Agora falta pouco, apenas uma vitória para o Corinthians ser o campeão brasileiro 2018

Basta que o Corinthians vença o Fluminense, na sua Arena nesta quarta feira à noite, e a conquista estará consolidada

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Bem antes de terminar o jogo entre Corinthians e Avaí, sábado à noite, no Itaquerão, a Fiel torcida já gritava "é campeão". Um grito que tem sua razão de ser porque com a vitória neste jogo o Timão ficou a apenas três pontos do título brasileiro da temporada.

Assim, basta que o Corinthians vença o Fluminense, na sua Arena nesta quarta feira à noite, e a conquista estará consolidada. Tudo isso porque nesse momento a diferença do Corinthians para o Grêmio, que é o segundo colocado, é de dez pontos. Com mais três de uma vitória sobre o Flu, o Timão chegaria aos 71 pontos e não poderia mais ser alcançado.

Se o título se confirmar (como se espera!), as últimas rodadas do Brasileirão terão como único atrativo a briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Uma briga que está acirrada e que ainda está longe de ser definida.

É provável até que só na última rodada do Brasileirão a gente poderá apontar os sete ou oito clubes que realmente disputarão a maior competição das Américas em 2018. Outro briga boa será entre os clubes que lutam para não cair.

BRIGA NA QUEDA
No momento, Avaí e Atlético-GO estão praticamente condenados ao rebaixamento. Ponte Preta e Sport Recife ainda respiram mas dificilmente vão escapar da degola.. Particularmente aposto que os rebaixados serão mesmo Sport Recife, Ponte Preta, de Campinas, Avaí e Atlético-GO, que, nesse momento, são mesmo os piores clubes da competição.

A grande surpresa será se um deles ainda conseguir escapar no rush final do campeonato. Mas pela lógica, são eles os favoritos para integrar a série B do Brasileiro no ano que vem. Seria uma zebra se isso não acontecesse!!!

C * U * R * T * A * S

* O CORINTHIANS, virtual campeão brasileiro da temporada, não jogou bem contra o Avaí, no sábado. Seu futebol foi tosco, sem imaginação. Mas um gol de peito do centro avante Kazim, deu ao Timão uma vitória justa contra um Avaí retrancado e amedrontado. Melhor setor do time de Fábio Carille, mais uma vez, foi a defesa.

* BALBUENA foi o melhor do setor. O meio campo esteve confuso e só melhorou um pouco com a entrada de Jadson no segundo tempo. No ataque, muito esforço de Kazim, mas pouco futebol. Ou seja. O Corinthians ganhou como sempre por 1 a 0 e exibindo um futebol meia boca. Mas venceu e isso é que foi o mais importante.

* O PALMEIRAS conseguiu sua reabilitação depois de três jogos sem vitória. Diante de um Flamengo apático e confuso, time de Alberto Valentim se impôs e poderia até ter goleado. No final, 2 a 0 para o Verdão, gols de Deyverson, aos 13 e 36 minutos do primeiro tempo. Desta vez, com a inclusão de Luan, a zaga verde funcionou bem.

* FELIPE Melo voltou ao time aplaudido pela torcida. Jogou bem e, no segundo tempo, cansado, foi substituído. Mas o herói do jogo foi mesmo o atacante Deyverson. Além dos dois gols ele foi sempre um perigo para a defesa do Flamengo. Em compensação, a zaga rubro negra foi um desastre. Rafael Vaz foi o pior do time e também do jogo.

* O SÃO PAULO fez uma exibição discreta diante do Vasco da Gama, em São Januário. Ainda assim, ganhou um ponto fora de casa e manteve sua esperança de ainda conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. Gol tricolor foi de Marcos Guilherme em jogada individual ainda no primeiro tempo. No segundo, o Vasco reagiu.

* COM ESSE empate o São Paulo de Dorival Junior chegou a cinco jogos sequentes sem perder. Uma prova de que o time evoluiu e mesmo sem jogar um grande futebol consegue manter uma sequência de jogos sem perder. O Vasco também não brilhou. Seu futebol foi de baixa qualidade. Daí considerarmos justo o resultado da partida.

* O SANTOS, que não jogou no final de semana, volta a campo na noite desta segunda feira lá em Chapecó, contra a Chapecoense. Não será um jogo fácil, já que contra os chamados grandes o time de Chapecó conseguiu bons resultados neste campeonato. Diante disso, diria que um empate já seria um ótimo resultado para o Peixão.

* TODOS os resultados dos jogos da 34ª rodada do Brasileirão 2017. Botafogo 0 x Atlético PR 1. Corinthians 1 x Avaí 0. Vasco da Gama 1 x São Paulo 1. Palmeiras 2 x Flamengo 0. Grêmio 1 x Vitória 0. Atlético GO 2 x Sport Recife 0. Bahia 2 x Atlético MG 2. Cruzeiro 3 x Fluminense 1 e Coritiba 1 x Ponte Preta, de Campinas 1.

* DEPOIS desses resultados o Corinthians mantêm-se disparado na liderança com 68 pontos ganhos. O Grêmio tem 58. O Palmeiras, 57. O Santos, 56. O Cruzeiro, 54. O Botafogo, 51 e o Flamengo, 50. Na Z4 estão Sport Recife com 36 pontos e saldo de -11. Ponte Preta está com 36 e saldo de -12. Avaí, 35 e Atlético Goianiense, 30.

* BRASILEIRÃO vai ter jogos neste meio de semana. Quarta feira jogam Ponte Preta x Atlético PR. Grêmio x São Paulo. Vasco da Gama x Atlético MG. Corinthians x Fluminense. Cruzeiro x Avaí. Na quinta, Botafogo x Atlético GO, Palmeiras x Sport, Chapecoense x Vitória, Coritiba x Flamengo e Bahia x Santos. Será a 35ª rodada.

* JOGO mais importante será no Itaquerão onde o Corinthians encara o frágil Fluminense, do Rio de Janeiro. Se vencer, como é esperado, o Timão ganha o título brasileiro da temporada com três rodadas de antecedência. Jogo começa as 21h45. Jogo do São Paulo as 19H30. O Palmeiras joga as 20hs. O Santos, as 21 e a Ponte as 17 hs.

* A SÉRIE B esta a apenas três rodadas do seu final. No último final de semana a trigésima quinta rodada apresentou os seguintes resultados: Juventude 0 x Oeste 0. ABC 3 x Criciúma 1. Paraná 2 x Luverdense 0. Inter 1 x Vila Nova 1. Náutico 1 x Londrina 2. Figueirense 1 x América MG 2. Goiás 0 x Ceará 0. Boa Esporte 4 x Santa 2.

* O GUARANI, de Campinas venceu bem ao CRB por 2 a 1 e o Paysandu perdeu do Brasil de Pelotas por 3 a 2. Náutico e Santa Cruz, ambos de Pernambuco, já estão rebaixados. Pior ainda é que o Sport, também de Pernambuco, deve cair para a série B no final da atual temporada. Prova da atual fragilidade do futebol pernambucano.

* A TRIGÉSIMA sexta rodada da série B prevê para essa terça feira os seguintes jogos. Criciúma x Náutico. Londrina x Guarani, de Campinas. Vila Nova x Figueirense. Oeste x Internacional PA. Brasil de Pelotas x ABC. Ceará x Paysandu. Santa Cruz x Paraná. América MG x Juventude. Luverdense x Boa Esporte e CRB x Goiás.

* COM A surpreendente queda de produção do Inter, de Porto Alegre que não consegue mais ganhar em casa, o América MG assumiu a liderança da série B com 66 pontos ganhos. O Inter tem 64. O Ceará, 60. O Paraná, 59. Na Z4 estão Luverdense com 40. Santa Cruz com 33. O Náutico tem 31 e o ABC de Natal também com 31.

* A SELEÇÃO Brasileira de Futebol volta a campo na tarde/noite de hoje diante da boa seleção da Inglaterra, uma das melhores da Europa, nesse momento. O jogo começa as 18 horas e a tv transmite para todo o Brasil. Não há favorito. Os ingleses estão jogando um grande futebol e podem surpreender a equipe dirigida por Tite.

