Estreias de Daniel Alves e Rogério Ceni incendiam a 15.ª rodada do Brasileirão

Confrontos entre alguns grandes clubes (casos por exemplo de Grêmio x Palmeiras e Cruzeiro x Santos) também são atraentes.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

As estreias do lateral e capitão da Seleção Brasileira Daniel Alves com a camisa do São Paulo e a de Rogério Ceni como técnico do Cruzeiro, serão sem dúvida as grandes atrações da décima quinta rodada do Brasileirão 2019. Lógico que confrontos entre alguns grandes clubes (casos por exemplo de Grêmio x Palmeiras e Cruzeiro x Santos) também são atraentes.

Mas o lateral são paulino tem enorme prestigio dentro e fora do Brasil e sua primeira exibição com a camisa tricolor deve ser encarada como auspiciosa e uma grande jogada de marketing do clube da fé.

Cuca confirmou a presença de Daniel não na lateral mas no meio campo, já que Hernanes, machucado, não poderá jogar. Ainda assim só com sua presença em campo o São Paulo levará ao seu estádio um público recorde.

Rogério Ceni: primeira grande chance no Cruzeiro
Rogério Ceni: primeira grande chance no Cruzeiro

Também o primeiro jogo de Rogério Ceni no comando do Cruzeiro, vai agitar a rodada e levará enorme público ao Mineirão.

Torcida cruzeirense está eufórica e acredita numa forte reação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e até na Copa do Brasil, onde ainda tem um jogo para disputar contra o Internacional.

O BOM VOVÔ
Como disse acima Daniel Alves estreia no São Paulo neste domingo, no Morumbi, a partir de 16 horas, contra o bom time do Ceará. O chamado Vovô do futebol cearense faz campanha histórica no Campeonato Brasileiro e pode complicar o time da casa.

O São Paulo, no entanto, entrará em campo como favorito porque está invicto há sete jogos, vem de três vitórias seguidas e está com sua auto estima em alta. Só um autêntico desastre técnico o levaria a uma derrota nessa partida. A décima quinta rodada do Brasileirão promete. Primeiro porque além de estreias citadas acima, também contará com jogos de altíssimo nível para sábado e domingo.

CINCO JOGOS
No sábado, por exemplo, cinco jogos. Às 17 horas, em Fortaleza, Fortaleza x Internacional e no Itaquerão, Corinthians x Botafogo. Às 19 horas o Vasco enfrenta mais uma vez o Flamengo, num dos maiores clássicos do futebol brasileiro.

As 21 horas, o Grêmio recebe o Palmeiras, num jogo que terá repeteco na próxima semana, só que válidos pela Copa Libertadores de América.

NO DOMINGO

Chapecoense levou quatro do Ceará
Chapecoense levou quatro do Ceará

No domingo, as 16 horas, em Belo Horizonte, o Cruzeiro enfrenta o Santos, líder do campeonato, o São Paulo pega o Ceará no Morumbi, o Fluminense enfrenta o CSA no Rio e o Bahia enfrenta o limitado Goiás, em Salvador.

Às 19 horas, o jogo do desespero entre Chapecoense e Avaí. Como ambos estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento, será importante ganhar esses três pontos.

A Chape me parece mais perto da vitória. Lembramos que nesta rodada não haverá jogo na segunda feira à noite, como tem acontecido. Esse jogo só volta na segunda da semana que vem

C * U * R * T * A * S

* VAMOS fazer uma análise sobre as possibilidades de cada clube nos jogos citados acima. O Fortaleza que perdeu Rogério Ceni enfrenta o Internacional. Jogo bastante difícil. Não há um favorito disparado.

No Itaquerão o Corinthians vai receber o perigoso Botafogo. Um time bem armado e que volta e meia surpreende fora de casa. O Timão leva ligeiro favoritismo, mas não pode bobear. Se o fizer, perde ponto em casa. No clássico carioca entre Vasco e Flamengo, favoritismo para o rubro negro que tem mais time e atravessa melhor fase. Vasco vai sofrer.

Ceni estreia contra o líder Santos
Ceni estreia contra o líder Santos
* NO confronto de Curitiba entre Athletico Paranaense e Atlético MG, o Furacão me parece mais perto da vitória. Ainda assim, uma vitória do Galo mineiro não está totalmente fora de cogitação.

Nos jogos de domingo, o Cruzeiro, que agora é dirigido por Rogério Ceni, vai receber o Santos, líder do campeonato. Será a estreia do Mito no comando do Cruzeiro.

O Peixe atravessa melhor momento. Cabe ao Cruzeiro tentar se impor e reverter esse ligeiro favoritismo do time de Sampaoli. Lembro que o Cruzeiro está no Z4 e precisa muito vencer.

* O JOGO do Morumbi que vai marcar as estreias de Daniel Alves e Juanfran (experiente jogador espanhol), tem tudo para ser totalmente favorável ao São Paulo. As estreias e a boa fase do Tricolor antecipam isso.

Mas não se pode deixar de citar o excelente momento vivido pelo Ceará, que é nono colocado do campeonato, tem 20 pontos ganhos, apenas 4 atrás do São Paulo. Todo cuidado será pouco para a equipe dirigida por Cuca. Nos outros jogos, o Flu é favorito contra o CSA e o Bahia contra o Goiás. Sobre Chapecoense e Avaí já falei na abertura.

Daniel Alves e Juanfran
Daniel Alves e Juanfran
* CLASSIFICAÇÃO do Brasileirão antes dos jogos citados. Santos é líder com 32 pontos ganhos. Palmeiras tem 29. Flamengo e Atlético MG, 27. São Paulo e Corinthians, 24. Botafogo, 22. Internacional, 21. Ceará e Bahia, 20. Athletico PR, 19.

Fortaleza, Goiás, Grêmio e Vasco da Gama, 17. Fluminense, 12. Cruzeiro, 11. Chapecoense, 10. CSA, 8. Avaí 6. Assim que essa rodada se encerrar na noite de domingo faltarão 4 rodadas para o final do turno. Para o final do campeonato ainda vão faltar 42 rodadas. Muita agua ainda vai passar por baixo da ponte.

* NÚMEROS do Brasileirão. Maior número de vitórias - Santos, 10. Mais empates- São Paulo e Corinthians, 6. Maior número de derrotas - Fluminense, Chapecoense, CSA e Avaí com 8 cada. Melhor ataque é o do Flamengo com 28 gols em 14 jogos.

Clube que menos sofreu gols até agora - Corinthians, apenas 8 gols contra em 14 jogos. Melhor saldo de gols - Palmeiras que tem 14. Santos, Palmeiras, Flamengo, Atlético MG, São Paulo, Corinthians e Botafogo são os clubes mais perto da Libertadores nesse momento. Estão nos primeiros sete lugares.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos