O regulamento da Série A2 do Campeonato Paulista de 2016 foi alterado em relação às edições anteriores. Para a próxima temporada, foi decidido pela maioria dos votos a favor da volta do mata-mata. A fase inicial terá 19 rodadas em pontos corridos, sendo que os oito primeiros se classificam às quartas de final, que será disputada em partida de ida e volta. O mesmo vale para as semifinais. Apenas a final será disputada em uma única partida.

CAEM SEIS

Outra novidade será o rebaixamento de seis times para a Série A3 de 2017. Mesma decisão tomada para o Paulistão. Assim, se caem seis, a partir da próxima temporada sobem apenas dois, o que torna o campeonato ainda mais disputado. Essa mudança já vinha sendo comentada nos bastidores e faz parte de uma reorganização da FPF.

28 INSCRITOS

Os clubes poderão inscrever 28 jogadores, sendo 25 de linha e três goleiros até o dia 4 de março. Em 2016 os atletas lesionados e com laudo médico poderão ser substituídos por outros para o restante do campeonato.

FIM DA DANÇA DAS CADEIRAS

Outra novidade é que, assim como no Paulistão, na próxima temporada os treinadores dos times não poderão assumir outro rival da mesma divisão. A mudança faz com que os clubes pensem bem antes de iniciar a competição, para depois não cair na rotina de demitir seus treinadores. O que é normal e uma filosofia atrasada dos clubes brasileiros.