* POR SABER do potencial inglês, Tite já anunciou que vai colocar em campo o seu time base, o que, na opinião dele, é o melhor que o Brasil pode ter hoje. Alisson deve ser o goleiro. Na linha de zaga devem jogar Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo. Na cabeça de área joga Casemirio, com função de ajudar na marcação.

* RENATO Augusto deve fazer dupla com Casemiro. Enquanto isso, Paulinho e William estarão mais livres para atacar e ajudar na preparação das jogadas. No ataque, Neymar mais caído pela esquerda (onde gosta de jogar) e Gabriel Jesus que ocupará a vaga de centro avante mais avançado. Jogo será no moderno estádio de Wembley.

* ESSE é um jogo que se você puder, deve assisti-lo. A possibilidade de uma grande exibição dos dois times é grande. A qualidade técnica deve imperar. Como estarão em casa, os ingleses devem tentar impor seu ritmo. O Brasil deve cuidar-se mais na defesa e esperar o momento certo para o contra ataque. Será um duro teste para o Brasil.

* NESTE rodapé de coluna vou fazer alguns comentários que julgo apropriados para esse momento do Campeonato Brasileiro. Vou começar pelo São Paulo. Dorival Junior mostrou que é muito melhor do que Rogério Ceni como treinador. Ele arrumou o São Paulo que nesse momento não tem mais nenhuma possibilidade de ser rebaixado.

* MESMO assim tenho críticas a fazer em relação ao trabalho do atual técnico tricolor. Acho, por exemplo, que nem sempre ele substitui bem. Na verdade, Dorival tem cometido vários equívocos no momento de substituir um titular. Além disso, ele mantém alguns jogadores no time que não merecem uma vaga no time titular tricolor.

* O CENTRO avante Pratto, por exemplo, é medíocre. Ele não chuta, não cabeceia, passa mal e não sabe driblar. Além disso tem pouca velocidade. É um atacante inútil. Nos últimos quatorze jogos só fez um gol como centro avante. Medíocre. Gilberto, que é seu reserva imediato, é bem melhor. Já fez 12 gols mesmo jogando muito pouco.

* SIDÃO é um goleiro mediano. Não pode ser titular do São Paulo na próxima temporada. Clube precisa de um goleiro de maior qualidade. Será preciso contratar. Juciclei e Hernanes são ótimos jogadores. Diretoria tricolor deveria fazer de tudo para mantê-los no elenco. Petros, que já é tricolor, foi uma das melhores contratações do ano.

* O PALMEIRAS que contratou um número incrível de jogadores, tem muito titular e reserva de baixa qualidade. Edu Dracena está no fim. Não pode continuar como titular. Faltam bons laterais. Felipe Melo, mesmo polêmico, devia ser titular. Falta um bom centro avante. William ainda é o melhor jogador para jogar nesta difícil posição.

* ACHO QUE com a proximidade do final de temporada, a diretoria do Palmeiras deveria fazer uma reunião com o pessoal do futebol e criar um projeto para o ano que vem. É preciso afastar muito jogador que não tem mais condições de jogar no clube. Zé Roberto, Edu, Deyverson e Egidio são alguns deles. É preciso fazer uma limpeza.

* NO CORINTHIANS há um jogador que não vai mais servir para o clube. Falo de Jadson. Ele é daqueles jogadores que produzem bem uma temporada. Depois cai de produção e não joga mais nada. Hoje ele já está nessa condição. Pode fazer um ou outro jogo bom, mas na maioria das vezes vai jogar mal. Deveria ser negociado.

* É PRECISO contratar um bom atacante para revezar com Jô. Kazim é muito ruim. Se Arana for negociado como se fala, será necessário contratar um substituto à altura. Na direita também é preciso reforço. Fagner caiu de produção e não tem substituto. Sei que o Corinthians tem pouco dinheiro em caixa, mas vai precisar contratar.

* O SANTOS promete investir forte no futebol em 2017. Acho importante, porque o elenco atual é limitado. Faltam mais meio campistas, já que Renato caiu muito de produção e Lucas Lima vai sair. Falta um bom centro avante, porque Ricardo Oliveira está no fim. O elenco alvinegro é outro que precisa de uma boa reformulação.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos