Sérgio Carvalho: Será que Felipão era mesmo o grande culpado ?

Bastou um jogo para eu me surpreender com a mudança no Verdão

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo, SP, 24 (AFI) - Quando a diretoria do Palmeiras demitiu Luiz Felipe Scolari na semana passada, eu considerei um ato precipitado. Achava que, apesar de não atravessar um bom momento, Felipão devia cumprir seu contrato até o fim. Além disso, considerei a contratação de Gilson Kleina precipitada e imaginei que ele não conseguiria tirar o Verdão do buraco.

Mas a boa exibição do Palmeiras diante do Figueirense e a consequente conquista dos tres pontos, me fizeram rever meus conceitos. Fiquei muito impressionado com a mudança sofrida pelo Palmeiras em menos de uma semana.

Os jogadores voltaram a jogar com disposição e mostraram um futebol até então pouco utilizado. Taticamente, o Palmeiras esteve perfeito, numa demonstração de que Kleina percebeu logo quais as principais falhas da equipe e soube como resolvê-las.

Diante disso, ficou evidente que a troca de treinadores, foi extremamente benéfica para o Verdão. O time cresceu em todos os sentidos e nos deu a impressão até de que ainda pode evitar o rebaixamento.

O que nos leva a conclusão final de que, o grande problema do Palmeiras não era o elenco, que ainda me parece limitado, mas a forma como Felipão o dirigia. A diretoria, portanto, acertou em cheio ao substitui-lo por Kleina.


Ou estou errado???

C * U * R * T * A * S

* MARCOS Assunção foi o líder do time e o responsavel pela vitória sobre o Figueirense. Seja na sua postura tática, seja nas cobranças de faltas. Uma exibição perfeita do volante palmeirense.

* A DEFESA do Palmeiras voltou a ser o ponto frágil da equipe. Ainda bem que Kleina escalou alguns jogadores para ajudar seus zagueiros. Não fosse isso e o adversário teria feito mais gols.

* APESAR de ter melhorado muito, o Palmeiras ainda não tem certeza de que vai escapar do rebaixamento. A luta para evitar a degola vai se prolongar até o final do turno. Sem descanso.


* C
ORINTHIANS arrancou um empate no Rio. Bom resultado, já que o Botafogo quando joga em casa é sempre um adversário muito perigoso. Árbitro foi incompetente e ajudou o Timão.

* SEEDORF foi o melhor jogador em campo. Confesso que eu não esperava tanto de um jogador que já parecia em inicio de aposentadoria. Seedorf tem jogado muito no Botafogo.

* FUTEBOL exibido pelo time de Tite não agradou. Houve aplicação, mas falhas táticas e pouca técnica. Isso preocupa, pois o Chelsea cresce e o mundial inter clubes está cada vez mais perto.

* SANTOS perdeu para a Portuguesa. A verdade é que, sem Neymar, o Peixão não joga nada. A Neymar dependência é uma realidade. Elenco é limitado e precisa urgente de alguns reforços.,

* ESSA queda de rendimento é resultado da péssima administração de Luiz Alvaro, atual presidente do Santos. Ele contratou mal e ainda perdeu alguns jogadores chave do elenco.

* ENTRE os atletas que sairam, cito apenas dois para exemplificar como LAOR falhou. Ele jamais poderia ter deixado Elano ir embora. E deveria ter investido forte para evitar a saida de Ganso.

* PIOR é que a cada ano que passa, mais cai o preço estipulado por Neymar. Vai chegar um momento em que o jogador poderá deixar o clube sem que o Santos ganhe pela sua cessão.

* E SE isso ocorrer, o que Luiz Alvaro fará para manter o Santos com um time à altura de seu prestigio? Só os 24 milhões pagos pelo São Paulo não vão resolver os problemas do clube.

* SÃO PAULO fez uma grande festa para apresentar Ganso à sua torcida. Mais de quarenta mil pessoas foram ao Morumbi aplaudir o novo contratado. Ganso agora é o “maestro” Tricolor.

