Decisão do Paulistão tem tudo para chegar aos pênaltis

Pelo retrospecto dos dois clubes, a chance de que a decisão do título seja na cobrança de pênaltis é muito grande.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Corinthians e São Paulo disputam na tarde desse domingo (16 horas), dia 21 de abril, no Itaquerão, o segundo jogo final do Campeonato Paulista de 2019. No jogo de ida deu empate sem gols. No jogo desse final de semana, pelo retrospecto dos dois clubes, a chance de que a decisão do título seja na cobrança de pênaltis é muito grande.

Para chegar a essa conclusão levo em consideração que o São Paulo tem um tabu de nunca ter vencido na Arena corintiana. Além disso, nos últimos quatro jogos, o Corinthians não fez nenhum gol. O São Paulo também não fez gols contra o Palmeiras (dois jogos) e contra o próprio Corinthians no último final de semana no Morumbi.

ARMADOS NA DEFESA
Fica evidente, portanto, que os dois times estão muito bem armados na defesa mas tem sérias dificuldades pra fazer gols.

Acrescente-se ainda que os dois goleiros, Cássio e Volpi, estão em excelente fase e certamente vão dificultar a feitura de gols durante o jogo.

Diante desta realidade, qualquer analista que se preze diria o que estou dizendo na manchete desse comentário: que essa decisão do título paulista tem tudo para ser feita na cobrança de pênaltis.

Ou seja, com a incapacidade dos finalistas de fazerem gols com a bola em jogo, no final da partida haverá cobrança de cinco pênaltis alternados para cada time e quem chegar ao final com maior número de penalidades convertidas levantará o caneco.

CHANCE DOS PENALTIS
Se ainda assim o empate prevalecer, a decisão vai continuar com cobranças alternadas até que um dos times erre uma cobrança ou um dos goleiros defenda uma penalidade (lembro que Volpi, diante do Palmeiras, defendeu duas e Cássio tem defendido pelo menos uma a cada disputa).

Quanto as possibilidades técnicas dos dois times neste grande clássico, não nos parecem ser das melhores. Ambos tem jogado pouco ou quase nada.

São ótimos para defender mas muito limitados para atacar. E futebol sem arremates e sem gols é muito difícil de ser assistido.

PODE SER GRANDE JOGO
Acrescento, de qualquer forma, que apesar de pessimista quanto a qualidade do jogo e possibilidade de que saiam gols, não será impossível que isso venha a acontecer. De repente, logo de início, um dos times faz um gol e muda toda a projeção que fizemos acima.

Na verdade torço para que isso ocorra e que o campeão seja apurado através dos gols feitos durante a partida e não na decisão por pênaltis. Seria muito mais justo e mais agradável para os torcedores da equipe vencedora.

C * U * R * T * A * S

* SÃO PAULO não ganha um título paulista há dez anos. O Corinthians vem de duas conquistas seguidas e pode chegar a terceira seguida neste domingo. Isso só aconteceu com o Timão na década de 30.

Último grande que ganhou três campeonatos seguidos foi o São Paulo sob o comando de Muricy Ramalho. Por falar em técnico, Fábio Carille foi campeão paulista em 2017 e 18. Pode ser tri no final desta semana.

TIMÃO VEM JOGANDO BEM

* CORINTHIANS tem jogado muito mal nas últimas semanas. Na quarta feira passada perdeu para a Chapecoense, em Chapecó, por 1 a 0, em jogo válido pela Copa do Brasil. A exibição corintiana foi desastrosa.

A defesa ainda funcionou um pouco, mas o meio campo e o ataque não fizeram quase nada. O time de Carille praticamente não chutou a gol. E quem não chuta, não marca. Essa é a verdade.

Cuca busca 1.º paulista
Cuca busca 1.º paulista

CUCA CAMPEÃO ?

* CUCA nunca foi campeão paulista. Carille, como dissemos, já é bi. O encontro desses dois treinadores será uma atração a mais nesse clássico decisivo.

No jogo de ida só tinha sãopaulino no estádio. Nesse jogo só terá corintiano. É o que manda o regulamento.

No final do jogo haverá festa para o campeão com a entrega de medalhas e troféus. Na segunda à noite, a FPF faz a festa de encerramento do torneio.

AUSÊNCIAS SENTIDAS

* NO TRICOLOR uma ausência certa é o centroavante Pablo.Ele passou por cirurgia e vai ficar algumas semanas fora dos gramados. Em compensação Hernanes tem condições de jogo e pode ser um dos meias do time de Cuca.

Na defesa não deve haver mudança. No meio campo também não. Só não sabemos se Cuca vai escalar Carneiro, jovem centroavante uruguaio, como titular no inicio do jogo. Ainda é dúvida.

MAIS AO ATAQUE

* CARILLE também tem suas dúvidas. Como seu time foi muito mal em Chapecó ele pode fazer algumas modificações. Cássio voltará ao gol. Avelar pode ser o lateral esquerdo. Jadson talvez comece a partida no meio campo.

Nesse caso,Sornoza ficará na reserva. A esperança de Carille no ataque é Clayson, que atravessa momento fantástico. Mas seria importante também se Gustagol voltasse à sua melhor forma.

CAMPEÃO E DECISÕES

* O GRÊMIO sagrou-se campeão gaúcho da temporada na última quarta-feira. Internacional perdeu mais uma. Renato continua a ganhar muitos títulos como técnico do tricolor gaúcho.

Nesse final de semana haverá decisão de título no Rio com Flamengo e Vasco. Mengão é favorito. Em Minas, Cruzeiro faz segundo jogo contra o Atlético. Em Fortaleza, Ceará e Fortaleza decidem o título. Ceni pode ser campeão.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos