Sul-Americana: Competição começa nesta terça-feira; Brasileiros jogam na quarta

Defensor Sporting-URU e Olímpia-PAR fazem o primeiro confronto do torneio às 19 horas, em Montevidéo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 02 (AFI) - A Copa Libertadores ainda não se encerrou, mas a Sul-Americana já começa com tudo nesta semana. Defensor Sporting-URU e Olímpia-PAR fazem o primeiro confronto do torneio nesta terça-feira, às 19 horas, em Montevidéo, pela primeira fase.

O time uruguaio chega a competição por ter terminado na quinta colocação do Campeonato nacional 2009-2010. Por outro lado, o Olímpia foi o quarto colocado no Paraguaio 2009. Os dois times voltam a se enfrentar no dia 31 de agosto, em Assunção.

A semana ainda contará com outras quatro partidas. Duas pela primeira fase e outras duas pela segunda, quando os times brasileiros entram em campo. Na quarta-feira, o Grêmio Prudente recebe o Atlético-MG, enquanto o Goiás joga contra o Grêmio, em Goiânia.

A grande novidade na edição de 2010 é que, além de um "prêmio gordo", a competição dará ao campeão uma vaga na Libertadores. A intenção da Conmebol é valorizar o torneio, que desde sua criação costuma ser deixado de lado pelo clube, sobretudo os brasileiros.

Histórico

Esta será a nomna edição da Copa Sul-Americana, que começou a ser disputado em 2002, em substituição às extintas Copa Conmebol e Mercosul. Os argentinos dominam o torneio com quatro títulos: Boca Juniors (duas vezes), San Lorenzo e Arsenal.

O Brasil, que não costuma dar tanta importância à competição, levantou a taça somente em 2008, com o Internacional. Os outros campeões são Cienciano (Peru), Pachuca (México) e LDU (Equador), que no ano passado bateu o Fluminense.

Confira os jogos da semana pela Sul-Americana:

Primeira fase
Terça-feira
19h

Defensor Sporting-URU x Olimpia-PAR

Quarta-feira
21h15

Deportivo Quito-EQU x Universidad San Martin-PER

23h30
Atlético Huila-COL x Trujillanos-VEN

Segunda fase
Quarta-feira
19h

Grêmio Prudente x Atlético-MG

Quinta-feira
19h30

Goiás x Grêmio