* FOI dificil vencer o Cruzeiro, que jogou todo fechado, mas a vitória acabou saindo. Agora, o São Paulo só tem dois pontos a separa-lo do Vasco, quarto colocado no Brasileirão 2012.

* COMO tem mais time do que o clube carioca, em algumas rodadas, acredito que o São Paulo vá supera-lo. Numa dessas, a vaga na Copa Libertadores do ano que vem estará bem próxima.

* FLUMINENSE continua lider do Campeonato Brasileiro. No momento, nos parece o clube com maior potencial para ganhar o título nacional. Vitória sobre o Náutico teve ajuda do árbitro.

* QUATRO primeiros colocados do Brasileirão são, pela ordem, Fluminense, Atlético Mineiro, Gremio e Vasco. Acho que o Galo está em queda vertical. Vasco também tem oscilado muito.

* ISSO abre brecha para que São Paulo, Botafogo e Internacional briguem por uma vaga no G4. Como ainda faltam doze rodadas para o final do turno, um ou até dois deles podem chegar lá.

* NA PARTE de baixo da tabela de classificação estão Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense. Esses dois últimos tem tudo para cair. Os outros dois ainda podem se salvar.

* NESTE meio de semana voltam a jogar os clubes que disputam a Sul-Americana. O São Paulo, por exemplo, encara a LDU, fora de casa. Em tese, chance do Tricolor vencer o jogo é grande.

* ESSE jogo será válido pelas oitavas de final da Sul-americana. Serão dois jogos. Um em cada campo. Quem vencer vai para as quartas de final. Depois vem as semifinais e as finais.

* OU SEJA: para ser campeão, o São Paulo ainda teria pela frente mais oito jogos. Me parece o caminho mais rápido para chegar a Libertadores do ano que vem. Vale à pena investir nele.

* LUIZ Fabiano fica mais duas semanas parado. Outra vez, por contusão. Como eu disse, ele me parece um jogador “bichado”. Quando mais o clube precisa dele, mais ele fracassa. Ou não???


* CAMPEONATO Brasileiro da série B terá jogos neste inicio de semana. Nesta terça jogam ABC e ASA, Joinville x Boa Esporte e América MG x Barueri. O restante da rodada só sexta e sabado.

* NO G4 da série B estão Vitória, Criciuma, Goias e São Caetano. Nos quatro últimos lugares estão Guará, Bragantino, Ipatinga e Barueri. Este último dificilmente escapará da degola.

* ACHO que a Globo e a Sportv exageram quando divulgam a imagem de que a decisão do mundial inter clubes será entre Corinthians e Chelsea. E se eles perderem o jogo anterior?

* DIGO isso porque o Internacional, de Porto Alegre, também foi lá alguns anos atrás certo de que decidiria o título da competição. Só que perdeu de um clube africano e foi desclassificado.

* ISSO também pode ocorrer com Chelsea ou Corinthians ou até com os dois. Melhor é pensar jogo a jogo. Se ambos chegarem a final, tudo bem. Mas esquecer das semifinais é perigoso.

* SE O palmeirense for inteligente não reelege Arnaldo Tirone, mesmo que o Palmeiras não seja rebaixado. Tirone é muito ruim. É péssimo dirigente. Se continuar ele afunda o clube.

* ATLETICO Mineiro foi profundamente prejudicado pelo árbitro do jogo contra o Gremio. Houve penalti claro à favor do Galo que o juiz não deu. Será que existe algum esquema?

* POR falar em arbitragem as coisas vão de mal a pior neste setor. José Maria Marin trocou o diretor da Comissão, mas nada mudou. Os erros se sucedem a cada rodada. Uma vergonha!


* CONFESSO que esperava mais da Ponte diante do Vasco. Futebol exibido pela Macaca não me agradou. Será que a saida de Kleina vai prejudicar tanto a Ponte como parece. Aguardemos!

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos