Palmeiras e Ponte Preta foram os melhores times paulistas na abertura do Brasileirão

Entre os cinco clubes paulistas que disputam esse torneio, só Palmeiras e Ponte Preta fizeram bonito na estreia

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

O Campeonato Brasileiro de 2017 começou no último final de semana. Entre os cinco clubes paulistas que disputam esse torneio, só Palmeiras e Ponte Preta fizeram bonito na estreia. O Verdão venceu o limitado time do Vasco por 4 a 0 e a Ponte Preta derrubou o Sport Recife, que até tem um bom time, pelo mesmo placar.

No sábado o Corinthians empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, dentro do Itaquerão; no domingo cedo o Santos perdeu para o Fluminense por 3 a 2 no Maracanã e o São Paulo perdeu à tarde para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, por 1 a 0.

Marcação do Palmeiras não deu chances para o Vasco. Foto: Carlos Gregório - Vasco
Marcação do Palmeiras não deu chances para o Vasco. Foto: Carlos Gregório - Vasco
Nesta primeira rodada (campeonato terá mais trinta e sete), a grande surpresa foi a goleada que o Bahia impôs ao Atlético Paranaense por 6 a 2. Ninguém esperava por isso. Entre os clubes que perderam, o Vasco e o chamado Furacão paranaense são os que mais preocupam.

No caso do Vasco acho até que ele é um dos favo ritos a ser rebaixado mais uma vez. Ainda sobre o Palmeiras. É um outro time nas mãos de Cuca. Não dava mesmo para continuar com o limitado Eduardo Baptista.

A exibição diante do Vasco foi muito boa e alguns jogadores voltaram a jogar o que sabem como o centro avante Borja que até já começava a ser vaiado pela torcida palmeirense. Mesmo considerando-se que o Vasco é um time fraco, a vitória verde foi justa e seu favoritismo como um dos clubes que vai sim brigar pelo título do Brasileirão foi confirmado.

C * U * R * T * A * S

* O PALMEIIRAS pareceu um trator passando por cima do Vasco. A defesa do time carioca sofreu diante da pressão incrível proporcionada pelo ataque verde. Borja fez dois gols (um de pênalti) e foi um dos destaques da partida. Na defesa Mina e Edu Dracena trabalharam bem. No meio campo Dudu fez boa exibição e Jean foi bem na lateral.

* O VASCO precisa ser bem analisado por sua diretoria. O time atual é bem frágil. Se não for reforçado com urgência pode perder muitos jogos e ficar numa situação insustentável entre os últimos colocados. Dois jogadores vascaínos mostraram uma enorme incompetência. O zagueiro Jomar e o centroavante Luiz Fabiano.

* OS GOLS palmeirenses foram marcados por Jean aos 6 minutos de jogo, Guerra aos 40 do primeiro tempo; Borja a 1 minuto e aos 33 do segundo tempo (o segundo gol foi de pênalti). Já disse que Borja desencantou. Mas outros jogadores também brilharam. Entre eles Tchê Tchê que participou de três dos quatro gols palmeirenses.

Vasco levou quatro gols do Palmeiras, um de pênalti. Foto: Carlos Gregório - Vasco
Vasco levou quatro gols do Palmeiras, um de pênalti. Foto: Carlos Gregório - Vasco

* EM ALGUNS momentos o Vasco também conseguiu chegar ao gol de Prass. O goleiro mostrou mais uma vez sua grande forma. Foi um dos destaques da partida. Quanto ao jogo em si foi comandado totalmente pelo Palmeiras que jogou no ritmo Cuca. Sempre em função do gol e com muita competência na linha de zaga.

SÃO PAULO A PERIGO

* ENQUANTO o Palmeiras goleou na Allianz Arena, o São Paulo, de Rogério Ceni, perdeu no Mineirão para o Cruzeiro. Exibição tricolor tecnicamente até não foi ruim. O time mais uma vez teve ótima posse de bola. No segundo tempo, em especial, mandou na partida. Seu problema foi falta de arremates. Quem não chuta, não marca.

* ESSE, por sinal, tem sido o grande problema do Tricolor paulista em seus jogos neste primeiro semestre de 2017. O time domina as partidas, toca a bola, mas quase não faz jogadas agudas para fazer seus gols. Ninguém chuta, ninguém acerta uma boa cabeçada. As defesas rivais sempre dominam o ataque tricolor por cima e por baixo.

Goleiro Renan evitou o São Paulo de sofrer mais gols do Cruzeiro. Foto: Carlos Chiri
Goleiro Renan evitou o São Paulo de sofrer mais gols do Cruzeiro. Foto: Carlos Chiri

* PRATTO é um lutador e, dizem, um matador. Quando à sua aplicação, não tenho o que discutir. Mas como homem de área é um zero à esquerda. Não chuta e não cabeceia. Apesar do bom físico e estatura, não ganha jogadas de seus marcadores. Começo a achar que o São Paulo fez um mal negócio ao gastar muito para tê-lo.

* THIAGO Mendes jogou de lateral. Apoiou pouco, mas deu conta do recado. Quem bobeou foi o miolo de zaga. Maicon e Rodrigo Caio bateram cabeça no gol do Cruzeiro. Foi muito mais falha do miolo de zaga do que virtude do atacante Ramos Avila, que fez o gol do time da casa com muito oportunismo aos 3 minutos do segundo tempo.

* NESTE jogo gostei do goleiro Renan (não teve culpa no gol), do lateral esquerdo Junior Tavares que fez uma de suas melhores partidas pelo São Paulo. Jucilei foi um "monstro". Jogou demais. Acho até que foi o melhor do São Paulo. Luiz Araujo, Gilberto e Thomaz entraram no segundo tempo mas pouco conseguiram realizar.

* PARA concluir. Rogério Ceni que perdeu três decisões nos últimos trinta dias, começou muito mal o Brasileirão. Perdeu logo na estreia contra um Cruzeiro que nem jogou muito mas venceu o jogo. Já disse e volto a repetir. Com Ceni no comando do time, o São Paulo vai acabar se transformando num dos favoritos para ser rebaixado.

SANTOS PERDE NO MARACANÃ

* NA MANHÃ do domingo, o Fluminense venceu o Santos, no Maracanã, por 3 a 2. Foi jogo dificil e o árbitro errou num dos gols do Flu quando apitou pênalti que não houve. Ainda assim considero justa a vitória do tricolor carioca. A verdade é que o time do Santos não jogou um bom futebol. Apresentou muitas falhas durante o jogo.

Henrique Dourado esticou a perna e tocou de bico para o gol do Fluminense
Henrique Dourado esticou a perna e tocou de bico para o gol do Fluminense

* OS GOLS da partida foram marcados por Dourado aos 3 minutos e aos 47 do primeiro tempo. Sornosa fez mais um aos 12 minutos do segundo tempo. Vitor Ferraz marcou para o Peixe aos 38 minutos do primeiro tempo e Vladimir Hernandez, aos 42 minutos do segundo. Placar final, Flu 3 x Santos 2. Peixão começou muito mal.

* DE QUALQUER forma é bom lembrar que nos últimos Campeonatos Brasileiros o Santos também estreou mal. Depois melhorou de produção e até fez boas campanhas. Portanto o torcedor santista não deve se assustar. Não demora muito e o Santos deve crescer de produção. É tudo uma questão de tempo, de ter um pouco de paciência.

* NO TIME do Flu destaque para o artilheiro Dourado. Ele fez dois gols e outras boas jogadas. Sornoza também mostrou competência, assim como o goleiro Diego Cavalieri que, quando exigido, deu conta do recado. No Santos os destaques foram Vitor Ferraz, que fez gol, Renato e o goleiro Vanderlei. Ricardo de Oliveira foi a grande decepção.

TIMÃO DECEPCIONA A FIEL

* O CORINTHIANS, campeão paulista de 2017, fez sua estreia no sábado à noite, no Itaquerão. Bom público e expectativa grande para saber como o Timão se sairia em sua estreia no Campeonato Brasileiro. A exibição não foi a esperava. O time falhou. Alguns jogadores produziram pouco e decepcionaram. O meia Jadson foi um deles.

Goleiro Jandrei, da Chapecoense, foi bem no empate com o Corinthians no Itaquerão
Goleiro Jandrei, da Chapecoense, foi bem no empate com o Corinthians no Itaquerão
* RODRIGUINHO, que tem jogado muito, não esteve inspirado. Chutou pouco, apareceu pouco na área e não deu aqueles passes medidos para seus companheiros. Jô fez o seu, mas foi só. Sua atuação também não agradou. Entre os jogadores que se destacaram estiveram Balbuena, Arana e Romero. Pablo se machucou e foi substituído.

* NA CHAPECOENSE destaque para o goleiro Jandrei, que, quando exigido fez ótimas defesas. Luiz Otávio, na zaga, Girotto, no meio campo e Wellington Paulista no ataque foram os melhores. Wellington, por sinal, fez o único gol da Chape numa disputa de bola com o goleiro Cássio. O resultado de 1 a 1 deve ser considerado justo.

* BOM lembrar que tanto Corinthians quanto Chapecoense tiveram uma maratona de jogos antes da estreia no Brasileirão. No segundo tempo os dois times diminuíram o ritmo porque alguns de seus jogadores estavam bem cansados. Mas ficou provado também que disputar Brasileirão é diferente. Empate provou isso ao Corinthians.

ATROPELADA DA PONTE PRETA

* A PONTE Preta passou por cima do bom time do Sport Recife dentro do Moisés Lucarelli. Lucca esteve infernal e foi o melhor jogador em campo. O primeiro gol da Macaca foi dele aos 39 minutos do primeiro tempo. Nino Paraíba fez outro aos 41. No segundo tempo, Clayson de pênalti ampliou aos 27 e depois aos 47 minutos.

Ponte Preta não perdoou o time misto do Sport
Ponte Preta não perdoou o time misto do Sport
* A VERDADE é que GIlson Kleina arrumou esse time da Ponte. Mesmo depois das partidas irregulares contra o Corinthians, a Macaca voltou a jogar bola. Seu time está entrosado e pode fazer excelente campanha neste Campeonato. Pode até não brigar pelo título, mas acredito que poderá brigar por uma vaga na Libertadores de 2018.

* OUTROS resultados da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2017.Flamengo 1 x Atlético Mineiro 1, no sábado. Bahia 6 x Atlético PR 2, Avaí 0 x Vitória, da Bahia 0. Grêmio 2 x Atlético GO 0 .Flu, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Ponte Preta são os líderes do Campeonato neste momento. Hoje as 20 horas jogam Coritiba x Atlético-GO.

* A SEGUNDA rodada do Brasileirão será disputada no próximo final de semana. Veja os jogos. No sábado, Santos x Coritiba, Chapecoense x Palmeiras e Atlético GO x Flamengo. No domingo, Vasco x Bahia (11 horas), Botafogo x Ponte Preta, Atlético MG x Fluminense, Atlético PR x Grêmio, Vitória x Corinthians e Sport x Cruzeiro.

* O SÃO PAULO vai receber o Avaí, que empatou com o Vitória, no Morumbi, segunda feira, as 20 horas. O Tricolor precisa vencer ou poderá se firmar como lanterninha do campeonato já nas duas primeiras rodadas. Uma responsabilidade para Rogério Ceni que já está desgastado e poderá se desgastar ainda mais se perder essa partida.

SÉRIE B E OUTROS
* PELA série B do Brasileiro, o Guarani, de Campinas estreou com vitória diante do Brasil de Pelotas por 2 a 0. Eliandro fez os dois gols bugrinos. Já o Inter, de Porto Alegre, que disputa a divisão pela primeira vez, bateu no Londrina, fora de casa, por 3 a 0, gols de D'Alessandro e Nico Lopes 2. Próxima rodada no meio de semana.

* JÁ NESTA terça feira jogam Paraná x Paysandu, Ceará x Boa Esportes. N a sexta, Brasil x Londrina, Vila Nova x Juventude, América MG x Goiás. No sábado, Santa Cruz x Guarani, no Recife, Figueirense x Náutico, Oeste x Criciúma, Luverdense x CRB e Internacional x ABC, em Porto Alegre. Rodada não tem jogos no domingo.

* PELA Libertadores o Atlético Mineiro enfrenta o Godoy Cruz, em Minas na terça feira. Na quarta, San Lorenzo x Fluminense e Universidad Católica x Atlético PR. Na quinta feira o Botafogo carioca recebe o bom time do Atlético Nacional e o Santos enfrenta o Strongest, fora de casa. Peixão é o líder do grupo com tranquilidade.

* PELA Copa do Brasil o Grêmio Porto alegrense enfrenta o Fluminense em Porto Alegre, pelas oitavas de final do torneio. Nesta partida, tricolor gaúcho é favorito. Flu vem de vitória sobre o Santos pelo Campeonato Brasileiro e, por estar com moral alto pode complicar o time de Renato Gaúcho. Ainda assim apostaria em vitória gremista.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos