Luto! Morre técnico que levou a Argentina ao título da Copa do Mundo em 1978

Técnico foi o primeiro a convocar Maradona para a seleção principal e também comandou o Barcelona

Screenshot 3 1

Campinas, SP, 05 (AFI) – Um dos maiores técnicos da história da Argentina, César Luis Menotti morreu neste domingo aos 85 anos. Seu principal feito foi levar a seleção argentina ao seu primeiro título da Copa do Mundo, em 1978.

“A Associação de Futebol Argentino lamenta informar com enorme tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor das Seleções Nacionais e ex-técnico campeão do mundo pela Argentina”, comunicou a AFA.

A causa da morte não foi revelada. Em março, Menotti havia sido hospitalizado por causa de um caso grave de anemia. No entanto, de acordo com o jornal argentino Olé, recebeu alta no dia 10 de abril.

JOGOU COM PELÉ

César atuou como meia e passou por times tradicionais, como Rosário Central, Racing Club e Boca Juniors. Defendeu também o New York Generals, dos Estados Unidos.

Também teve uma breve passagem pelo Santos, onde jogou ao lado de Pelé e conquistou o Campeonato Paulista de 1968. Por fim, o Juventus-SP foi o seu último clube antes de pendurar as chuteiras, no ano de 1970.

TÉCNICO HISTÓRICO

Mas foi como treinador que deixou sua marca na história do futebol. Iniciou no Newell’s Old Boys e Huracán antes de comandar a seleção argentina de 1974 a 1982.

Foi o primeiro a convocar Maradona, com quem também trabalhou no Barcelona, quando foi técnico do time catalão entre 1982 e 1984. Com Maradona, também foi campeão do Mundial Juvenil em 1979.

Em sua passagem no Barcelona, conquistou a Copa da Liga, Copa do Rei e a Supercopa. A lista de títulos também inclui o Torneio Metropolitano pelo Huracán.

César Luis Menotti ainda foi técnico de Boca Juniors, River Plate, Independiente (Argentina), Atlético de Madrid (Espanha), Sampdoria (Itália), entre outros. Teve breve passagem também pela seleção do México em 1992.

Seus últimos trabalhos como treinador aconteceram no México, à frente de Puebla (2006) e Tecos (2007).