Paulista A2: Preparador físico do São Bernardo exalta importância dos treinos em casa

Bruno Araújo preparou cartilha de treinamentos para que os atletas do Bernô mantenham forma física mesmo com paralisação

por Agência Futebol Interior

São Bernardo do Campo, SP, 24 - As atividades no São Bernardo, líder do Campeonato Paulista Série A2, permanecem paralisadas. Todos os atletas receberam uma planilha de treinamento do clube para poder cumprir em casa.

Bruno Araújo, preparador físico da equipe, vem orientando os atletas por meio de aplicativos com o objetivo de buscar manter o mínimo do condicionamento físico do elenco.

"É um período complicado. Temos que pensar na saúde de todos. Tanto atletas quanto comissão técnica, familiares e tudo o que envolve o nosso universo. Precisamos cumprir as normas para prevenir a proliferação desse vírus, que vem assombrando o Brasil e o mundo. Estamos reforçando isso com os atletas diariamente", declarou Araújo.

ADAPTAÇÃO

O elenco do Bernô já está há uma semana treinando em casa e ainda não tem previsão de quando as atividades voltarão ao normal.

Bruno Araújo passou planilha de treinamentos aos atletas do São Bernardo (Foto: Gabriel Goto)
Bruno Araújo passou planilha de treinamentos aos atletas do São Bernardo (Foto: Gabriel Goto)

"Estamos monitorando toda essa situação (paralisação do campeonato) e já passamos uma planilha para os nossos atletas poderem treinar em casa. Inclusive o nosso departamento médico também já nos passou todas as orientações. Não tem outro jeito. Temos que nos adaptar a esse cenário", afirmou o preparador físico.

Os atletas estão cumprindo todos os protocolos de treinamentos em casa, mas Bruno sabe que a perda de condicionamento físico será inevitável. Segundo o profissional, não há como determinar como será a preparação da equipe, já que o mais importante agora é a luta contra o coronavírus.

"De sete a dez dias o atleta de alto rendimento já tem uma perda considerável de seu condicionamento físico. E para ter essa recuperação vai depender do tempo que ficaremos sem competição e sem poder treinar de forma mais adequada. Fica difícil estipular um tempo que iremos precisar para poder recuperar o condicionamento dos nossos atletas. Temos que aguardar as definições e torcer para que tudo isso acabe o quanto antes, pensando principalmente na população em geral", avaliou Bruno Araújo.

ORIENTAÇÕES

O preparador físico alertou que, acima de tudo, o mais importante agora é que todos sigam as orientações dos órgãos competentes.

"Pedimos para que todos tenham paciência, permaneçam em casa. Evitem locais com aglomeração, deem preferência para treinar em casa e sigam as orientações de higiene que todos já sabem. Trabalhamos com o futebol profissional, mas acima de tudo temos que pensar na saúde das pessoas. É importante seguir o que os órgãos competentes estão passando para evitar o pior", finalizou.