Paulista A3: Após duas vitórias em jogos-treinos, EC São Bernardo libera elenco

O elenco profissional e o que irá disputar a Copa SP também foram liberados para as festas de final de ano

por Agência Futebol Interior

São Bernardo do Campo, SP, 23 (AFI) - O EC São Bernardo liberou os jogadores do sub-20 e do profissional para curtirem as festas de fim de ano com familiares. Entretanto, as comissões técnicas traçaram planos para cuidar das condições físicas dos atletas. Isto porque a recomendação é para os jogadores não voltarem acima do peso, já que o Sub-20 estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 3 de janeiro, enquanto o profissional está em fase de transição na preparação para a Série A-3 do Campeonato Paulista.

Com isso, o preparador físico do time que disputará o Estadual, Fernando Rossini, fez questão de ressaltar a importância do tempo de descanso. "Evitar frituras, refrigerantes e gorduras. Não exagerar. Cada um vai estar na sua casa, eles vão comer, isso não tem como evitar. Mas o excesso que não pode acontecer. Tem que se hidratar como sempre e aproveitar para descansar, porque eles vêm de uma sequência muito grande. Eles vão voltar melhor do que saíram, porque dá para descansar. Mas se passarem dos limites, vão demorar mais uma semana para recuperar", disse Rossini.

Após duas vitórias em jogos-treinos, EC São Bernardo libera elenco (Foto: João Victor Romoli/EC São Bernardo)
Após duas vitórias em jogos-treinos, EC São Bernardo libera elenco (Foto: João Victor Romoli/EC São Bernardo)
Já Fábio Moraes, preparador físico do Sub-20, aproveitou para salientar o pouco tempo que os jogadores terão para se recuperar. "A dica é manter a programação que foi passada. Evitar álcool e gordura. Mas a maior preocupação, principalmente para eles que estarão na Copinha, é não voltar acima do peso. Vamos estrear dia 3 (contra o CSA-AL) e estamos fazendo trabalho de força. Se chegar com déficit de força a gente pode arriscar uma perda de classificação", explicou.

"PAUSA NAS FÉRIAS"
Em meio às festas de fim de ano, a base do Cachorrão ainda tem um último amistoso antes da estreia na Copinha: vai enfrentar a Portuguesa, dia 29, no CT do adversário. Já o profissional deve confirmar novo jogo treino nos próximos dias. Os atletas do EC São Bernardo foram liberados neste último sábado e retornam aos treinamentos na próxima quarta-feira.

JOGO-TREINO
O time profissional do EC São Bernardo venceu, neste sábado, o segundo jogo da pré-temporada. A equipe, que teve o amistoso diante do Nacional desmarcado de última hora pelo adversário, voltou a enfrentar a própria equipe sub-20 e ganhar, agora por 1 a 0 – havia vencido por 3 a 1, na última quarta-feira em Nova Odessa.

Dividida em três tempos de 30 minutos, a partida deixou clara a evolução das equipes, que mostraram conhecimento, principalmente, por já terem se enfrentado. Na primeira etapa, com os titulares, o 0 a 0 se manteve no placar. Já no segundo tempo, com algumas mudanças promovidas pelos técnicos Sandro Sargentim, do profissional, e Galego, do Sub-20, a equipe que disputará a A-3 saiu na frente. Marcus Vinícius aproveitou cruzamento e, de cabeça, fez o gol da vitória - no terceiro tempo, os times mostraram igualdade dentro de campo e pouco se atacaram.

Após mais uma vitória, Sargentim fez questão de elogiar o Sub-20 pela ajuda e destacar as dificuldades do campo sintético. "Quero agradecer ao sub-20 por nos ajudar, já que o Nacional desmarcou em cima da hora. Foi mais um jogo em campo aberto para ver a evolução da equipe. Está dando mais conjunto e os jogadores estão se entrosando. É claro que sentimos dificuldades pelo campo ser sintético (em São João Climaco, na Capital), mas conseguimos dar sequência ao trabalho. Acho que nossa volta para São Paulo vai ajudar bastante no desenvolvimento técnico", disse o treinador.

Do outro lado, Galego se disse muito satisfeito pela evolução da equipe, que está em fase final de preparação à Copa São Paulo de Futebol Júnior. "A evolução foi nítida do jogo lá em Nova Odessa. Primeiro, porque a gente treina no Baetão, que também é sintético. É evidente q a grama natural é diferente. Aqui a bola é mais viva. Estou muito feliz com a partida de hoje, faltou ficar mais com a bola, talvez uma agressividade a mais, mas são coisas que vamos ajustar. Enfim, vou para casa satisfeito, porque a evolução foi nítida", comemorou o comandante.

A partida contra o São Bernardo FC, que iria acontecer dia 30 deste mês, também foi desmarcada pelo rival. O Cachorrão deve anunciar nos próximos dias um novo adversário.