a volta a primeira divisão.

Após empate sem gols contra o Náutico, Felipão entregou o cargo
Após empate sem gols contra o Náutico, Felipão entregou o cargo

TENTA SE MANTER
Com esse cenário, a diretoria tenta no momento ao menos segurar os jogadores que produziram bem e segurar Felipão no comando do elenco. Mas parece que essa possibilidade é remota.

Felipão não gostou de trabalhar no Cruzeiro devido aos problemas financeiros e já tinha dito a amigos mais próximos que iria deixar o clube assim que o mantivesse na Série B. Não haverá solução à curto prazo, porque falta dinheiro e não há como pagar muito mais para Felipão ficar.

SEM SAÍDA
Sem técnico, sem dinheiro e com muitos jogadores também querendo deixar o clube, o que fará a atual diretoria para superar todos esses problemas? Difícil dizer. A verdade é que não há onde buscar dinheiro.

Não há ninguém interessado em investir no Cruzeiro. Não se sabe também quando o torcedor poderá voltar aos estádios. As arrecadações poderiam ajudar muito. Assim, o mais provável, é que a próxima temporada da Série B que vai começar daqui alguns meses, será igual ou ainda pior para o Cruzeiro.

FELIPÃO DIZ QUE CRUZEIRO PRECISA DE AJUDAS EXTERNAS

AINDA VAI SOFRER
A ameaça do clube continuar durante anos na Série B não é está descartada. Seria um desastre total. A única saída seria o surgimento de um mecenas, tipo Dona Leila, no Palmeiras, que poderia manter as dívidas do Palmeiras em dia durante o ano todo. Mas dificilmente esse sonho poderá ser concretizado.

E, numa dessas, o Cruzeiro pode continuar na série B ainda por muito e muito tempo. Enquanto isso, os dirigentes culpados por esse crime continuam soltos. Talvez investindo os milhões que roubaram dos cofres cruzeirenses. Querem injustiça maior do que essa??

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos